EFEMÉRIDES: 13 DE NOVEMBRO – HOJE, SEJA PARTICULARMENTE GENEROSO

FUTEBOL/INICIADOS. RESULTADOS
12 Novembro, 2017
IPMA CONFIRMA. JÁ HÁ CAMARÃO JAPONÊS NO TEJO
13 Novembro, 2017

EFEMÉRIDES: 13 DE NOVEMBRO – HOJE, SEJA PARTICULARMENTE GENEROSO

EFEMÉRIDES

13 de novembro

Dia Mundial da Generosidade

1460 – Morreu o infante D. Henrique, com 66 anos. Foi o primeiro duque de Viseu e o primeiro senhor da Covilhã Nascido no Porto, foi a mais importante figura do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador. Os seus restos mortais encontram-se sepultados no Mosteiro da Batalha.

1972 – O Comité de Descolonização da ONU reconheceu os movimentos de libertação de Angola, Moçambique e Guiné legítimos representantes dos seus povos.

1975 – A Organização Mundial de Saúde anunciou que o continente asiático se encontrava livre da varíola.

1982 – Abriu o Memorial aos mortos no Vietname, em Washington DC.

1985 – A erupção do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, que estava inativo há 400 anos, soterrou três cidades da região. Morreram 70 mil pessoas.

1992 – A investigadora Odete Ferreira foi indicada para a presidência da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.

1999 – A astrónoma Teresa Lago foi nomeada para a presidência da Sociedade Porto 2001.

2002 – O petroleiro Prestige avariou, ao largo da costa norte espanhola.

2003 – O Governo português anunciou a venda de cerca de 11 mil milhões de euros de créditos vencidos do Estado e da Segurança Social a uma instituição financeira.

2004 – No Congresso do PSD, que se realizou em Barcelos, foicontestada a aliança com o CDS.

2005 – A violência chegou aos bairros suburbanos da Bélgica. Durante a madrugada foram detidas 50 pessoas e incendiadas várias dezenas de viaturas em diferentes cidades do país.

2006 – Portugal apresentou, em Bruxelas, a candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura, em 2012

– O livro “Ordens Religiosas em Portugal: Das Origens a Trento. Guia Histórico” venceu o Prémio Almeida Fernandes, que distingue anualmente os melhores trabalhos de história medieval portuguesa.

– As estações do Metro do Porto e a Biblioteca e Centro de Artes de Sines venceram o Grande Prémio Enor 2006, que foi atribuído em Vigo aos arquitetos portugueses Souto Moura e Aires Mateus.

– Naide Gomes e Joaquim Videira, referente a 2006, e Vanessa Fernandes e Nelson Évora, em 2007, receberam a Medalha Olímpica do Comité Olímpico de Portugal, na Gala anual realizada no Mosteiro dos Jerónimos.

2008 – Morreu o ator Pedro Pinheiro, aos 68 anos, vitima de cancro. Nos últimos anos de vida, foi um dos protagonistas da série televisiva “Os Malucos do Riso”.

-Morreu o baterista inglês Mitch Mitchell, que integrou o famoso grupo de Jimi Hendrix na década de 1960. Mitchell foi encontrado morto no quarto de um hotel em Portland, nos Estados Unidos. Era conhecido pelo seu estilo vigoroso e à altura da sua morte, o único sobrevivente da banda

2012 – A Relação do Porto confirmou uma decisão do Tribunal de Famalicão que obrigava  a Universidade Lusíada a indemnizar os pais de um aluno que morreu após ser submetido a uma praxe violenta.

2014 – A Polícia Judiciária deteve onze pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos “gold”.

– António Albuquerque, marido Maria Luis Albuquerque, à altura ministra das Finanças, foi alvo de uma queixa no Ministério Público por alegadamente ter insultado e ameaçado um jornalista do Diário Económico.

2015 – Ocorreu um ataque terrorista com  várias explosões e tiroteios  próximo do Estádio de França, em Paris. Os incidentes ocorreram praticamente em simultâneo, em pelo menos 6 locais distintos, e causaram 60 mortos e vários feridos. O presidente François Hollande encontrava-se na altura no Estádio de França, a assistir a um jogo particular entre as selecções de futebol da França e da Alemanha e foi de imediato evacuado de helicóptero. Foram feitos reféns na sala de espetáculos Bataclan.

============.

Este é o tricentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 48 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Há metafísica bastante em não pensar em nada”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.

Os comentários estão fechados.