EFEMÉRIDES: 11 DE JANEIRO – DIA INTERNACIONAL DO AGRADECIMENTO

FURTO DOS AZULEJOS NO MOSTEIRO FOI ABORDADO NA ÚLTIMA REUNIÃO DE CÂMARA EM ODIVELAS
10 Janeiro, 2019
EXPOSIÇÃO DE MASCOTES OLÍMPICAS NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES
11 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 11 DE JANEIRO – DIA INTERNACIONAL DO AGRADECIMENTO

EFEMÉRIDES

11 de janeiro

Dia Internacional do Agradecimento

Feriado Municipal em Óbidos. Assinala-se a tomada do castelo aos mouros.

O objetivo do Dia Internacional do Agradecimento, também designado, nalguns países, por Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.

1148 – D. Afonso Henriques conquistou a vila de Óbidos aos mouros.

1580 – Realizaram-se as Cortes de Almeirim que reconheceram o direito de Filipe II de Espanha ao trono português, com o título de Filipe I.

1890 – A Inglaterra apresenta o ultimato a Portugal sobre os direitos territoriais do Mapa Cor-de-rosa, uma área entre Angola e Moçambique.

1896 – Morreu o poeta João de Deus, autor de “Campo de Flores” e criador do método de leitura “Cartilha Maternal”.

1948 – Nasceu o poeta Al Berto, Alberto Raposo Pidwell Tavares, autor de “Vida das Imagens” e “Horto de Incêndio”.

1962 – Morreu na sua casa do Porto, aos 60 anos, György Orth, treinador húngaro ao serviço do FC Porto, depois de um treino matinal para preparar o jogo com o Vitória de Guimarães.

1973 – Os funcionários que participaram na vigília da Capela do Rato, em Lisboa, contra a guerra colonial, foram expulsos da Função Pública, por decisão do Governo da ditadura.

1986 – Começou a campanha eleitoral para as presidenciais. Concorriam Mário Soares, Freitas do Amaral, Salgado Zenha, Maria de Lourdes Pintassilgo e Ângelo Veloso. Mário Soares haveria de ser eleito à segunda volta.

1989 – O Governo açoriano anunciou a privatização da transportadora aérea regional SATA.

2004 – Foi apresentado o projeto PET Mamografia, uma tecnologia para deteção do cancro da mama, desenvolvida por investigadores portugueses.

2005 – O Eurostat revelou que a frota pesqueira portuguesa era a menos produtiva entre os 15 países que compunham a UE antes do alargamento.

– O jornal gratuito Metro começou a ser distribuído em Lisboa.

2006 – Os restaurantes passaram a ser obrigados a servir azeite em embalagens invioláveis.

2007 – Assembleia da República aprovou a convenção da UNESCO sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais.

2008 – Morreu Sir Edmund Hillary, com 88 anos. Foi o primeiro homem a conquistar o Evereste, o cume mais alto do Mundo.

2012 – A Liga portuguesa de futebol foi considerada a quarta mais forte do Mundo no ano de  2011, à frente das Ligas francesa, alemã ou italiana, segundo a Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.

2014 – Morreu Ariel Sharon, ex-primeiro-ministro israelita, aos 85 anos, após passar os últimos oito anos em coma.

2015 – Uma marcha silenciosa de solidariedade para com as vítimas dos atentados em França juntou mais de um milhão de pessoas em Paris.

2016 – David Bowie, cantor britânico, morreu aos 69 anos, após uma batalha de 18 meses contra o cancro.

– Morreu José Vaz Guedes, antigo treinador e jogador do Sporting e figura incontornável na história do hóquei em patins nacional, aos 77 anos.

2018 – Cinco homens armados com machados roubaram mais de quatro milhões de euros em jóias no hotel Ritz, em Paris. Três dos assaltantes acabaram por ser  detidos no local do assalto.

======================.

Este é o décimo primeiro dia do ano. Faltam 355 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “As grandes conquistas estão na nossa própria solidão”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.

 

Os comentários estão fechados.