EFEMÉRIDES: 15 DE AGOSTO – O FESTIVAL DE WOODSTOCK FOI HÁ 50 ANOS

EFEMÉRIDES: 14 DE AGOSTO – EM 1385 TRAVOU-SE A BATALHA DE ALJUBARROTA
14 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 16 DE AGOSTO – DATA DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO NOBRE
16 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 15 DE AGOSTO – O FESTIVAL DE WOODSTOCK FOI HÁ 50 ANOS

EFEMÉRIDES

15 de agosto

Dia da Assunção de Nossa Senhora, Dia Internacional do Reiki.

1498 – Foi fundada a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pela rainha D. Leonor, viúva de D. João II e regente de Portugal, na ausência de D. Manuel I. A Santa Casa foi fundada na Capela da Nossa Senhora da Terra Solta, nos Claustros da Sé de Lisboa.

1505 – D. Francisco de Almeida conquistou Mombaça.

1515 – Um encontro da delegação portuguesa de Fernão Pires de Andrade com embaixada chinesa, no estuário do Rio das Pérolas, estabeleceu primeiro contrato comercial entre a Europa Ocidental e a China.

1914 – O Canal do Panamá foi aberto à navegação.

1926 – Foi inaugurada a linha de comboios elétricos entre Lisboa e Cascais.

1945 – Terminava a II Guerra Mundial com a declaração da vitória aliada sobre o Japão. A rendição seria assinada mais tarde, a 02 de setembro.

1948 – Nasceu o poeta português José Agostinho Baptista.

1964 – Os primeiros guerrilheiros da Frelimo entraram em Moçambique, vindos de bases na Tanzânia.

1967 – Foram proibidas as emissões das rádios livres no Reino Unido. A Radio Caroline iludiu a interdição e começou a emitir de um navio, fora das águas territoriais britânicas.

1969 — Começava o Festival de Woodstock que reuniu músicos como Joan Baez, Arlo Guthrie, Tim Hardin, Crosby Stills Nash and Young, The Band, John Sebastien ou Jimi Hendrix.

1975 – Morreu, em Lisboa, o poeta Murillo Mendes, nome essencial do modernismo brasileiro, autor de “Janelas Verdes”. Foi sepultado no cemitério dos Prazeres.

1995 – Morreu o ator  António Vilar, aos 82 anos.

1999 — O Conselho Nacional da Resistência Timorense iniciou, em Díli, a campanha a favor da independência do território.

2002 – Morreu, em Lisboa, Osvaldo Silva, aos 68 anos, antigo futebolista do Sporting, do FC Porto e do Leixões. Foi um dos primeiros jogadores brasileiros ganhar um estatuto de estrela no nosso país. Era um talentoso médio ofensivo, ou interior como se dizia na época, com uma técnica apurada, um bom drible, grande velocidade que aliada a uma capacidade de explosão, o tornavam num desequilibrador nato. A tudo isso, somava-se uma bela visão de jogo que o tornaram num dos centro-campistas mais temidos e admirados em Portugal no fim dos anos cinquenta e começo dos anos sessenta.

2006 – O espanhol David Blanco, com a camisolada Comunitat Valenciana, venceu a 68ª edição da Volta a Portugal em bicicleta.

2007 – Um sismo de magnitude 8,0 na escala de Richter abalou o Sul do Peru, provocando mais de 540 mortos, 1.039 feridos e 80 mil desalojados.

2009 — Morreu Isabel Alves Costa, diretora do Festival Internacional de Marionetas do Porto e ex-responsável artística do Rivoli e de parte da programação da Porto 2001, 63 anos.

2012 – A equipa portuguesa que competiu na 6ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica regressou a Portugal com uma Menção Honrosa, obtida pelo estudante Matheus Marreiros.

2013 – No Hospital de Santa Marta, em Lisboa foi implantado um coração artificial numa bébé com três meses e meio, um procedimento raro a nível internacional e que se realizou pela primeira vez em Portugal numa criança tão pequena.

2014 – Deixou de ser obrigatório haver “vinho da casa” nos restaurantes por, segundo a ASAE, não haver uma tipificação clara dos estabelecimentos aos quais poderia ser aplicada.

2016 – Uma cidadã chinesa de 32 anos, sobreviveu 38 horas no mar, após ter caído de um navio que tinha partido de Xangai com destino ao Japão, sem que ninguém se tivesse apercebido da queda.

2017 – A comissão australiana que investigava o abuso sexual de menores em instituições religiosas e públicas do país recomendou uma reforma do sistema penal de modo a que se possam denunciar casos revelados em confissão.

2018 – O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho realizou, pela primeira vez em Portugal, uma nova cirurgia de extração de tumores nos brônquios, que “surge como alternativa à remoção total do pulmão”.

================.

Este é o ducentésimo vigésimo sétimo dia do ano. Faltam 138 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O medo bate nos olhos com as suas ferramentas e depois anuncia a morte”. José Agostinho Baptista (1948), poeta português.

Os comentários estão fechados.