EFEMÉRIDES: 16 DE MAIO – EM 1832 FOI CRIADO O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

“AGUADEIROS DE ODIVELAS” NA FESTA DO ASSOCIATIVISMO
15 Maio, 2018
“SAÚDE, PRIMEIRO”: HIPERTENSÃO – OS FATORES DE RISCO
16 Maio, 2018

EFEMÉRIDES: 16 DE MAIO – EM 1832 FOI CRIADO O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

EFEMÉRIDES

16 de maio

Dia Internacional das Histórias de Vida e Dia Internacional e Nacional do Celíaco.

Feriado Municipal em Fafe.

A Doença Celíaca é auto-imune e ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten. A ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reacção imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes. A eliminação do glúten da alimentação permite que o intestino regenere por completo da lesão e o organismo recupere. Contudo, se houver reintrodução do glúten, as inflamações regressam e os sintomas reaparecem. Esta doença pode aparecer em qualquer idade desde que o glúten já tenha sido introduzido na alimentação.

1811 – Ocorreu a Batalha de Albufeira entre o exército anglo-português e as forças francesas do general Soult.

1832 – Foi criado o Supremo Tribunal de Justiça.

1834 – Data da Batalha de Asseiceira garante a vitória às forças liberais de D. Pedro IV.

1864 – Foi fundado o Banco Nacional Ultramarino, nos dias de hoje incluído na Caixa Geral de Depósitos.

1952 – Os trabalhadores rurais de Pias e Vale Vargo entraram em greve por melhores salários.

1958 – A manifestação de apoio a Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática às Presidenciais, em Lisboa, foi detida, com violência, pelas forças policiais.

1974 – Tomou posse o primeiro Governo provisório português, depois da revolução de 25 de abril.

1985 – Um estudo médico identificou no duplo emprego uma das principais causas da mortalidade masculina em Portugal.

1990 – Morreu Jim Henson, aos 53 anos. Norte-americano foi o criador de Os Marretas e de A Rua Sésamo.

2003 – No Festival de Cannes, estreou-se o filme “Vai e Vem”, de João César Monteiro.

2004 — A curta-metragem portuguesa “A Rapariga no Espelho”, de Pedro Fortes, venceu o prémio Onofre do Festival de Cinema Ibérico de Badajoz.

2005 – Portugal assinou a convenção sobre a prevenção do terrorismo, do Conselho da Europa.

2006 — A tenente Gisela Antunes, tornou-se na primeira mulher a comandar um navio da Armada Portuguesa, assumindo a liderança do navio Sagitário.

– O Prémio da Latinidade da União Latina foi atribuído à professora e investigadora portuguesa Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática do departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra.

2007 – O cronista do semanário Expresso José Manuel dos Santos recebeu o Prémio de Crónica Jornalística João Carreira Bom 2006.

2010 – Morreu, aos 67 anos, Ronnie James Dio, músico de heavy metal que substituiu Ozzy Osbourne à frente dos Black Sabbath.

2013 – O poeta Nuno Júdice foi galardoado com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, que reconheceu o conjunto de uma obra de um autor vivo, cujo valor literário constitui uma contribuição relevante ao património cultural da Ibero-américa.

2015 – O ex-presidente do Egito Mohamed Morsi e cerca de uma centena de dirigentes da Irmandade Muçulmana foram condenados à morte, devido às fugas da prisão durante a revolta de 2011.

2016 – O Marquês de Pombal, em Lisboa, vestiu-se de vermelho para festejar não apenas “mais um título” do Benfica – mas o 35.º, um tri, 35 anos depois e o primeiro depois de Jorge Jesus.

2017 – O Presidente da Câmara do Porto afirmou que não está interessado em receber a Eurovisão em 2018, não só pelos custos associados mas também porque não considera ser algo “muito importante” para a cidade.

================.

Este é o centésimo trigésimo sexto dia do ano. Faltam 229 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: Pensamento do dia: “Uma porta é uma faca. Ela divide o mundo em duas partes”. Nelly Sachs (1891-1970), poeta alemã, Prémio Nobel da Literatura.

Os comentários estão fechados.