EFEMÉRIDES: 13 DE MARÇO – EM 1896 GUNGUNHANA CHEGAVA A LISBOA, COMO PRISIONEIRO.

HÉLDER MACEDO VENCEU O PRÉMIO D.DINIS/2018
12 Março, 2018
“THE SHOW MUST GO OFF”, NA RAMADA
13 Março, 2018

EFEMÉRIDES: 13 DE MARÇO – EM 1896 GUNGUNHANA CHEGAVA A LISBOA, COMO PRISIONEIRO.

EFEMÉRIDES

13 de março

1777 – A nomeação dos novos secretários de Estado por D. Maria I marcou o início do período da “Viradeira”, a inversão da política do Marquês de Pombal, que tinha sido exonerado nove dias antes.

1828 — D. Miguel dissolveu a Câmara dos Deputados, que tinha sido estabelecida pela Carta Constitucional.

1896 – Gungunhana, imperador dos Gaza, chegou a Lisboa como prisioneiro. Seria depois desterrado para Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, onde viveu onze anos, até à data da sua morte. O jornal A União edição do dia seguinte descreveu desta forma o desembarque: “O aspeto do Gungunhana e do Molungo era de profundo abatimento. Ainda assim, no cais, o ex-rei de Gaza teve um soberbo e altivo olhar para a multidão que se apinhava à sua passagem (…).O grande e terrível Gungunhana, caminhando na frente dos seus companheiros de infortúnio, descalço, com a fralda de fora, uma trouxa ao ombro, escorrendo suor, feito um maltrapilho, comoveu-nos profundamente.(…) Em pequenas trouxas traziam tudo o que lhes pertencia. Os seus trajes eram ordinaríssimos e mal se compreende a economia do Governo, não lhes dando vestes decentes.” A transladação dos restos mortais de Gungunhana para Moçambique, só aconteceu em 1985, por ocasião do 10º aniversário da independência daquele país.

1905 – Margaretha Zella iniciou a carreira de bailarina, adotando o nome de Mata-Hari.

1943 – Durante a II Guerra Mundial, as forças nazis liquidaram o gueto de Cracóvia, na Polónia e oss judeus sobreviventes foram enviados para Auschwitz.

1957 – O cinema português estreiou-se na RTP com a exibição do filme “Fado, Histórias de uma Cantadeira”, de Perdigão Queiroga, com Amália Rodrigues e Virgílio Teixeira.

1962 – A Comissão de Descolonização da ONU exigiu a Oliveira Salazar condições que permitissem a visita dos seus delegados aos territórios africanos sob administração portuguesa. Salazar recusou o pedido.

1974 – Foi convocada uma cerimónia de apoio aos oficiais-generais das Forças Armadas portuguesas, que se opunham à política da ditadura.

1996 – Morreu o embaixador Ruy Teixeira Guerra, aos 93 anos.

2004 – Realizou-se uma manifestação espontânea em Madrid, frente à sede do PP, partido que estava no Governo, exigindo a verdade sobre os atentados da ante-véspera. Aznar tinha-se precipitado a atribuir a autoria dos atentados à ETA, que a negou, tendo um grupo terrorista islâmica reivindicado a sua autoria.

– Realizou-se a viagem experimental do Metro do Porto entre as estações da Trindade e Campanhã.

– Morreu Eduardo Leal Loureiro, aos 86 anos. Foi médico, antigo dirigente do CDS e primeiro presidente eleito da Câmara de Viseu após o 25 de Abril.

2007 – O filme “Rapace”, do realizador João Nicolau, conquistou o Grande Prémio da IV edição do Festival Europeu de Curtas-metragens de Réus, Espanha.

2008 – Todas as pessoas casadas ao abrigo da lei portuguesa passaram a poder divorciar-se em poucos minutos através de um portal na Internet

– O cantor espanhol Plácido Domingo foi eleito o melhor tenor de todos os tempos por um grupo de críticos britânicos para uma sondagem da publicação BBC Music Magazine

2010 – Morreu o jornalista José Gabriel Viegas, que se destacou antes do 25 de abril nas emissões em português da France Inter, da rádio pública francesa. Tinha 68 anos e faleceu vítima de cancro.

– Morreu o cantor francês Jean Ferrat, defensor da ideologia comunista e autor de cerca de 200 canções. Tinha aos 79 anos.

2013 – O argentino Jorge Maria Bergoglio foi eleito Papa, aos 76 anos. O fumo branco, às 18h06, e o repicar dos sinos deram a conhecer ao mundo que já havia um sucessor de Pedro. Foi à quinta votação que os 115 cardeais elegeram Francisco, o 266º Papa.

2015Quatro azeites portugueses foram distinguidos no concurso Mário Solinas, promovido pelo Conselho Oleícola Internacional, no qual participaram 111 marcas de Portugal, Espanha, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Tunísia. Foram atribuídas medalhas de ouro ao azeite Gallo e ao azeite da Casa de Santo Amaro de Mirandela, nas categorias frutado maduro e frutado verde médio, respetivamente. O azeite da Lameira de Cima de Ferreira do Alentejo conquistou uma medalha de prata na categoria frutado verde médio, prémio que foi também atribuída à Quinta da Lagoalva de Cima de Alpiarça, na categoria frutado maduro.

2016 – Assunção Cristas, única candidata à liderança do partido, obteve 95,59% dos votos para a Comissão Política Nacional e foi eleita presidente do CDS perante um Pavilhão Multiusos Gondomar em apoteose.

2017 -O Conselho de Supervisão da Caixa Económica Montepio Geral impediu um negócio que o banco ia realizar com a Martifer e que passava pela “limpeza” das contas do banco com uma participação de 19% na Almina SGPS, SA, sociedade que detinha a exploração do complexo mineiro de Aljustrel.

==============.

Este é o septuagésimo segundo dia do ano. Faltam 293 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Cada homem é a medida do Universo”. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.

Os comentários estão fechados.