EFEMÉRIDES: 17 DE AGOSTO – HÁ ONZE ANOS, UM TIROTEIO NA QUINTA DO MOCHO FEZ UM MORTO E CINCO FERIDOS

EFEMÉRIDES: 16 DE AGOSTO – DATA DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO NOBRE
16 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 18 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
18 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 17 DE AGOSTO – HÁ ONZE ANOS, UM TIROTEIO NA QUINTA DO MOCHO FEZ UM MORTO E CINCO FERIDOS

EFEMÉRIDES

17 de agosto

Feriado Municipal em Coruche, onde decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Castelo.

1710 – Morreu o escritor e padre Manuel Bernardes. Foi o nome maior da literatura barroca  portuguesa, autor de “Luz e Calor” e “Os Últimos Dias do Homem”.

1815 – Napoleão Bonaparte chegou ao seu lugar de desterro: a ilha de Santa Helena.

1870 – Foi nomeada a primeira juíza dos Estados Unidos, Esther Morris.

1906 – Nasceu Marcelo Caetano. Jurista, professor universitário e delfim do Estado Novo, foi o último presidente do Governo da ditadura.

1939 – Portugal assinou com o Reino Unido, o acordo luso-britânico de cooperação militar. Com este acordo o governo inglês aceitou apoiar o rearmamento nacional contra a concessão de facilidades na utilização dos Açores.

1944 – Morreu o poeta Eugénio de Castro. Foi o introdutor do simbolismo e autor de “Cristalizações da Morte” e “Canções de Abril”.

1960 – Os Beatles atuaram pela primeira vez em Hamburgo. Foi no Indra Club.

1987 – Morreu o poeta brasileiro Carlos Drumond de Andrade. Foi o autor de “Morte e Vida Severina”, “Psicologia da Composição” e “Uma Faca Só Lâmina”.

2001 – O consórcio RTP/SIC/SGC venceu o concurso para a exploração da Televisão Digital Terrestre.

2002 – Abriu o lanço Guarda/Belmonte da autoestrada da Beira Interior, a A 23.

2004 – O Congresso Mundial de Pediatria confirmou a existência de problemas de obesidade em 35% da população infantil.

2005 – Morreu Fernando Lima, aos 77 anos. Foi bailarino, coreógrafo e antigo diretor da Companhia Verde Gaio.

2006 – Foi aprovado o novo regime de apoio às artes e a regulamentação da Lei do Cinema e do Audiovisual.

– A lista de devedores à Segurança Social foi, pela primeira vez, divulgada na Internet.

– A pintora Paula Rego e a Câmara Municipal de Cascais assinaram o contrato de doação e empréstimo de 121 obras, para o museu dedicado à artista, que fora concebido pelo arquiteto Souto Moura.

2007 – Uma centena de ecologistas do Movimento Ecologista “Verde Eufémia” destruíram cerca de um hectare de milho transgénico na Herdade da Lameira, em Silves.

2008 – Um jovem de 20 anos morreu e outros cinco, com idades entre os 16 e os 21 anos, ficaram feridos num tiroteio na Quinta do Mocho, na Apelação. Segundo a mãe do jovem que  morreu, o filho foi morto dentro de casa, por um grupo que trancou a família no interior, durante um assalto.

2010 – Mário Machado, dirigente da Frente Nacional, um movimento conotado com a extrema direita, foi condenado a sete anos e dois meses de prisão efetiva, por crimes de coação, roubo, sequestro e posse ilegal de arma.

2013 – Alejandro Marque venceu a Volta a Portugal em Bicicleta, depois de ser o mais rápido no contra-relógio final. Deixou Gustavo Veloso  a escassos 4 segundos.

2014 – Morreu o general Pires Veloso. Foi um dos protogonistas do golpe de 25 de novembro e ficou conhecido como o “vice-Rei do Norte”.

2015 – Um milhão de brasileiros pediram nas ruas de 190 cidades a demissão de Dilma Rouseff.

2016 – Uma juíza brasileira decretou a prisão preventiva de Patrick Hichey, o presidente do Comité Olímpico irlandês e membro do Comité Olímpico Internacional, por suspeita de venda ilegal de bilhetes para os jogos Rio2016.

2018 – O Vaticano reagiu com “vergonha e dor” à investigação dos abusos sexuais praticados por mais de 300 padres na Pensilvânia, e assegurou que o papa está do lado das vítimas.

…………………………

Este é o vigésimo nono dia do ano. Faltam 136 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Não podes ver o que és. O que vês é a tua sombra”. Rabindranath Tagore (1861-1941) escritor indiano, prémio Nobel da Literatura.

Os comentários estão fechados.