EFEMÉRIDES: 16 DE AGOSTO – DATA DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO NOBRE

EFEMÉRIDES: 15 DE AGOSTO – O FESTIVAL DE WOODSTOCK FOI HÁ 50 ANOS
15 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 17 DE AGOSTO – HÁ ONZE ANOS, UM TIROTEIO NA QUINTA DO MOCHO FEZ UM MORTO E CINCO FERIDOS
17 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 16 DE AGOSTO – DATA DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO NOBRE

EFEMÉRIDES

16 de agosto

Feriado Municipal no Peso da Régua e Ribeira de Pena, onde decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Socorro, São Roque do Pico e Vila Viçosa, onde se homenageia São Roque.

1863 – Foi assinada a Emancipação dos escravos, pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, mas nos Estados do Sul, os escravos só conheceram a liberdade após a Guerra Civil, com a aprovação da 13ª Emenda.

1867 — Nasceu o poeta António Nobre. A sua obra insere-se nas correntes ultra-romântica, simbolista, decadentista e saudosista, interessada na ressurgência dos valores pátrios da geração finissecular do século XIX português. A sua principal obra, é marcada pela lamentação e nostalgia, imbuída de subjectivismo, mas simultaneamente suavizada pela presença de um fio de auto-ironia e com a rotura com a estrutura formal do género poético em que se insere, traduzida na utilização do discurso coloquial e na diversificação estrófica e rítmica dos poemas.

1896 – O Banco do Porto e o Banco Comercial de Viana declararam-se insolventes.

1900 – Morreu em Paris, o escritor, jurista e diplomata José Maria Eça de Queiroz, em Paris. Nascido na Póvoa do Varzim, foi um dos mais importantes escritores portugueses da história. Autor de romances de reconhecida importância, Os Maias e O Crime do Padre Amaro. Teve funeral de Estado, foi sepultado em Cemitério dos Prazeres de Lisboa, mas mais tarde foi transladado para o cemitério de Santa Cruz do Douro em Baião.

1956 – Foi reestruturada a Defesa, em Portugal, com a criação do Estado Maior General das Forças Armadas e o Conselho Superior Militar.

1968 – Oliveira Salazar procedeu aquela que foi a sua última remodelação do Governo, antes de partir para férias, no forte de Santo António, no Estoril.

1977 – O cantor norte-americano Elvis Presley, na altura com 46 anos, morreu em Memphis, no Estado doTenessee.

1994 – O presidente da República Mário Soares vetou três diplomas aprovados no Parlamento apenas com os votos do PSD: as Leis de Imprensa, dos Serviços de Informação e dos Rendimentos e Património dos Titulares de Cargos Públicos.

1995 – Um avião Concorde da Air France bateu o recorde de circum-navegação aérea, que ficou em 3h27m49s.

2004 — Passou a ser obrigatória a apresentação da Ficha Técnica da Habitação nas escrituras de compra de casa.

2005 – Foi publicado o diploma que passou a permitir a venda dos medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias.

2007 – Morreu Armando Silva Marta, aos 66 anos. Jornalista, começou a carreira no diário A Capital, passou pelo Diário Popular, onde esteve até ao seu encerramento, nos anos 80, e trabalhou na agência Lusa até se reformar, em 2003.

2008 – Francis Obikwelu anunciou o fim da sua carreira de desportista, após ter sido eliminado nas meias-finais dos 100 metros dos Jogos Olímpicos Pequim2008, tendo pedido desculpa aos portugueses pelo seu afastamento. Obikwelu foi sexto na segunda meia-final dos 100 metros.

– Morreu o músico e compositor brasileiro Dorival Caymi, na sua residência no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Dorival Caymi tornou-se mundialmente conhecido quando a cantora luso-brasileira Carmen Miranda interpretou uma das suas músicas, “O que é que a baiana tem”, no ano de 1938.

2013 – Morreu Jacques Vergès, aos 88 anos. Era conhecido como “advogado do diabo”, uma vez que entre os seus clientes se contavam Carlos, o “Chacal”, Saddam Hussein e Klaus Barbie.

2015 – Um avião com 54 pessoas a bordo desapareceu na Indonésia.

2016 – Um judoca egípcio foi expulso dos Jogos Olimpicos por se recusar a cumprimentar um adversário israelita.

2017 – A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de uma mulher grávida. O caso ocorreu no Hospital de São Marcos, em Braga.

2018 – Mais de 350 jornais dos Estados Unidos publicam editoriais contra os ataques à imprensa do Presidente Donald Trump, que chegou a chamar à comunicação social “o inimigo do povo norte-americano”.

================.

Este é o ducentésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 137 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O homem, à maneira que perde a virilidade do carácter, perde também a individualidade do pensamento. Depois cai na ignorância e na vileza”. Eça de Queiroz (1845-1900), escritor e diplomata português.

Os comentários estão fechados.