EFEMÉRIDES: 12 DE FEVEREIRO – FAZ HOJE 30 ANOS QUE MORREU O FADISTA FERNANDO FARINHA

“BANDA MAIOR” EM CANEÇAS
11 Fevereiro, 2018
JUVENTUDE SOCIALISTA DE ODIVELAS ESTEVE EM CASTELO DE VIDE
12 Fevereiro, 2018

EFEMÉRIDES: 12 DE FEVEREIRO – FAZ HOJE 30 ANOS QUE MORREU O FADISTA FERNANDO FARINHA

EFEMÉRIDES

12 de fevereiro

1792 – Foi concedido o alvará à Misericórdia do Porto para a realização de uma Lotaria.

1821 – O Governo liberal português amnistiou todos os presos políticos.

1886 – Fontes Pereira de Melo pediu a demissão perante o descontentamento popular pela restauração do imposto da água e o aumento dos impostos sobre o rendimento e o consumo.

1894 – Foi criada a Câmara do Comércio e Indústria.

1929 – Nasceu o escritor Nuno Bragança. Foi o  autor de “Directa”, “Square Tolstoi” e de “A Noite e o Riso”.

1931 – Começou a publicação clandestina do Avante, órgão oficial do Partido Comunista Português.

1949 – Norton de Matos retirou a candidatura à Presidência da República Portuguesa, por não obter de Oliveira Salazar a garantia de eleições justas.

1954 – A Direcção-Geral da Fazenda Pública cedeu, a título definitivo, as propriedades do Estado em Sacavém à Sociedade Anónima Concessionária da Refinação de Petróleos em Portugal, a SACOR.

1981 – Começou a publicação do tri-semanário desportivo “Gazeta dos Desportos”, publicação já extinta.

1983 – Durante uma vaga de frio na Europa, a cidade de Bragança regista 11 graus negativos.

1988 – Morreu o fadista português Fernando Farinha, aos 59 anos. Nasceu no Barreiro, mas quando tinha apenas 8 anos a família mudou de residência para o Bairro da Bica, em Lisboa. Com apenas nove anos de idade começou a cantar o Fado e participou em representação do bairro da Bica num concurso inter-bairros, o que lhe valeu o subtítulo que ficou por toda a sua vida, o “Miúdo da Bica”. Fernando Farinha começou assim a cantar nesse concurso realizado na verbena de Santa Catarina de que era proprietário José Miguel, com a ajuda de quem se tornou fadista profissional. O seu primeiro disco foi gravado em 1940 e incluía os temas: “Meu Destino” e “Sempre Linda”. Fernando Farinha faz a sua primeira digressão ao Brasil com 23 anos e foi Rei da Rádio em 1963.

2002 – Morreu o político Carlos Aboim Inglês, aos 72 anos. Era militante do PCP.

– Morreu o antigo futebolista português José Travassos, com 75 anos.

2003 – A Alta Autoridade para a Comunicação Social aprovou a directiva que alertava para o perigo dos “julgamentos mediáticos” perante a opinião pública.

2007 – O reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, na altura com 51 anos, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

– O Tribunal de Trabalho condena a TAP a reintegrar e a pagar os salários dos últimos 13 anos a mais de duas centenas de trabalhadores da extinta companhia Air Atlantis.

2008 – Uma Bota de Ouro de Eusébio e uma camisola, bola e botas de Cosme Damião, fundador e futebolista do Benfica, integraram a exposição sobre o clube, inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas

2012 – Um novo método de auxílio de diagnóstico de determinadas doenças, especialmente da diabetes, da autoria de Edite Figueiras, doutoranda em engenharia biomédica na Universidade de Coimbra, foi premiado com o “Best Student Paper Award”, na conferência internacional Bioinformatic.

2013 – Portugal condenou ”firmemente” oensaio nuclear da Coreia do Norte, considerando-o uma ”clara violação” das resoluções da ONU e uma ”séria ameaça” à segurança regional e internacional.

2015 – Na Ingraterra, passou a ser proibido fumar dentro dos veículos ligeiros particulares que estiverem a transportar crianças.

2016 – A Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, vandalizada, embora a Imagem de Nossa Senhora de Fátima não tenha sofrido qualquer dano.

2017 – Cerca de 50 passageiros que se encontravam na zona de embarque do aeroporto de Hamburgo queixaram-se de odores estranhos e de terem tosse, os olhos a arder e dificuldade em respirar, o que motivou a evacuação do aeroporto.

==================.

Este é o quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 322 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “És uma adivinha. Revelas a chave nas palavras em que a escondes. Se cortas com as palavras, vai-se a chave de ti mesmo”. Nuno Bragança (1929-85), escritor português.

Os comentários estão fechados.