EFEMÉRIDES: 19 DE JUNHO – DIA DO ARDINA

MUSEU DO VINHO E DA VINHA PREMIADO
18 Junho, 2019
OPINIÃO/CRUZEIRO: FALTA DE TEMA
19 Junho, 2019

EFEMÉRIDES: 19 DE JUNHO – DIA DO ARDINA

EFEMÉRIDES

19 de junho

Dia do Ardina

1584 – Morreu o arquiteto, pintor e escritor Francisco da holanda, antigo bolseiro em Roma, discípulo de Miguel Ângelo, autor da “Fábrica Que Falece à Cidade de Lisboa”, a primeira proposta de ordenamento da capital portuguesa.

1871 – Realizou-se a última das Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, organizadas por Antero de Quental, com Teófilo Braga, Eça de Queirós e Oliveira Martins, entre outros.

1911 – Realizou-se a Sessão inaugural da Assembleia Nacional Constituinte que sancionou a República Portuguesa, aboliu a Monarquia, estabeleceu ainda as cores e o desenho da Bandeira Nacional e adoptou “A Portuguesa” como Hino Nacional.

1945 – A Assembleia Geral das Nações Unidas recusou a entrada de Espanha na organização, face à natureza do seu regime ditatorial.

1950 – A PIDE prendeu o cientista e dirigente do Movimento Nacional Democrático, Ruy Luis Gomes.

1961 – Guerrilheiros da UFA atacaram a vila de Ambriz, em Angola.

1962 – Foi publicado no “Diário do Governo”, o diploma que ilegalizou a prostituição.

1984 – Uma operação nacional concertada neutralizou as FP- 25 de Abril.

1985 – Começou a publicação do Diário de Aveiro.

2001 – Foi encontrado no Rio Douro, o último dos veículos desaparecidos na sequência da queda da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, que ocorrera a 4 de março.

2005 – O piloto de Fórmula 1, Tiago Monteiro, conquistou o terceiro lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, uma prova que terminou com, apenas, seis carros em pista.

2006 – A Comissão Nacional de Proteção de Dados autorizou a publicação da lista de devedores às Finanças e à Segurança Social.

2007 – Um juiz de instrução da Figueira da Foz decidiu não levar a julgamento Valentim Loureiro e o árbitro Paulo Batista, uma decisão relativa ao processo do jogo Naval 1º de Maio – Desportivo de Chaves. Foi a primeira acusação do processso “Apito Dourado” a cair em fase de instrução. – O Parlamento Europeu aprovou o novo acordo de pescas entre a União Europeia e São Tomé e Príncipe, que passou a contemplar licenças para cinco embarcações de pesca portuguesas.

– O projeto “Arquiteturas em Palco” apresentado pelo arquiteto e cenógrafo João Mendes Ribeiro na 11ª Quadrienal de Praga, obteve a medalha de ouro para melhor apresentação de conteúdos.

2008 – A União Europeia acordou levantar as sanções a Cuba, sentindo que teria de cooperar com aquele país depois de Raul Castro ter assumido a chefia do Governo cubano.

– Portugal foi eliminado do Europeu de futebol, ao perder nos quartos de final com a Alemanha por 3-2, em jogo disputado em Basileia, na Suiça.

– O tenista Frederico Gil garantiu a entrada no quadro principal do Torneio de Wimbledon.

2010 – O antigo primeiro-ministro francês Dominique de Villepin lançou em Paris o seu movimento político República Solidária, com o qual pretendia ser alternativa à maioria gaulista.

2014 – Filipe IV de Borbón foi proclamado Rei de Espanha, na sequência da renúncia de seu pai Juan Carlos I, que reinava desde a morte de Franco, em 1975.

2015 – A empresa pública Infraestruturas de Portugal nascida da fusão da REFER e da Estradas de Portugal com o intuito de poupar dinheiro aos contribuintes, começou por gastar 124 mil euros na sua festa de apresentação aos funcionários, um valor a que, somando os custos indiretos, quase atingiu 300 mil euros.

2016 – Uma aeronave de uma escola de paraquedismo, desintegrou-se durante o voo e caiu na zona de Canhestros, em Ferreira do Alentejo, causando a morte a uma pessoa e provocando ferimentos em mais sete.

2017 – Um militar português, ao serviço da missão da União Europeia no Mali, morreu na sequência de um ataque terrorista, nas imediações de Bamako.

2018 – Um estudo conduzido pela Universidade de Coimbra, mostrou que a folha de morangueiro silvestre pode ajudar a combater infeções gástricas e o cancro do estômago.

…………

Este é o centésimo septuagésimo dia do ano. Faltam 195 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O próprio viver é morrer” Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português.

Os comentários estão fechados.