EFEMÉRIDES: 12 DE ABRIL – DIA DO COSMONAUTA

LOURES: PROPOSTAS DO B.E. INCLUÍDAS NOS ORÇAMENTOS PARTICIATIVOS
11 Abril, 2019
ASSEMBLEIA MUNICIPAL: SANDRA PEREIRA CONSTATA QUE ODIVELAS TEM VINDO A SER PREJUDICADA, DE HÁ MUITO, EM TERMOS DE MOBILIDADE
12 Abril, 2019

EFEMÉRIDES: 12 DE ABRIL – DIA DO COSMONAUTA

EFEMÉRIDES

12 de abril

Dia do Cosmonauta

1774 – D. José criou a Diocese de Aveiro.

1894 – Nasceu, em Lisboa, Francisco Higino Craveiro Lopes. Seria presidente da República Portuguesa, entre 1951 e 1958.

1921 – António José de Almeida, o único presidente da I República Portuguesa que cumpriu integralmente o mandato de quatro anos para que fora investido, proferiu, num banquete de gala em honra de missões estrangeiras que vieram a Portugal, o seguinte discurso: «Portugal é um velho país, que deseja continuar as tradições dos seus maiores, e, assim como as modernas investigações historiográficas estão revelando novos e importantes aspetos da nossa antiga epopeia de descobridores e conquistadores – o que nos engrandece ainda mais no conceito do mundo – assim também os observadores atentos podem notar que, atualmente, entre nós, se estão multiplicando os fenómenos de ordem política e social que hão de conduzir este povo a um destino glorioso, que será, historicamente, a continuação do destino de outrora

1954 – Bill Halley e os Cometas gravaram “Rock Around The Clok”, que é considerado o tema fundador do “rock’n’roll”.

1955 – A vacina contra a poliomielite foi considerada segura e efetiva.

1961 – O general Botelho Moniz, então ministro da Defesa do Governo de Oliveira Salazar, reclamou ao presidente da República, que na altura era Américo Thomaz, a destituição do presidente do Conselho de Ministros.

– O cosmonauta soviético Yuri Gagarine tornou-se no primeiro homem a estar em órbitra em redor da Terra, a bordo da nave Vostok-1.

1981 – Começava a viagem do vaivém espacial norte-americano Columbia, tripulado pelos astronautas Robert Crippen e John Young.

1985 – Um ataque à bomba, no Porto, causou a morte ao industrial Gomes Martins.

1992 – Abriu a Eurodisney, nos arredores de Paris.

1995 – Mário Soares, à altura Presidente da República Portuguesa, condecorou com a Ordem da Liberdade, o escritor chinês Ai Qing, que foi o tradutor de “Os Lusíadas” para o idioma chinês.

2004 – Começou o processo de despedimento coletivo na Bombardier, a antiga Sorefame da Amadora.

2005 – O grão-mestre da Maçonaria Portuguesa, António Arnaut, anunciou a entrega de uma lista que continha os nomes de 3.600 informadores e agentes da PIDE à Torre do Tombo.

2007 – O Parlamento aprovou por unanimidade o projeto comum de combate à violência doméstica.

– Foi aprovada, na generalidade, a proposta de lei do Estatuto do Aluno, com o objetivo de reforçar a autoridade dos docentes e das direções das escolas do ensino básico e secundário.

– A deputada do PC, Odete Santos, fez a sua última intervenção no plenário da Assembleia da República.

– O artista plástico André Guedes venceu a 9ª edição do Prémio União Latina, com a instalação “Amanhã Hoje”.

– A obra “A Importância da Luz” de Isidro Augusto venceu a 12ª edição do Prémio Poesia e Ficção de Almada.

– Morreu João Osório de Castro, aos 81 anos. Foi escritor e dramaturgo e o fundador da Casa da Comédia.

2008 – João Neto conquistou a medalha de ouro de -81 Kg nos Campeonatos Europeus de Judo, em Lisboa. Derrotou no combate da final o holandês Guillaume Elmont com ponto de ouro.

2014 – O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou, que o encerramento de escolas com menos de 21 alunos “não é assunto novo” e considerou que o fecho “é normal e já estava previsto há bastante tempo

2016 – Morreu o ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson, aos 77 anos. Participou em várias telenovelas, “Vila Faia”, “Origens”, “Cinzas” e “Os Lobos”.

2017 – O Estado português e o Banco Santander Totta anunciaram, ter chegado a um acordo que encerra os litígios judiciais relativos aos contratos de ‘swaps’ de cobertura de taxa de juro, celebrados com as empresas públicas de transportes.

2018 – Farida Khalaf, uma das muitas mulheres yazidis que, em 2014, foi capturada pelo Estado Islâmico, tendo sido usada e vendida como escrava sexual, esteve, em Portugal para lutar pelo reconhecimento formal do genocídio contra esta minoria étnica.

………………….

Este é o centésimo segundo dia do ano. Faltam 263 para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “É necessária uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado”. Florence Nightingale (1820 – 1910), enfermeira inglesa, fundadora da enfermagem moderna.

Os comentários estão fechados.