EFEMÉRIDES: 13 DE JANEIRO – HÁ UM ANO, RUI RIO FOI ELEITO LÍDER DO PSD

RUI RIO RECUSA DIRETAS ANTECIPADAS E AVANÇA COM MOÇÃO DE CONFIANÇA
12 Janeiro, 2019
FUTEBOL: CAMP. NACIONAL DE SENIORES: LOURES VENCE, SANTA IRIA PERDE E SACAVENENSE EMPATA
13 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 13 DE JANEIRO – HÁ UM ANO, RUI RIO FOI ELEITO LÍDER DO PSD

EFEMÉRIDES

13 de janeiro

Feriado Municipal no Cadaval, Vila Nova de Poiares e Viana do Alentejo, municípios onde se assinala a sua restauração.

1751 – Foi aberta ao culto, na Igreja de S. Roque, em Lisboa, a capela de S. João Baptista, uma obra encomendada por D. João V, em Itália.

1759 – Foram executados, em Belém, o Duque de Aveiro e os Marqueses de Távora, que eram acusados de conspiração contra D. José.

1839 – Foi criada a Universidade Politécnica do Porto, por iniciativa de Passos Manuel, no âmbito da Reforma do Ensino do Governo Liberal.

1984 – Foi constituído o Conselho das Repúblicas, órgão representativo das casas tradicionais dos estudantes da Academia de Coimbra.

2002 – Morreu o comandante Gomes Mota, com 69 anos. Foi uma das  figuras relevantes do 25 de Abril de 1974.

2003 – Morre o pintor, desenhador e escultor Luís Jardim Portela, com 71 anos.

2006 – Começou o caso Envelope 9. O jornal “24 Horas” noticiou os registos de chamadas telefónicas de titulares de órgãos de soberania, existentes no processo Casa Pia.

2007 – Morreu Michael Brecker, aos 57 anos. Saxofonista de jazz norte-americano, venceu 11 Grammys.

– Morreu Ray Gute Mertin, 64 anos, agente literária alemã. Foi a principal divulgadora da literatura portuguesa na Alemanha, onde lançou José Saramago, António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Lídia Jorge e José Cardoso Pires, entre outros

2008 – Cerca de 2.500 habitantes numa freguesia de Évora ficaram sem gás canalizado devido a um corte no abastecimento por precaução e após duas explosões em quatro dias, que provocaram um ferido grave, que as autoridades atribuiram a uma eventual fuga através dos esgotos

2012 – O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicilia entrou em erupção e esteve ativo durante cerca de uma hora sem causar danos significativos.

2013 – A polícia indiana deteve seis homens, depois destes terem violado uma passageira de um autocarro no norte do país.

2014 – Um estudo patrocinado pela União Europeia e apresentado em Bruxelas revelou que Portugal tinha uma das mais altas percentagens de jovens que queriam prosseguir os estudos, mas que não o faziam por não teram possibilidade de os pagar.

2016 – O padre fundador da Fraternidade Missionária Cristo Jovem e uma das irmãs foram acusados de maus-tratos e escravidão, pelo que a arquidiocese de Braga decidiu o seu afastamento do convento.

2017 – A família do jovem agredido em Ponte de Sor e o embaixador do Iraque em Lisboa chegaram a um acordo extrajudicial relativamente ao caso que envolveu os filhos gémeos do diplomata iraquiano.

2018 – Rui Rio foi eleito para a liderança do PSD sucedendo assim a Pedro Passos Coelho.

==================.

Este é o décimo terceiro dia do ano. Faltam 351 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Os que temem a vida já estão mortos”. Bertrand Russell (1872-1970), filósofo britânico.

Os comentários estão fechados.