EFEMÉRIDES: 17 DE JULHO – DIA MUNDIAL CONTRA A SECA E DESERTIFICAÇÃO

OPINIÃO/CRUZEIRO: AUSÊNCIA FORÇADA (VAMOS LÁ FAZER AMIGOS)
16 Julho, 2019
DIOGO SOUSINHA (LOUSA) VENCEU G.P. CICLISMO DAS FESTAS DE LOURES
17 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 17 DE JULHO – DIA MUNDIAL CONTRA A SECA E DESERTIFICAÇÃO

EFEMÉRIDES

17 de julho

Dia Mundial Contra a Seca e a Desertificação

Feriado Municipal em Penacova, onde se assinala a data de nascimento de António José de Almeida.

1834 – Lisboa estabeleceu o regulamento dos serviços de incêndio e cria a primeira Companhia de Bombeiros do concelho.

1866 – Nasceu em Penacova, António José de Almeida. Foi o sexto presidente da República Portuguesa e o primeiro a cumprir integralmente os quatro anos de mandato.

1859 – Morreu D. Estefânia, mulher de D. Pedro V.

1877 – Foi inaugurado o Hospital de D. Estefânia, em Lisboa. Nos dias de hoje é a unidade de referência em pediatria para a zona sul do país e ilhas, detendo, inclusivamente, acreditação internacional.

1888 – Foi concluida a linha de caminho de ferro do Oeste com a abertura do troço Leiria-Figueira da Foz.

1912 – Foi criada a IAAF — Federação Internacional de Atletismo.

1919 – Nasceu o ensaísta e poeta José João Cochofel, do núcleo neorrealista de Coimbra.

1947 – Data da estreia profissional do ator Ruy de Carvalho, na companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, na peça “Rapazes de Hoje”, de Roger-Ferdinand.

1959 — Morreu a cantora norte-americana Billie Holiday, aos 44 anos.

1973 – Marcello Caetano, presidente do Governo português, decidiu “travar” o processo de liberalização que afirmava ter encetado em 1968-69.

1976 – Começaram os Jogos Olímpicos de Montreal, onde Carlos Lopes viria a obter a medalha de prata nos 10.000 metros.

1978 – Um túnel de 50 metros, com luz e ventilação, serviu para a fuga de 124 reclusos de Vale de Judeus, em Alcoentre, considerada uma das prisões mais seguras da Europa.

1979 – Realizou-se a sessão inaugural do primeiro Parlamento Europeu eleito por sufrágio universal. Pela primeira vez, uma mulher, a francesa Simone Weil, assumiu a presidência da instituição.

1995 – Morreu o automobilista Juan Manuel Fangio, aos 84 anos. Foi cinco vezes campeão do Mundo de Fórmula Um.

1996 – Foi criada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que reúne Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.

– Um Boeing 747, da companhia norte-americana TWA, com destino a Paris, despenhou-se ao largo de Long Island, EUA. Na sequência deste acidente morreram 230 pessoas.

2000 – Começou, em Maputo, a III Cimeira da CPLP. A presidência da organização foi assumida pelo Brasil.

2001 – Foi atribuído o Grande Prémio de Crónica da APE a Mário Cláudio, pelo livro “A Cidade no Bolso”.

2002 – Patrício Silva e Pedro Gomes, professores da Faculdade de Medicina do Porto e investigadores do Instituto de Farmacologia e Terapêutica, receberam o Prémio Gulbenkian de Ciência.

2007 – Carlos Varandas, professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do consórcio europeu para o projeto ITER, a maior experiência mundial de fusão nuclear.

– Um avião Airbus da companhia brasileira Tam, com 187 pessoas a bordo, explodiu ao aterrar no aeroporto de Congonhas, São Paulo, depois de se despistar e chocar com um edifício da empresa, provocando 198 mortos. Uma das vítimas era portuguesa.

2010 — A seleção nacional sénior masculina de voleibol venceu pela primeira vez a Liga Europeia, derrotando a Espanha, por 3-1, na final disputada em Guadalajara, nos arredores de Madrid.

2011 – A seleção portuguesa de Râguebi de Sevens conquistou, pela oitava vez, o título de Campeã da Europa.

2015 – A maioria formada pelo PSD e CDS aprovou na especialidade a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico e social antes da realização de uma interrupção voluntária da gravidez

2016 – As operadoras de telecomunicações passaram a estar obrigadas a disponibilizar contratos sem qualquer tipo de fidelização, embora mais onerosos que os primeiros.

2018 – O Parlamento chumbou na especialidade, com os votos do PS, PCP e BE,, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

==============.

Este é o centésimo nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 167 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A fé na razão está sujeita a parecer racionalmente tão insustentável como qualquer outra fé”. Miguel de Unamuno (1864-1936), escritor e filósofo espanhol

Os comentários estão fechados.