EFEMÉRIDES: 14 DE MAIO – PÓVOA DE SANTA IRIA É VILA HÁ 20 ANOS

ALERTA IMPORTANTE
13 Maio, 2019
LOURES: ASSEMBLEIA MUNICIPAL TEMÁTICA SOBRE TRANSPORTES PÚBLICOS E MOBILIDADE
14 Maio, 2019

EFEMÉRIDES: 14 DE MAIO – PÓVOA DE SANTA IRIA É VILA HÁ 20 ANOS

EFEMÉRIDES

14 de maio

Dia Mundial das Aves Migratórias.

Feriado Municipal em Vouzela, onde se assinala o Dia de São Frei Gil.

1915 – Ocorreu a revolta liderada pelo Partido Democrático contra o governo da ditadura de Pimenta de Castro. Registaram-se duas centenas de mortos e mais de mil feridos. O executivo foi demitido.

1940 – Morreram cerca de  400 mil civis no bombardeamento nazi da Holanda.

1941 – Carca de 3600 judeus foram presos em Paris, pelas forças nazis de ocupação.

1948 – O presidente da Agência Judaica David Ben-Gurion proclamou em Tel Aviv o Estado de Israel, estabelecendo o primeiro Estado judeu em 2 mil anos. À distância, ouvia-se  o ruído dos tiros do conflito que imediatamente eclodiu entre judeus e árabes, assim que o exército britânico se retirou mais cedo naquele dia. No dia seguinte, forças do Egipto, Transjordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram por terra, enquanto o Egipto lançou um ataque aéreo.

1955 – Os países do Leste europeu constituiram o Pacto de Varsóvia.

1958 – Decorreram manifestações maciças de apoio a Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática à Presidência da República, no Porto.

1972 – Foi lançada a primeira estação espacial norte-americana Skylab.

1991 – Foi reprivatizado o Diário de Notícias. O título foi adquirido por cerca de 42 milhões de euros pelo consórcio da Lusomundo.

1998 – Morreu Frank Sinatra, aos 82 anos. Cantor, ator, e produtor americano, foi considerado um dos mais populares e influentes artistas musicais do século 20 e é um dos maiores recordistas de vendas de discos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de discos vendidos.

1999 – Valpaços, Quarteira, Póvoa de Santa Iria, Macedo de Cavaleiros e Santa Comba Dão passam à categoria de cidade.

2002 — A Lei do Ruído entrou em vigor.

2003 – Eduardo Lourenço recebeu o Prémio da Latinidade da União Latina.

2005 – A nadadora odivelense Susana Barroso conquistou a medalha de prata nos 50 metros costas da Taça do Mundo de Natação de atletas paralímpicos.

2009 – A fragata portuguesa Corte-Real terminou a missão bem sucedida de escolta de um navio das Nações Unidas que transportava bens alimentares para Berbera, no norte da Somália.

2010 – Morreu, aos 66 anos, o fiscalista, professor universitário, comentador político e jurisconsulto José Luís Saldanha Sanches. Estudante de Direito, tornou-se conhecido pelas suas atividades na oposição à ditadura e pela sua militância no PCTP-MRPP, na década de 1970, que o levou à prisão. Depois do 25 de abril de 1974, Saldanha Sanches viria a dedicar-se à carreira académica, tornando-se especialista em Direito Fiscal, licenciado em 1980, mestre em 1986 e doutor em 1996 e em Direito, Ciências Jurídico-Económicas, foi professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa. São da sua autoria, numerosos artigos e alguns manuais e monografias e dedicou-se, também a questões relacionadas com a tributação do lucro das empresas. Foi condecorado a título póstumo a 8 de Junho de 2010 como Grande-Oficial da Ordem da Liberdade

2016 – Três alunos portugueses conquistaram, pela primeira vez, uma medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia, que decorreu em Tartu, na Estónia. Luís Miguel Costa e Silva, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, do Porto, Guilherme Vilela Alves e Raúl Pombo Monteiro, ambos do Agrupamento Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco, foram os vencedores portugueses desta competição que juntou estudantes de 23 países europeus.

2018 – O Parlamento da Catalunha elegeu Quim Torra como presidente do governo regional e esperava que este possa recuperar o estatuto de autonomia perdido em outubro de 2017 com a tentativa de independência liderada por Carles Puigdemont.

===============.

Este é o centésimo trigésimo quarto dia do ano. Faltam 231 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Só temos o passado à nossa disposição. É com ele que imaginamos o futuro”. Eduardo Lourenço (1923), professor, escritor e ensaísta português.

Os comentários estão fechados.