EFEMÉRIDES: 15 DE MARÇO – HÁ UM ANO, ÁGUAS DE MARÇO EXPULSARAM A SECA DO PAÍS

BE QUER TAXA TURÍSTICA EM LOURES
14 Março, 2019
RÁDIO CRUZEIRO DE PARABÉNS
15 Março, 2019

EFEMÉRIDES: 15 DE MARÇO – HÁ UM ANO, ÁGUAS DE MARÇO EXPULSARAM A SECA DO PAÍS

EFEMÉRIDES

15 de março

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, Dia Mundial de Oração pelas Vocações e Dia do Ensino Profissional.

1147 – D. Afonso Henriques conquistou Santarém, que era então, uma praça de grande importância, quer por ser um ponto de partida forte para os ataques que eram dirigidos a Lisboa.

1493 – Cristóvão Colombo regressou a Maiorca, no final da viagem de descoberta da América.

1909 – Os vinicultores do Douro amotinaram-se. Em causa, estavam os acordos de concessão do vinho do Porto.

1916 – Tomou posse o Governo de António José de Almeida, apoiado por uma aliança dos partidos Evolucionista e Democrático, ambos favoráveis à entrada de Portugal na Grande Guerra de 1914-18.

1961 – A UPA, União dos Povos de Angola, lançou os primeiros ataques a fazendas e vilas do norte daquela província ultramarina.

1975 – Foi nacionalizado o sector português dos seguros, um dia depois de ter sido nacionalizada a banca.

1979 – Portugal assinou o acordo de garantia de investimento com a República Federal da Alemanha.

1984 – O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Vitor Saúde Maria, refugiou-se na embaixada portuguesa da capital guineense.

1988 – A OCMLP, Organização Comunista Marxista-Leninista Portuguesa, formalizou a dissolução.

1993 – Foi publicado o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde que introduzia as taxas moderadoras.

2001 — A legislação que passou a permitr a distribuição em Portugal da “pílula do dia seguinte” foi aprovada no Parlamento.

2005 – A escritora Lídia Jorge foi distinguida pelo VII Festival de Cinema e Vídeo, de Vila Nova de Famalicão, com o troféu “Pena de Camilo”.

2006 – A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou, com a oposição dos EUA, a constituição do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

2007 – A Guarda Civil espanhola libertou 91 trabalhadores, a maioria portugueses, que viviam em regime de escravatura, e deteve 17 exploradores, 13 dos quais eram portugueses.

– Morreu Carla Torres, aos 39 anos. Era atriz e encenadora, do Trigo Limpo Teatro ACERT.

2009 – Morreu Manuel Nogueira Alves, mais conhecido por Alvess. Foi artista plástico e contava 70 anos.

2010 – Morreu o rapper Nuno Rodrigues, conhecido por MC Snake, ao ser baleado por um agente da PSP, depois de o carro em que seguia não ter obedecido ao sinal de paragem.

2013 – Os representantes da “troika” regressaram a Lisboa, para retomarem as negociações com o Governo português no quadro do sétimo exame do programa de ajustamento. A avaliação tinha sido interrompida em Março e prosseguia  para os chefes da missão internacional discutirem com o executivo as medidas que vão compensar o ‘buraco’ de 1326 milhões de euros no Orçamento do Estado, criado com o “chumbo” de quatro normas do OE que o Tribunal Constitucional não deixou passar

2014 – Mergulhadores da Guarda Civil espanhola encontraram o corpo de um cidadão indonésio, um dos cinco tripulantes desaparecidos depois do naufrágio do pesqueiro português Santa Ana.

2015 – Nove meninas, oito das quais em tratamento no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que ajudaram Filipe Faísca a criar a coleção apresentada pelo designer na ModaLisboa, encerraram o desfile, no Pátio da Galé, causando comoção na plateia.

2017 – Decorreu em “clima de tensão”, a reunião do Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral que se debruçou sobre as contas negativas do grupo que detém o banco Montepio. O presidente Tomás Correia, foi obrigado a levantar o tom para garantir que continuaria à frente da associação.

2018 – Águas de março expulsaram a seca do País. As chuvas invulgares da primeira quinzena do mês operaram uma autêntica revolução no diagnóstico de seca do país. No final de Fevereiro, mais de 80% do território estava em seca severa; a meio do mês de Março, só 21% ainda tinha seca fraca.

===============.

Este é o septuagésimo quarto dia do ano. Faltam 291 dias para termo de 2019.

Pensamento do dia: “As crises económicas coincidem sempre com as crises de imaginação”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.

Os comentários estão fechados.