EFEMÉRIDES: 12 DE MARÇO – A CRECHE DA URMEIRA ENCERROU HÁ 4 ANOS

CARRIS: CARREIRA 736 DE NOVO EM ODIVELAS, À SÉRIA.
11 Março, 2019
PAN PROPÕE CÓDIGO DE CONDUTA PARA A COBERTURA NOTICIOSA DE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
12 Março, 2019

EFEMÉRIDES: 12 DE MARÇO – A CRECHE DA URMEIRA ENCERROU HÁ 4 ANOS

EFEMÉRIDES

12 de março

Dia Mundial do Glaucoma.

Glaucoma é uma designação genérica para um grupo de doenças oculares distintas, que provocam danos ao nervo ótico e perda de visão.

Feriado Municipal em Monção, onde se assinala a data de atribuição do foral àquela vila.

1261 – Afonso III concedeu foral à vila de Monção.

1901 – Foi emitido o Decreto anti-congregancionista do Governo português, sobre as ordens religiosas.

1912 – Grant de Morton realizou na Califórnia o primeiro salto de para-quedas, em voo.

1929 – A vila de Chaves foi elevada à categoria de  cidade.

1930 — Mahatma Gandhi e vários discípulos iniciaram uma marcha em protesto contra o domínio inglês na Índia. A caminhada de quase 400 km tornou-se conhecida por Marcha do Sal.

1956 – A PIDE, polícia política da ditadura portuguesa, passou a ter cobertura legal para manter preso, por tempo indeterminado, quem considerasse suspeito, mesmo após ter sido absolvido em tribunal.

1959 – Na sequência fracassada Revolta da Sé, em Lisboa, o major Calafate iniciou um longo período de exílio na embaixada da Venezuela.

1962 – Começaram as emissões regulares da Rádio Portugal Livre, uma emissora clandestina de oposição ao regime ditatorial de Salazar.

1975 – Foi extinta a Junta de Salvação Nacional que deu lugar ao Conselho da Revolução. Visava-se, assim, atingir o mais rapidamente possível os objetivos constantes do programa do Movimento das Forças Armadas e garantir ao povo português a segurança, a confiança e a tranquilidade que lhe permitissem continuar com determinação a reconstrução nacional. Inicialmente, o Conselho da Revolução era constituído pelo Presidente da República, pelos Chefe e Vice-.Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, pelos Chefe de Estado Maior do Exercito, Armada e Força Aérea e por mais catorze militares, além do Primeiro-Ministro, caso se tratasse de um militar.

2006 – A atleta Naide Gomes conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento nos Mundiais de atletismo que decorrerem em Moscovo, batendo o recorde nacional, que estabeleceu em 6,76 mts.

2007 – A cientista Maria Odette Santos Ferreira foi distinguida com o Prémio Universidade de Lisboa, pelo seu contributo para a descoberta do vírus HIV 2.

2008 – Um petroleiro sul-coreano colidiu com um barco de pesca, na costa sul do país e  verteu no mar cerca de 1.100 barris de crude

2009 – Morreu o jornalista João Mesquita, aos 51 anos. Foi  presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1989 e 1993.

2013 – Morreu, com 90 anos, Ilídio Dias Esteves. Foi um militante histórico do PCP. Dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo e foi  um dos participantes da célebre fuga de Caxias, que envolveu outros destacados militantes comunistas.

2014 – José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, morreu aos 78 anos, na sequência de um problema cardíaco

2015 – Encerrou, sem qualquer aviso prévio, a Creche e Jardim de Infância Crianças de São José, na Urmeira, que era gerida pela Prosális, uma IPSS que funcionava à base de apoios públicos, obrigando os pais das crianças que a frequentavam a procurarem de um dia para o outro, soluções para o problema causado pela má gestão da IPSS.

2016 Paulo Portas chorou na hora do adeus ao CDS, depois de 16 anos de liderança. Foi no congresso de eleição de Assunção Cristas como a nova líder do partido, que se realizou no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

2017 – Vários fiéis que participaram na missa em Castanheira de Pera, protestaram contra a decisão da diocese de afastar o maestro que dirigia o coro, com a justificação de este ser homossexual.

2018 – Os sindicatos dos professores decidiram manter a greve,  depois de permanecer inalterado o desacordo com o Governo sobre o tempo de serviço dos professores que deve ser descongelado.

================.

Este é o septuagésimo primeiro dia do ano. Faltam 294 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Para ser grande sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa”. Fernando Pessoa/Ricardo Reis (1888-1935) poeta português.

Os comentários estão fechados.