EFEMÉRIDES: 12 DE OUTUBRO – FAZ 45 ANOS QUE A PIDE ASSASSINOU RIBEIRO DOS SANTOS

FUTSAL: TORNEIO DO CASAL DO RATO, ESTE FIM DE SEMANA, NO MULTIUSOS
11 Outubro, 2017
DENUNCIA DO PAN OBRIGA ESPANHA A RESPONDER À ONU
12 Outubro, 2017

EFEMÉRIDES: 12 DE OUTUBRO – FAZ 45 ANOS QUE A PIDE ASSASSINOU RIBEIRO DOS SANTOS

EFEMÉRIDES

12 de outubro

Dia Mundial do Doente Reumático

1492 – Cristóvão Colombo, navegador italiano ao serviço de Espanha, chegou à América, convencido de ter atingido terras da Índia.

1888 – Nasceu o pintor e professor Abel Manta, pai do desenhador e “cartoonista” João Abel Manta.

1910 – A partir das Guardas Municipais de Lisboa e do Porto foi criada a Guarda Nacional Republicana.

1972 – Foi assassinado pela PIDE o dirigente do MRPP, José Ribeiro Santos, durante um plenário estudantil em Económicas, atual Instituto Superior de Economia e Gestão.

1986 – Morreu o poeta Rui Cinatti, aos 71 anos. Foi o autor de “Meditação”.

1992 – O escritor Mário de Carvalho venceu o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores, com “Quatrocentos mil Sestércios seguido do Conde de Jano”.

2001 – O Prémio Nobel da Paz foi atribuído à ONU e ao secretário-geral, Kofi Anan.

2002 – Um Atentado na ilha de Bali na Indonésia, atribuído à organização Jemaah Islamiyah matou cerca de 200 pessoas, entre elas um soldado português, e mais de 200 ficam feridas.

2003 – Um atentado ao Hotel Bagdad, no Iraque, que hospedava agentes dos serviços secretos norte-americanos e membros do Conselho de Governo transitório causou a morte a  sete pessoas.

2004 – O Tribunal Europeu condenou Portugal por violar regras do despedimento colectivo.

2007- O Nobel da Paz foi atribuído ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas

– A nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, foi inaugurada, com a presença do enviado do Papa Bento XVI, o Cardeal Tarcisio Bertone. Os custos da construção do templo ascenderam a 70 milhões de euros.

2009 – A administração da Qimonda Portugal confirmou o despedimento de 590 colaboradores em regime de ´lay-off`. A administração referiu que a medida surgiu sequência do Plano de Insolvência da empresa era imprescindíveis para a sua viabilização.

2011 – Morreu, aos 82 anos, em Lisboa, vítima de enfarte, Alfredo Margarido, poeta e tradutor de Faulkner, James Joyce, Steinbeck, Dylan Thomas, Nietzche e Saint-John Perse, entre outros.

– Morreu a cantora lírica Cristina de Castro, aos 79 anos.

2013 – Sete pessoas foram acusadas de 67 crimes de auxilio à emigração ilegal em Lisboa.

2015 – A Brisa Inovação vendeu por dois milhões de euros um sistema de cobrança automática de portagens para o estado da Carolina do Sul, nos EUA.

2016 – Foram descobertos no Brasil, os dois répteis estranhos que deram origem a todos os mamíferos.

================.

Este é o ducentésimo octogésimo quinto dia do ano. Faltam 80 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Não há crises graves senão de ordem moral e intelectual. Ainda que a natureza das crises sociais seja económica e política, serão a inteligência e a moral os seus remédios (…) ou nada de sólido se construirá”. Luís de Freitas Branco (1890-1955), compositor português.

Os comentários estão fechados.