EFEMÉRIDES: 11 DE JULHO – DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO

CALEMA, ESTA NOITE, NO PALCO DO SILVADO
10 Julho, 2018
ODIVELAS: RUA MAJOR CALDAS XAVIER INTERDITA AMANHÃ E DEPOIS
11 Julho, 2018

EFEMÉRIDES: 11 DE JULHO – DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO

EFEMÉRIDES

11 de julho.

Dia Mundial da População.

Feriado Municipal em Arcos de Valdevez e Santo Tirso.

1536 – Morreu Erasmo de Roterdão, que foi figura central do humanismo europeu.

1836 – Nasceu o compositor brasileiro Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani”.

1936 – Foi assinado um Pacto de Paz entre a Alemanha de Hitler e a Áustria, mas a  anexação do país pelas forças nazis ocorreria dois anos depois.

1972 – Em protesto contra a Guerra Colonial, realizou.se uma acção das Brigadas Revolucionárias contra transportes do Exército em Cabo Ruivo, Lisboa,

1973 — Marcello Caetano, presidente do Governo, negou o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, que causou perto de 400 vítimas civis e que tinha sido revelado na véspera pelo jornal The Times.

1978 – Um camião cisterna carregado de combustível despistou-se e explodiu perto do parque de campismo de Terragona, Espanha. Morrem mais de 180 pessoas.

1992 – O escritor José Saramago recebeu o Prémio de Romance e Novela da APE, por “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

1995 – Aconteceu o massacre de Srebrenica. Mais de 7.000 muçulmanos bósnios foram  executados e os corpos enterrados em valas comuns.

2001 – Portugal conquistou 20 medalhas, entre as quais três de ouro, no campeonato mundial de atletismo para deficientes.

— Morreu a cantora portuguesa Cândida Branca Flor, aos 51 anos.

2005 – O Tribunal de Setúbal absolveu duas mulheres acusadas da prática de aborto, a pedido do Ministério Público e da defesa.

2006 – Morreu o antigo inspetor da PIDE António Rosa Casaco, aos 91 anos. Foi o líder da brigada que assassinou o general Humberto Delgado.

2007 – O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a condenação de Vale e Azevedo e da notária Lídia Menezes no caso “Dantas da Cunha”.

– O velocista Francis Obikwelu foi eleito o melhor atleta europeu do mês de junho.

– A Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o Prémio Vida Literária APE/CGD ao investigador de literatura Vítor Aguiar e Silva.

2008 – Cinquenta indivíduos envolveram-se, pela segunda vez em menos de 24 horas, num desacato com armas de fogo no Bairro da Quinta da Fonte, na Apelação.

2010 – A Espanha venceu pela primeira vez um Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul, tendo derrotado a seleção da Holanda por 1-0 após prolongamento.

– A seleção portuguesa de râguebi de sevens sagrou-se, pela sétima vez, campeã da Europa, ao derrotar na final a França por 12-05.

2013 –Cerca de cem pessoas em manifestação interromperam os trabalhos no Plenário da Assembleia da República, lançando papéis sobre os deputados e gritando “fascismo nunca mais”. Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República eleita pelo PSD reagiu numa das suas mais desconcertantes tiradas quando na sequência afirmou que “teremos de reconsiderar as regras de acesso às galerias

2014 – A Torre dos Clérigos, no Porto, foi distinguida com o certificado de excelência do site internacional de turismo e viagens TripAdviser.

2015 – Um juiz argentino ordenou a exumação dos restos mortais de José Manuel Fangio, campeão de Formula 1, para que se pudesse proceder a um teste de paternidade.

2016 – Lisboa parou e esteve em festa com a chegada dos Campeões Europeus `a capital portuguesa.

– O Fisco anunciou ter apanhado 92 mil senhorios com rendas por declarar.

2017 – PS e BE chegaram a acordo para endurecer penas por assédio no trabalho.

===============.

Este é o centésimo nonagésimo segundo dia do ano. Faltam 173 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento”. Erasmo de Roterdão (1469-1536), humanista e pedagogo.

Os comentários estão fechados.