EFEMÉRIDES: 13 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DA RÁDIO

HÁ 13 ANOS QUE NÃO HAVIA TANTA ATIVIDADE SÍSMICA NOS AÇORES
12 Fevereiro, 2018
REALIDADE POUCO ROMÂNTICA EM VÉSPERA DE SÃO VALENTIM
13 Fevereiro, 2018

EFEMÉRIDES: 13 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DA RÁDIO

EFEMÉRIDES

13 de fevereiro

Dia Mundial da Rádio, Dia Internacional do Preservativo

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente nesta data, que foi escolhida porque foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. O Dia Mundial da Rádio foi declarado pela UNESCO em 2012 e celebrou-se pela primeira vez em 2012.

1668 – Foi assinado o Tratado luso-espanhol que colocou um ponto final na guerra pela Restauração da Independência portuguesa.

1804 – Morreu Tomás de Aquino. Foi bibliógrafo e coligiu a primeira edição completa da obra de Luis de Camões, sob o nome de Luis Francisco Xavier Coelho

1883 – Foi fundada a Sociedade Voz do Operário.

1906 – Nasceu Agostinho da Silva, pedagogo, filósofo e ensaísta.

1919 – Foi derrotada a chamada “Monarquia do Norte”, que tinha sido proclamada no Porto pela junta de Paiva Couceiro a 19 de janeiro.

1946 – Emitiu pela primeira vez a United Nations Radio, com um programa que foi difundido em simultâneo para um grupo de seis países.

1949 – Óscar Carmona foi reeleito Presidente da República Portuguesa.

1965 – Uma brigada da PIDE assassinou Humberto Deslgado, na localidade espanhola de Vilanueva del Fresno, perto de Badajoz. O tiro fatal foi disparado por Casimiro Monteiro e a operação que atraiu o “general sem medo” para uma cilada, foi chefiada por Rosa Casaco.

1975 – Foi assinado no Vaticano, o protocolo adicional à Concordata entre Portugal e a Santa Sé, que passou a permitir o divórcio aos católicos.

1977 – Tomou posse a Comissão Instaladora da Condição Feminina.

2005 – Morreu Lucia de Jesus dos Santos, aos 97 anos. A irmã Lucia foi uma das três crianças que relataram o aparecimento de Nossa Senhora na Cova da Iria.

2006 – Jorge Sampaio, à altura Presidente da República, promulgou a Lei do Arrendamento Urbano.

2007 – O Porto de Lisboa foi distinguido com o Prémio Green Award Port, pelo empenho colocado na melhoria das condições ambientais e de segurança no estuário do rio Tejo.

2008 – O primeiro transplante de rim com dador vivo e entre cônjuges  foi realizado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide.

2013 – A Associação Nacional de Proprietários defendeu a criação de um subsídio de renda para todos os inquilinos que alegarem ‘carência económica e alertou que estas situações têm comprometido a atualização da maioria das rendas.

2014 – O Governo PSD/CDS-PP negou ter já optado por sair do programa de resgate “à irlandesa”, ou seja, sem sem um programa cautelar, e adiantou ter já comunicado essa intenção à “troika”.

2016 – Um novo robô estabeleceu novo recorde mundial na resolução do cubo de Rubik, o cubo mágico, ao conseguir resolvê-lo em menos de um segundo.

2017 – Dois irmãos luso-descendentes foram detidos na Guarda por posse ilegal de armas, após buscas da Polícia Judiciária à sua casa e viaturas, onde foi também encontrado um exemplar do Corão.

…………………………………

Este é o quadragésimo quarto dia do ano. Faltam 321 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “Haverá que continuar a lutar pelo imediato, companheiro” Julio Cortazar (1914-1984), escritor argentino, nascido em Bruxelas e naturalizado francês.

 

Os comentários estão fechados.