EFEMÉRIDES: 11 DE AGOSTO – O ATOR RAUL DE CARVALHO MORREU HÁ 35 ANOS

EFEMÉRIDES: 9 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS
9 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 12 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
12 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 11 DE AGOSTO – O ATOR RAUL DE CARVALHO MORREU HÁ 35 ANOS

EFEMÉRIDES

11 de agosto

Feriado Municipal na Praia da Vitória, onde se assinala a data em que foi travada a Batalha da Praia, que opôs os partidários de D. Miguel, às forças liberais de D. Pedro.

1579 – Morreu Pedro Nunes. Foi matemático, um nome de referência do Humanismo português e da investigação europeia, autor do “Tratado das Esferas” e do sistema de medição das frações angulares, na origem do sextante.

1675 — Foi inaugurado o Observatório Astronómico de Greenwich, no Reino Unido.

1897 — Nasceu a escritora britânica Enid Blyton, que viria a ser a criadora das aventuras dos Cinco e dos Sete.

1938 — Partidários nazis destruiram a sinagoga de Nuremberga, na Alemanha.

1948 — Abriram os X Jogos Olímpicos da era moderna, em Londres, os primeiros desde o começo da II Guerra Mundial. Portugal conquistou pela primeira vez uma medalha de prata com Duarte Almeida Bello na vela e outra de bronze, com Fernando Paes, Francisco Valadas e Luis Mena e Silva no hipismo, em adestramento por equipas.

1961 – Foi efetuada a primeira operação militar portuguesa com lançamento de para-quedistas, na região de Quipedro, Angola.

1963 — Craveiro Lopes, antigo presidente da República Portuguesa, criticou publicamente, a política ultramarina de Salazar.

1984 – Morreu o ator Raul de Carvalho, aos 83 anos, depois uma vasta carreira, especialmente no teatro e no cinema. Nasceu em Salvaterra do Extremo no distrito de Castelo Branco, onde completou o ensino primário. Seguiu para o Colégio Militar e apenas com 16 anos alistou-se como voluntário para a Primeira Guerra Mundial. Estreou-se no teatro aos 20 anos, com a Companhia de Rey Colaço-Robles Monteiro, à qual esteve ligado durante quase toda a sua carreira Recebeu várias condecorações, entre elas a de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada em 1947 e a de Oficial da Ordem Militar de Cristo em 1966, e a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Lisboa.

2006 – Foi assinado o acordo para a prospeção de petróleo na baía de Peniche, que envolveu o consórcio Petrobrás-Galp-Partex.

2007- O Sporting conquistou pela sexta vez a Supertaça portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 o FC Porto, graças ao golo marcado aos 75 minutos por Izmailov, em jogo disputado no Estádio Municipal de Leiria.

– O projeto de cinema “Memories”, que inclui uma curta-metragem do realizador português Pedro Costa, foi galardoado com o prémio especial do júri, no Festival de Cinema Locarno, na Suiça

2008 – Uma criança de 11 anos, que acompanhava o pai num assalto a um estaleiro de materiais de construção, em  Santo Antão do Tojal, foi morta por um tiro disparado por um agente da GNR. O pai, detido em flagrante delito, estava evadido da prisão de Alcoentre desde 1999.

– O nadador Pedro Oliveira bateu o recorde nacional dos 200 metros mariposa, ao cumprir a distância em 1.57,41 minutos, que lhe valeu o 24.º lugar em todas as séries da prova dos Jogos Olímpicos de Pequim2008.

2010 – O escritor António Pocinho, de 52 anos, morreu em Tomar.

2011 — Morreu José Manuel Osório, fadista e estudioso de fado, aos 64 anos.

2013 – Agressões e lançamento de pedras fizeram 12 feridos, num ataque a uma mesquita no Sri Lanka.

2014 – O Instituto Nacional de Estatística revelou que o número de jovens em Portugal diminuiu em cerca de meio milhão na última década, havendo mesmo, municípios que perderam metade da sua população entre os 15 e os 29 anos.

2015 – Um novo decreto reforçou a proteção das vítimas de violência doméstica e passou a prever a possibilidade destas receberem apoios do Estado para pagar a renda de casa.

2016 – Constança Urbano de Sousa, à altura ministra da Administração Interna, admitiu em Arouca, uma das zonas mais afetadas pelos incêndios em 2016, o agravamento de penas para os incendiários.

2017 – A polícia de Londres deteve um homem de 41 anos suspeito de ter empurrado uma mulher para a frente de um autocarro enquanto corria na ponte de Putney, no sudeste da capital britânica.

2018 – Segundo o jornal “Público” a falta de médicos e enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde era um dos fatores que gerarava impaciência e, assim, desencadeava episódios de violência contra estes profissionais de saúde.

===============.

Este é o ducentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 142 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Se deixássemos de tentar tão desesperadamente ser felizes, passaríamos, pelo menos, a viver melhores tempos”. Edith Wharton (1862-1937), escritora norte-americana.

Os comentários estão fechados.