EFEMÉRIDES: 18 DE MAIO: FAZ 20 ANOS QUE JOÃO GARCIA ATiNGIU O CUME DO EVAREST

“CONTRA O FIM DA LINHA AMARELA” ALARGA FRENTE DE ESCLARECIMENTO
17 Maio, 2019
LOURES: SEMANA DA EDUCAÇÃO
18 Maio, 2019

EFEMÉRIDES: 18 DE MAIO: FAZ 20 ANOS QUE JOÃO GARCIA ATiNGIU O CUME DO EVAREST

EFEMÉRIDES

18 de maio

Dia Internacional dos Museus

1605 – Filipe II de Portugal e III de Espanha reabriu o Mosteiro de S. Vicente, em Lisboa, que mandara reedificar.

1890 – Foi inaugurada a Estação Central do Rossio, em Lisboa.

1898 – Começaram os trabalhos da Conferência da Haia, a primeira reunião de representantes dos principais estados mundiais, para aprovação dos acordos sobre a guerra e a resolução pacífica de conflitos.

1920 – Nasceu em Wadowice, uma cidade do extremo sul da Polónia próxima de Cracóvia, Karol Wojtyla, que viria a ser Papa com o nome de João Paulo II.

1958 – Decorreu sob apertada vigilância da PIDE e da Policia de Choque o comício de apoio à candidatura de Humberto Delgado, realizado no Liceu Camões, em Lisboa.

1974 – Morreu o professor Amorim Ferreira, presidente da Academia das Ciências de Lisboa.

1980 – O vulcão de Santa Helena, no estado de Washington, EUA, entrou em erupção, após 123 anos de inatividade. Em resultado morreram 57 pessoas.

1998 – Maria José Ferro Tavares foi eleita reitora da Universidade Aberta e tornou-se na  primeira mulher a presidir uma universidade pública portuguesa.

1999 – O alpinista João Garcia, na altura com 31 anos, atingiu o cume do Monte Everest.

2001 – O Boavista sagrou-se campeão nacional de futebol da época 2000-01, pela única vez na história do clube, ao terminar a prova com 77 pontos. Era, assim, quebrada a ditadura dos «três grandes» e um novo campeão entrava no rol, após dois segundos lugares, presença nas Taças, Super Taças e Liga dos Campeões. Nos lugares imediatos classificaram-se Porto, com 76 pontos, Sporting com 62, Braga com 57, União de Leiria com 56 e em sexto, o Benfica com 54 pontos. Os três últimos foram o Campomaiorense, Desportivo das Aves e Estrela da Amadora e  baixaram à 2ª Divisão.

2004 – Portugal e o Vaticano assinaram a Concordata que acabou com o regime de isenção fiscal dos padres com profissões laicas e reconheceu a especificidade da Universidade Católica Portuguesa.

2005 – Foi assassínada Shaima Rezayee, aos 24 anos. Era apresentadora da televisão afegã. 2006 – Foram aprovadas novas regras de doação de órgãos, eliminando a proibição da doação em vida de órgãos regeneráveis, entre pessoas sem parentesco.

– Foi estabelecida a criação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

– Morreu Ema Paul, aos 73 anos, atriz de teatro, viúva de Henrique Canto e Castro.

2007 – A escritora Maria Gabriela Llansol venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2006, pela obra “Amigo e Amiga — Curso de Silêncio de 2004”.

– Morreu António Simões Monteiro, 64 anos, presidente da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional e diretor-geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.

2008 – O Sporting conquistou a Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Porto por 2-0 no prolongamento, com dois golos de Rodrigo Tiui.

– O ABC conquistou a nona Taça de Portugal em andebol do seu historial, ao derrotar na final o FC Porto por 32-26, em Guimarães

2013 – O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi distinguido com o Prémio Kenneth Hudson atribuído no Fórum Europeu dos Museus, que decorreu na cidade belga de Tongeren.

2014 – O Benfica conquistou a Taça de Portugal, ao vencer o Rio Ave na final, por 1-0, fazendo o “pleno” nas competições nacionais de futebol da época 2013/14, depois dos triunfos na I Liga e na Taça da Liga

2015 – As trabalhadoras do sexo querem pagar impostos e Segurança Social, como todos os trabalhadores, para terem direito à reforma e à baixa por doença. Esta foi a conclusão de um estudo levado a cabo por quatro investigadores das Universidades do Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro que apontava para a legalização da prostituição.

2016 – O Governo anunciou que não iria abrir turmas de início de ciclo em 39 colégios privados com contratos de associação, o que representava uma redução de 57% no financiamento a novas turmas.

2018 – Todos os 34 bispos do Chile, apresentaram a sua renúncia ao Papa Francisco, no seguimento do escândalo de abusos sexuais que abalou o clero do país. A decisão foi tomada depois de confrontados pelo Papa com indícios graves.

================.
Este é o centésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 227 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O tempo, conforme passa, revela-se um indicador pouco fiável; na verdade, nada mais senão uma inquietação da alma”. W G Sebald (1944-2001), escritor alemão.

                                                                                 João Garcia

Os comentários estão fechados.