EFEMÉRIDES: 11 DE JUNHO – PAQUETE DE OLIVEIRA MORREU HÁ 3 ANOS

FUTEBOL DISTRITAL: RICARDO MONSANTO NO C.A.C.
10 Junho, 2019
MORREU RÚBEN DE CARVALHO
11 Junho, 2019

EFEMÉRIDES: 11 DE JUNHO – PAQUETE DE OLIVEIRA MORREU HÁ 3 ANOS

EFEMÉRIDES

11 de junho

1557 — Morreu D. João III, com 55 anos, em Belém. Sucedeu-lhe o neto, D. Sebastião, sendo a regência assumida pela viúva, D. Catarina.

1704 – Nasceu, em Coimbra, o compositor português José António Carlos de Seixas, organista da Sé de Coimbra, vice mestre da Patriarcal de Lisboa.

1833 – D. Pedro V aprovou a proposta de constituição e os estatutos do Museu Portuense, atual Museu Soares dos Reis, que viria a ser inaugurado em sete anos depois.

1891 – Abriu a linha urbana dos caminhos de ferro de Lisboa, com a ligação Rossio-Campolide.

1892 – Foi assinado o contrato para a colocação de cabos submarinos entre Portugal Continental e os Açores, com a Europe and Azores Telegraph Company.

1899 – Foi criada a Assistência Nacional aos Tuberculosos e a Liga Nacional contra a Tuberculose.

1955 – Um acidente na corrida de automóveis de Le Mans causou a morte a 77 pessoas.

1959 -A ditadura colocou um fim ao sufrágio direto do Presidente da República, com a revisão da Constituição de 1933, um ano após a candidatura de Humberto Delgado.

1962 – Fuga de Alcatraz. Frank Morris, John Anglin e Clarence Anglin, presos por assaltos a bancos, burlaram o sistema de segurança da prisão federal de Alcatraz, nos EUA, apelidada de “a rocha” por ter sido construída de forma a tornar impossível qualquer fuga. Não se sabe se chegaram a terra, a polícia desistiu das investigações décadas mais tarde e declarou-os mortos, embora os corpos nunca fossem encontrados.

1999 – O Prémio Camões foi atribuído a Sophia de Mello Breyner Andresen.

2002 – Morreu o publicitário e editor de banda desenhada Telmo Protásio. Tinha 81 anos.

2005 — Morreu, aos 83 anos, Vasco Gonçalves, general, antifascista. Foi primeiro-ministro, nos  2º, 3º, 4º e 5º Governos Provisórios, entre 1974 e 1975.

2009 – O Manchester United aceitou a proposta recorde de 93 milhões de euros do Real Madrid para adquirir o futebolista português Cristiano Ronaldo.

– Quatro instituições de ensino superior portuguesas receberam rótulos europeus de qualidade especiais. As universidades de Aveiro, do Minho, Técnica de Lisboa e o Instituto Politécnico de Tomar estavam entre as 65 instituições de ensino superior de 16 países europeus que demonstraram “excelência” na aplicação do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos e do Suplemento ao Diploma.

2011 – Um recorde mundial com 10 anos foi  batido em Fátima, com a concentração de 2.310 motorizadas antigas.

2013 – A Comissão Europeia aprovou a aquisição da ANA – Aeroportos de Portugal pela empresa francesa Vinci, depois de concluir que a operação de privatização, prevista no programa de assistência financeira, não violava regras comunitárias de concorrência.

– Morreu Graça Barroso, bailarina que integrou o ballet Gulbenkian e fundou a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, aos 63 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

– Governo da Grécia anunciou o “encerramento imediato” da radiotelevisão pública grega ERT, que tinha ao seu serviço 2.600 trabalhadores. As instalações foram ocupadas e as emissões passaram a ser transmitidas através da internet.

2014 – O grupo de comunicação social Controlinveste, detentor do Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF e Jogo, entre outras publicações, anunciou o despedimento coletivo de 140 trabalhadores e a saída, por mútuo acordo, de mais 20.

2015 – O Governo de Pedro Passos Coelho decidiu vender o grupo TAP, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

2016 – Morreu aos 79 anos Paquete de Oliveira, vitima de doença prolongada. Coordenou vários projetos científicos internacionais e foi colaborador regular em diferentes jornais, revistas e televisões, designadamente do Jornal da Madeira.

2017 – O ex-ministro da Economia Daniel Bessa considerou haver um sistema de incentivos e de administração que conduz a que não haja “razão nenhuma para não ser corrupto em Portugal”.

2018 – O Governo recebeu o projecto de diploma que alarga a ADSE aos trabalhadores dos serviços públicos com contratos individuais de trabalho, sejam a termo ou sem termo, e incluía a proposta para que os serviços passem a desembolsar 0,5% sobre a massa salarial em causa.

==============

Este é o centésimo sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 203 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus piores quadros”. Henri Matisse (1869-1950), pintor francês.

Paquete de Oliveira

 

Os comentários estão fechados.