EFEMÉRIDES: 15 DE ABRIL – BEATRIZ COSTA MORREU HÁ 22 ANOS

NOTICIAS ÀS 23: A MOBLIDADE EM ODIVELAS E O OLHAR DE PAULO BERNARDO E SOUSA SOBRE O PLANO DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO
14 Abril, 2018
OS CALEMA CONQUISTAM LISBOA COM CONCERTO HISTÓRICO NO COLISEU
15 Abril, 2018

EFEMÉRIDES: 15 DE ABRIL – BEATRIZ COSTA MORREU HÁ 22 ANOS

EFEMÉRIDES

15 de abril

Dia do Desenhador.

1581 – Filipe II de Espanha foi aclamado Rei de Portugal com o nome de Filipe I.

1902 — Nasceu o jornalista Fernando Pessa, na freguesia de Vera Cruz, em Aveiro.

1912 – Foi estabelecida a Escola de Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha, Azambuja.

1913 – Em Spezia, na Itália, foi entregue à Armada portuguesa o submarino Espadarte. Foi  primeira unidade do género da Marinha de Guerra nacional.

1923 – A insulina, descoberta pelo investigador canadiano Frederick Banting, foicolocada em circulação para uso generalizado dos diabéticos.

1945 – Forças britânicas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, antes apresentado como “campo de repouso”, pelos nazis. Encontram 40 mil sobreviventes das cerca de 300 mil pessoas que aí foram presas.

1947 – O Diário de Notícias, na sua edição do dia, revelava a transferência, para o campo de concentração do Tarrafal, dos responsáveis pelas lutas operárias do início do mês, nos portos de Lisboa.

1975 – Os transportes aéreos portugueses foram nacionalizados, constituindo-se a TAP, EP.

1976 – Foi criada a empresa pública Petrogal, resultante da fusão da Sacor, Cidla, Sonap e Petrosul.

1979 – Um sismo com a magnitude 7,2 na escala de Richter sacodiu a costa adriática na manhã de Páscoa. Morrem 235 pessoas na Jugoslávia e na Albânia.

1989 – Incidentes no decurso de um jogo de futebol no estádio britânico de Hillsborough, em Sheffield, provocaram a morte a 95 pessoas.

1996 – Morreu a atriz Beatriz Costa, aos 88 anos. Estreou-se no teatro de revista como corista, tinha apenas 15 anos, ao participar em Chá e Torradas em 1923, no Éden Teatro. Dez anos depois, a sua imagem imortalizava-se o filme A Canção de Lisboa, de Cotinelli Telmo, ao lado de António Silva e Vasco Santana. Morreu num quarto do 6º andar do Hotel Tivoli Lisboa, onde vivia e foi sepultada no cemitério da Malveira, conforme era seu desejo.

– O Prémio Camões foi atribuído ao ensaísta Eduardo Lourenço, pelo conjunto da sua obra.

2000 – Morreu o ator  Henrique Santos, aos 87 anos.

2001 – Morre Joey Ramone, 49 anos, líder da banda “punk” Ramones.

2005 – Foi oficialmente inaugurada a Casa da Música, com o concerto de gala pela Orquestra Nacional do Porto, e a estreia de obras de António Pinho Vargas, Nuno Corte Real, José Júlio Lopes e Tomás Henriques.

2006 – As seleções portuguesas masculina e feminina de atletismo alcançaram o segundo e terceiro lugar, respetivamente, na Taça da Europa de 10.000 metros, que se correu em  Antalya, na Turquia.

2007 – Vanessa Fernandes venceu a segunda prova da Taça do Mundo de triatlo, no Japão.

– O realizador Hugo Vieira da Silva foi distinguido com o Prémio de Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, com a primeira longa-metragem “Body Rice”.

2009 — Morreu João Maria dos Reis Pereira, irmão do poeta e desenhista vilacondense José Régio. Autor de um livro de poemas, “Diário“, editado em 1953, dedicou-se, ao longo da sua vida, ao estudo da história de Vila do Conde.

2010 – A erupção de um vulcão no sul da Islândia provocou o degelo do glaciar Eyjafjallajokull. Uma enorme nuvem de cinzas causou a maior perturbação no tráfego aéreo na Europa desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

2013 – Três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na sequência de duas explosões ocorridas durante a Maratona de Boston.

2016 – A CP decretou aumentos entre mil a dois mil euros por mês a vários chefes de topo, decisão que o Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos considerou ilegal. A CP desculpou-se com  “correcções” determinadas por uma decisão judicial.

2017 – O Presidente da República promulgou o diploma que passou a obrigar o fisco a divulgar as estatísticas com o valor total e destino das transferências de dinheiro de Portugal para paraísos fiscais

============.

Este é o centésimo sexto dia do ano. Faltam 260 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Quando, alguma vez, a liberdade irrompe numa alma humana, os deuses deixam de poder seja o que for contra esse homem”. Jean-Paul Sartre (1905-80), escritor e filósofo francês.

                                                                               Beatriz Costa

Os comentários estão fechados.