EFEMÉRIDES: 17 DE MARÇO – FAZ 60 ANOS QUE MORREU O POETA ANTÓNIO BOTTO

FUTEBOL JÚNIOR: DESPERTAR ALARGA VANTAGEM
16 Março, 2019
FUTEBOL: CAMP. NACIONAL DE SÉNIORES – LOURES VENCE, SANTA IRIA EMPATA E SACAVENENSE GOLEIA
17 Março, 2019

EFEMÉRIDES: 17 DE MARÇO – FAZ 60 ANOS QUE MORREU O POETA ANTÓNIO BOTTO

EFEMÉRIDES

17 de março

1756 – Bento XIV canoniza Santa Joana, a filha de D. Afonso V.

1928 – As Polícias de Informação de Lisboa e do Porto foram fundidas e colocadas sob a mesma tutela, abrindo caminho à criação da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, primeira designação da PIDE.

1942 – Foi lançado à água o primeiro petroleiro português, o São Brás, até à altura, o maior navio construído no país. Foi construído pelo Arsenal do Alfeite para o serviço da Armada Portuguesa. Enquanto decorreu a Segunda Guerra Mundial, foi durante muito tempo o único navio a assegurar o fornecimento de combustíveis ao país. Em 1967, foi modernizado e transformado em navio de apoio logístico, tendo sido destacado para Moçambique. Essa transformação consistiu em equipar o navio com oficinas, hospital, pista para um helicóptero médio, alojamentos extra e duas lanchas de desembarque pequenas. Foi abatido ao serviço em 1976, pouco tempo depois do final da Guerra do Ultramar. O navio tinha capacidade para transportar 3 000 toneladas de fuel, 40 toneladas de gasolina para aviação, 50 toneladas de lubrificantes e 100 toneladas de água potável. Em 1970, passou a estar armado com uma peça de 76 mm, duas peças antiaéreas de 40 mm e duas peças antiaéreas de 20 mm.

1943 – A Bulgária opôs-se à deportação dos judeus pelas forças nazis e revogou o decreto que impunha o uso da estrela de David.

1959 – Morreu o poeta António Botto. Poeta e humorista, dramaturgo e contista, foi o autor de “Canções”, um dos originais mais polémicos do seu tempo, que compreende um conjunto de poemas líricos que expressam o drama do sentir homoerótico, de modo subtil mas explicito e foi im marco na lírica portuguesa, pela novidade e ousadia, mas também pelo escândalo e ultraje que causou nos meios reacionários da época. António Botto, escreveu ainda “Baionetas da Morte”. Amigo de Fernando Pessoa, que foi seu editor, amigo e tradutor, foi ostracizado em Portugal e radicou-se no Brasil em 1947.

1975 – Tomou posse o Conselho da Revolução, em Lisboa. Funcionava como conselho do Presidente da República, como o actual Conselho de Estado e como garante do regular funcionamento das instituições democráticas e do cumprimento da constituição, no que se constituía como um verdadeiro tribunal constitucional. Tinha ainda a capacidade de legislar em matéria militar, aprovando leis e decretos-lei, e de aprovar tratados e acordos internacionais. No âmbito das suas competências como conselho do Presidente da República, o Conselho da Revolução, para além de o aconselhar, tinha o poder de o autorizar a declarar a guerra e a fazer a paz, autorizar a declaração do estado de sítio e do estado de emergência, autorizar a sua ausência do território nacional, declarar a sua impossibilidade física permanente e verificar os seus impedimentos temporários.

1978 – Deflagrou um incêndio na Faculdade de Ciências de Lisboa, no edifício da antiga Escola Politécnica.

1993 – Morreu o professor António José Saraiva, antigo investigador no Centre National de la Recherche Cientifique de Paris, professor da Universidade de Amesterdão e da Universidade Nova de Lisboa. Foi o autor de “A Cultura em Portugal”.

2004 – A multinacional canadiana Bombardier anunciou o encerramento da fábrica na Amadora.

2006 – O Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães pronunciou Fátima Felgueiras pela prática dos 23 crimes de que estava acusada. A autarca foi proibida de sair do país e intimada a entregar o passaporte brasileiro.

2007 – A curta-metragem de animação “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa, conquistou o Grande Prémio do Júri do South by Southwest Film Festival, em Austin, no Texas.

2013 – A PSP admitiu que foram feitos dois disparos de intimidação na direcção do jovem que seguia num motociclo sem capacete e que se despistou, acabando por morrer, perto do Bairro da Bela Vista, em Setúbal

2014 – A presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social, Fernanda Rodrigues, alertou para o aumento das agressões físicas e psicológicas pelos utentes aos assistentes sociais por causa da crise

2015 – O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, decidiu determinar o arquivamento da petição que pedia a demissão do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. A petição reuniu 19.100 assinaturas.

2016 – A Polícia Judiciária realizou buscas no Turismo de Portugal, procurando documentos sobre contratos e adjudicações, por suspeitas de corrupção.

2017 – A vice-presidente e deputada do PSD, Teresa Leal Coelho foi escolha de Passos Coelho para a candidatura à Câmara de Lisboa, nas eleições autárquicas. Foi uma escolha que levantou muitas críticas no seio do partido e o PSD acabou mesmo por ficar atras do CDS nessas eleições.

2018 – O Pinhal de Leiria foi alvo de uma operação de replantação com 90 mil árvores. Foram plantadas 40 mil árvores.

==================.

Este é o septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 289 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A pessoa exige a plenitude dos direitos e aqueles que lha negam não podem arvorar-se em seus defensores”. António José Saraiva (1917-93), professor e investigador português.

                                                                         O poeta António Botto

Os comentários estão fechados.