EFEMÉRIDES: 11 DE MARÇO – HÁ 60 ANOS OCORREU A REVOLTA DA SÉ

FUTEBOL: 1ª LIGA – F.C.PORTO PASSA A NOITE NA LIDERANÇA
10 Março, 2019
RÁDIO CRUZEIRO – PROGRAMAÇÃO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA
11 Março, 2019

EFEMÉRIDES: 11 DE MARÇO – HÁ 60 ANOS OCORREU A REVOLTA DA SÉ

EFEMÉRIDES

11 de março

Dia Europeu pelas Vítimas do Terrorismo e Dia Nacional da Epilepsia

1861 – Foi colocada da primeira pedra do edifício do Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda. O Observatório passaria a ter existência legal em maio de 1878.

1869 – Foram nacionalizadas as linhas férreas do Sul e Sueste.

1879 – Morreu, no Brasil, o escritor José Feliciano de Castilho, aos 69 anos. Estudou Direito, em Coimbra e aos 17 anos escreveu a comédia “O Estudante de Coimbra ou o Fidalgo como há muitos”. Em 1829, depois de ter estado escondido dentro e fora de Lisboa partiu para França, devido às perseguições absolutistas. Com outros escritores, fundou o “Jornal da Sociedade dos Amigos das Letras”, colaborou no “Independente”, na “Guarda Avançada aos Domingos” e fundou a “Revista Universal Lisbonense”. Foi bibliotecário-mor da Biblioteca Nacional de Lisboa e em 1846 estabeleceu-se como advogado no Rio de Janeiro, onde fundou o jornal “Ìris”.

1910 – Foi inaugurada a Igreja dos Anjos, em Lisboa, um projeto do arquiteto Ventura Terra.

1918 – Foi decretado o sufrágio universal. Terminou a exclusão dos iletrados. No entanto, as mulheres continuam sem direito de voto.

1937 – Foram criadas as Casas dos Pescadores portugueses, durante  o processo de centralização e controlo da atividade económica, encetada pela ditadura do Estado Novo.

1957 – No quarto dia de emissões regulares a RTP inaugurou a série Tele -Teatro, com a emissão de “O Monólogo do Vaqueiro”, de Gil Vicente.

1959 – Ocorreu a Revolta da Sé. Militares e civis conspiram contra o regime fascista mas a PIDE frustrou a tentativa de golpe e prendeu várias pessoas são presas. Foi a primeira vez que setores católicos se envolveram numa conspiração. As reuniões decorriam na Sé de Lisboa, com a condescendência do padre Perestrelo de Vazconcelos. Depois de julgados e presos os implicados foram enviados para Caxias, Aljuge, Trafaria e Elvas. Desta última prisão acabariam por evadir-se o capitão Almeida Santos e o médico miliciano Jean-Jacques Valente com o apoio do cabo Gil da Guarda Nacional Republicana. As circunstâncias da fuga conduziriam ao assassinato de Almeida Santos e deram origem ao romance de José Cardoso Pires “A Balada da Praia dos Cães” de onde seria extraído um filme notável.

1975 – Registou-se uma tentativa de golpe de Estado da direita, em Portugal, liderada por oficiais próximos de António de Spínola. Às 11.45, dois aviões T6 e quatro helicópteros afetos ao comando de Spínola sobrevoaram e atacaram com rajadas de metralhadora o quartel do R.A.L.I perto do Aeroporto de Lisboa. Pelas 14.00 horas o golpe era dado como perdido e Spínola escapou-se de helicóptero para Espanha.

1977 – Foi extinto o Serviço Cívico Estudantil, que tinha sido lançado no ano de 1974.

1988 – As vilas do Fundão, Marinha Grande, Vila Real de Santo António e Montemor-o-Novo foram elevadas à categoria de cidade.

1989 — Foi criado o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.

1993 — Morreu, com 82 anos, o escritor neorrealista Manuel da Fonseca. Foi o autor de “Cerromaior” e “O Fogo e as Cinzas”.

1994 – A Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais, criada em outubro de 1981, foi reclassificada como Parque Natural.

1999 – Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia, Jaime Gama e Ali Alatas, chegaram a acordo de princípio sobre a consulta popular aos timorenses quanto ao futuro daquele território.

2004 – Ocorreram três atentados simultâneos em Madrid, em quatro comboios suburbanos. Morreram 201 pessoas e cerca de 1470 ficam feridas. O Governo espanhol de Aznar acusou de imediato a ETA, que, também de imediato negou a autoria. O atentato viria a ser reivindicado por movimentos associados à Al-Qaida.

2008-  Foi lançada a Plataforma Logística Lisboa-Norte, sedeada na freguesia de Castanheira do Ribatejo.

2011 – Aconteceu um acidente na Central Nuclear de Fukushima, em consequência dos danos causados por um sismo com a magnitude 8,9, sentido ao largo da costa nordeste do Japão e que gerou em seguida um tsunami que devastou a zona.

-O Governo de José Sócrates apresentou PEC IV. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou o reforço das medidas de consolidação orçamental ainda em 2011, como “medida de precaução”. O plano seria recusado no Parlamento.

2014 – Morre, aos 71 anos, o “capitão de Abril” João Sobral Costa, vítima de doença prolongada.

2016 — Morreu, em Lisboa e com 72 anos, Maria de Fátima Patriarca. Foi investigadora jubilada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e autora das obras “A questão social no Salazarismo” e “Sindicatos contra Salazar“.

– Iolanda Balas, antiga bicampeã olímpica de salto em altura, morre aos 79 anos.

=============.

Este é o septuagésimo dia do ano. Faltam 295 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Entre nós e as palavras, o nosso dever de falar”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta português.

                            Tenente-coronel Luis Calafate, um dos envolvidos na Revolta da Sé

 

Os comentários estão fechados.