EFEMÉRIDES: 14 DE JULHO – DATA DA TOMADA DA BASTILHA.

ROTEIROS: FESTIVAL DO CARACOL SALOIO
13 Julho, 2019
ODIVELAS FEZ 29 ANOS COMO CIDADE: SUSANA AMADOR “TAMBÉM EU GOSTO DE VIVER AQUI”
14 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 14 DE JULHO – DATA DA TOMADA DA BASTILHA.

EFEMÉRIDES

14 de julho

1789 – Data da Tomada da Bastilha. Os cidadãos de Paris revoltaram-se e assaltaram a prisão, libertando os presos políticos. Começou aqui a queda do Antigo Regime.

1795 — “A Marselhesa”, marcha heróica de Claude-Joseph Rouget de L’Isle, passa a ser considerada como hino nacional da França.

1889 — Entrou em funcionamento a ligação ferroviária entre as estações do Juncal e da Régua.

1901 – O cirurgião Egas Moniz, Nobel da Medicina em 1949, concluiu o seu doutoramento, em Lisboa.

1923 – Nasceu o poeta e ensaísta português António Quadros, membro da geração da Revista 57, autor de “Portugal, Razão e Mistério”.

1933 – Na Alemanha, foram ilegalizados os partidos políticos, à exceção do partido nacional-socialista nazi, de Adolf Hitler, recém-chegado ao poder.

1973 – Foram aprovados os estatutos da Sociedade Portuguesa de Genética. No entanto, a sua constituição legal só ocorreria a 03 de outubro.

1974 — António de Spínola indigitou o general Vasco Gonçalves para primeiro-ministro do II Governo Provisório.

1976 – António Ramalho Eanes foi investido Presidente da República.

1986 – A RTP e a RDP foram eleitas para o conselho de administração da União Europeia de Radiodifusão.

1993 – Morreu o poeta, compositor, músico e cantor francês Leo Ferré. Contava 77 anos.

1995 – José Ramos Horta, representante do conselho nacional da resistência maubere, recebeu, em Lisboa, o Prémio Activista Internacional da Fundação Gleitsman.

2003 – Os investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, de Manuel Sobrinho Simões, apresentaram o método de identificação e tratamento precoce do cancro do estômago.

2004 – Morreu Germano Figueiredo, futebolista que integrou as equipas do Benfica e do Atlético, um dos Magriços da Selecção ao Campeonato do Mundo de 1966.

2007 – Morreu o ex-presidente da Câmara de Pombal Meneses Falcão, vítima de doença prolongada, com 84 anos de idade. Foi presidente da Câmara antes do 25 de Abril e chegou a ser presidente da Assembleia Municipal, eleito nas listas do CDS e depois do PSD.

2008 – Dois assaltantes roubaram em Gaia, por carjacking, um Mercedes que transportava ouro, baleando uma pessoa que surgiu em socorro do condutor.

2012 – Manuel Oliveira foi internado no Hospital Eduardo Santos Silva, em Gaia, devido a insuficiência cardíaca.

2013 – “Corosello” de Jorge Quintela venceu o Grande Prémio de curtas do Festival de Cinema de Vila do Conde.

2014 – O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desmantelou uma rede de tráfico de mulheres e auxílio à imigração ilegal.

2015 – O serviço de urgências do Hospital do Barreiro recusou atender uma mulher de 64 anos, que caiu a cerca de 15 metros da entrada da unidade de saúde e só a atendeu uma hora depois e após alguém ter chamado o 112.

2016 – Um ataque com um camião, em Nice, matou 73 pessoas e causou ferimentos em mais de uma centena, ao invadir a alta velocidade uma zona pedonal durante as comemorações da Queda da Bastilha.

2017 – Um jovem de 16 anos foi detido em Londres na sequência de ataques com ácido sulfúrico que ocorreram durante a noite e feriram cinco pessoas.

2018 – As mensagens trocadas entre elementos da Juventude Leonina revelaram planos para agredir jogadores em Alvalade e no aeroporto de Lisboa. Os ataques só não aconteceram, porque o grupo teve medo da Polícia.

================.

Este é o centésimo nonagésimo quinto dia do ano. Faltam 170 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Pensa-se hoje na revolução, não como maneira de se solucionarem problemas postos pela actualidade, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas”. Simone Weill (1909-43), filósofa francesa.

Os comentários estão fechados.