EFEMÉRIDES: 11 DE MAIO – DIA DO PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL

LINHA AMARELA DO METRO: PAULO BERNARDO E SOUSA ALERTA PARA O PERIGO DA DESMOBILIZAÇÃO
10 Maio, 2019
ESTE DOMINGO HÁ FESTA NA PRAÇA, EM SANTO ANTÃO DO TOJAL
11 Maio, 2019

EFEMÉRIDES: 11 DE MAIO – DIA DO PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL

EFEMÉRIDES

11 de maio

Dia Mundial da Oração por Vocações, Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, Dia do Parque Natural do Douro Internacional.

1937 – Morreu em Paris, Afonso Costa, uma dos obreiros da implantação da República em Portugal. Desempenhou altas finções governamentais durante a Primeira República.

1945 – Foi aprovado o Plano Rodoviário Nacional que previa a extensão da rede de estradas dos 17.000Km para os 59.000Km.

1960 – Adolf Eichmann, oficial nazi responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio, foi capturado na Argentina pelos serviços secretos israelitas.

1977 – Morreu o advogado e escritor Mário de Castro, membro do grupo dinamizador do movimento Seara Nova.

1984 – A primeira Lei de despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez foi  publicada no Diário da República.

1992 – Após 18 anos de prisão, por alegado envolvimento num atentado do Exército Republicano Irlandês, Judith Ward, na altura com 43 anos, foi  considerada inocente e indemnizada com cerca de 270 mil euros.

1995 – Morreu o pintor Neves e Sousa, aos 74 anos. Pintor icónico e poeta bucólico, nem sempre foi compreendido. Artista virtualmente bidimensionado na pintura e na poesia,  explicou um dia que ”Todas as coisas que não consigo transmitir a pintar, eu transformo-as em poesia”. Deixou quadros e murais representados em colecções, galerias e museus de todos os continentes, nomeadamente em Angola, Brasil e Portugal.

1999 – Fernanda Botelho, na altura com 72 anos, venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

– Abriu a Casa do Artista, na Estrada da Pontinha, em Lisboa. Foi Raul Solnado que trouxe a ideia do Brasil, em 1965.

2005 – O Parlamento Europeu rejeitou a proposta da Comissão Europeia para o alargamento do horário de trabalho a mais de 48 horas semanais.

2006 – O secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan nomeiou o ex-presidente Jorge Sampaio primeiro enviado especial da ONU para o combate à tuberculose.

2007 – Foi apresentado pelo governo o projeto “Citius — Magistrados Judiciais” que permite aos juízes elaborar sentenças, despachos e decisões judiciais, por via eletrónica.

– A produção portuguesa “Encontros”, do cineasta Pierre-Marie Goulet, obteve o Prémio de Honra do Júri da 4ª edição do Documenta Madrid, um dos mais importantes festivais de cinema documental da capital espanhola.

2008 –  Rui Costa  despediu-se dos relvados e colocou um ponto final numa carreira de 18 anos, que teve o seu ponto alto na conquista da Liga dos Campeões de Futebol, em 2003, ao serviço do AC Milan

2010 — O Papa Bento XVI chegava a Portugal para uma visita de quatro dias

2012 – A China Three Gorges concluiu a operação de compra de 21,35 por cento da EDP, pagando ao Estado a última tranche de 2,1 mil milhões de euros e tornando-se formalmente acionista da empresa portuguesa.

– O Parlamento aprovou as alterações ao Código do Trabalho, com votos contra de nove deputados socialistas, do deputado do CDS Ribeiro e Castro, do PCP, BE e PEV, a abstenção do PS e os votos favoráveis do PSD e CDS.

– Morreu Bernardo Sassetti, pianista e compositor, aos 41 anos, na sequência de uma queda de 20 metros duma falésia no Guincho. Como compositor destacam-se as suites “Ecos de África”, “Sons do Brasil”, “Mundos”, “Fragments”, “Entropé” e “4 Movimentos Soltos”. O seu primeiro trabalho discográfico como líder, foi gravado em 1994 e contou com a participação de Paquito D’Rivera. “Nocturno”, lançado pela editora Clean Feed em 2002, foi distinguido com o 1.º Prémio Carlos Paredes. “Índigo” e “Livre” são outras das suas mais recentes gravações de piano solo para a mesma editora. A 30 de Janeiro de 2006 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique

2015 ­- A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários condenou o fundador do BPN, Oliveira Costa, ao pagamento de 100 mil euros, por violação, a título doloso, do dever de prestar informação devida aos clientes do banco, entre outras infrações.

2017 – Uma antiga doca militar do século XVII foi encontrada em Alcântara, durante as obras de construção do novo hospital CUF Tejo, na zona de Alcântara, em Lisboa. Trata-se da doca do Baluarte do Sacramento, construída em 1652 por iniciativa do rei D. João IV. Segundo os historiadores estava integrada no sistema defensivo do estuário do Tejo e da cidade de Lisboa.

2018 – A estátua que homenageia Mário Soares, no jardim no Campo Grande, em Lisboa, foi vandalizada.

================.

Este é o centésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 234 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Se o louco persistisse na sua loucura, tornar-se-ia homem de juízo”. William Blake (1757-1827, poeta inglês.

Os comentários estão fechados.