EFEMÉRIDES: 12 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

FUTEBOL JÚNIOR: PREOCUPAÇÃO NA PONTINHA, FESTA EM CASAL DE CAMBRA
11 Maio, 2019
CAFÉ CONCERTO NA SOCIEDADE MUSICAL ODIVELENSE
12 Maio, 2019

EFEMÉRIDES: 12 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

EFEMÉRIDES

12 de maio

Dia Internacional do Enfermeiro e Dia Mundial da Fibromialgia.

Feriado Municipal em Aveiro, que dedica o dia à padroeira da cidade, Santa Joana Princesa.

1386 – Foi assinado o Tratado de Windsor para a Aliança luso-britânica. É a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. O Tratado foi assinado  após os ingleses lutarem ao lado da Casa de Avis na batalha de Aljubarrota e com o sentido de renovar a Aliança Anglo-Portuguesa estabelecida pelos dois países em 1373.

1820 – Nasceu Florence Nightingale, pioneira da enfermagem. Enfermeira britânica, ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia, Ficou, também, conhecida na história pelo apelido de “A dama da lâmpada”, uma vez que se servia deste  instrumento para auxiliar na iluminação enquanto tratava  os feridos durante a noite. Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King’s College de Londres. O Juramento Nightingale feito pelos novos enfermeiros, foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.

1943 – Terminou a batalha do Norte de África com a rendição das forças alemãs no Cabo Bon, Tunísia.

1977 – Portugal e Israel estabeleceram relações diplomáticas.

1982 – João Paulo II foi atacado nas cerimónias de Fátima, pelo espanhol Juan Fernandez Krohn.

1983 – Duzentas pessoas foram detidas em Santiago do Chile, nas primeiras manifestações públicas contra a ditadura militar de Augusto Pinochet.

1985 — Morreu o norte-americano Chester Gould, aos 84 anos, que foi o  criador da banda desenhada Dick Tracy.

1986 – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe assinaram, na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, o protocolo de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa.

1993 — Fechou o Regimento de Artilharia de Lisboa, um dos quartéis históricos no pós-25 de abril.

– Morreu Jacinto Baptista, jornalista e escritor, aos 67 anos.

2004 – Mafalda Ivo Cruz foi distinguida com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, pela obra “Vermelho”.

2005 – Foi aprovada a proposta de constituição da Entidade Reguladora da Comunicação Social. 2006 – O Tribunal de Penafiel suspendeu o despacho para o fecho do bloco de partos do Hospital de Santo Tirso.

2007 – A Sérvia venceu a 52ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realizou na Finlândia, com a canção Molitva, com interpretação a cargo de Marija Serifovic. “Dança Comigo”, interpretada por Sabrina, foi a canção que representou a RTP nesta edição do  Festival da Eurovisão da Canção, mas não passou à Final.

2008 – O líder nacionalista Mário Machado, o único dos 36 arguidos a serem julgados por discriminação racial que estava em prisão preventiva, foi libertado após os juízes alterarem as medidas de coação.

– Morreu a escultora Irene Vilar, 77 anos, no Hospital de São João, no Porto, onde se encontrava internada há mais de um mês, vítima de doença prolongada

2009 – Guimarães foi designada em Bruxelas capital europeia da Cultura 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor.

2012 – “Indignados” de todo o Mundo saíram às ruas em mais de 250 cidades em todo o mundo, incluindo sete cidades portuguesas, em protesto contra a crise e as medidas de austeridade. Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, faro, Évora e Santarém foram os palcos portugueses dos protestos.

2015 – Os encargos com as parcerias público-privadas  aumentaram quase 60% em 2014 face a 2013, atingindo 1.544 milhões de euros.

2016 – O tecto do museu europeu da pequena cidade luxemburguesa de Schengen, lugar simbólico da integração da União Europeia, desabou repentinamente.

2017 – Uma instituição de ensino particular do Porto, ligada à Igreja, apanhou um professor de música a abusar sexualmente de uma aluna menor, mas não comunicou o caso às autoridades, para evitar um escândalo.

2018 – A Uber apresentou o protótipo daquele que pretende que venha a ser o seu “carro voador”. Foi na segunda edição da Uber Elevate Summit, que decorreu em Los Angeles.

==============.

Este é o centésimo trigésimo segundo dia do ano. Faltam 233 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A bondade é o único investimento que nunca falha”. Henry David Thoreau (1817-1862), escritor norte-americano.

                                                        Hoje é Dia Internacional do Enfermeiro

Os comentários estão fechados.