EFEMÉRIDES: 10 DE OUTUBRO – HÁ UM ANO, OS TAXISTAS PARALISARAM LISBOA, EM PROTESTO CONTRA A UBER

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: PROPOSTAS VENCEDORAS FORAM ESTA NOITE APRESENTADAS NO MULTIUSOS
9 Outubro, 2017
DOS 8 AOS 80 EMISSÃO Nn. 28 12.10.2017
11 Outubro, 2017

EFEMÉRIDES: 10 DE OUTUBRO – HÁ UM ANO, OS TAXISTAS PARALISARAM LISBOA, EM PROTESTO CONTRA A UBER

EFEMÉRIDES

10 de outubro

Dia Mundial da Saúde Mental e Dia Europeu Contra a Pena de Morte.

1946 – Ocorreu um levantamento no Regimento de Cavalaria 6, no Porto, contra a ditadura do Estado Novo, liderado pelo alferes Queiroga. As tropas foram detidas na Mealhada.

1954 – Foi fundada a UPNA, União dos Povos do Norte de Angola, movimento de Holden Roberto que esteve na base da UPA.

1961 — O navio “Funchal” foi lançado ao mar na Dinamarca, país onde foi construído sob encomenda da empresa da Empresa Insulana de Navegação e seguindo o projeto do Almirante Rogério d’Oliveira.

1965 – Durante a Guerra Colonial foi acionada a primeira mina anticarro, por forças portuguesas, na região de Sagal, Mueda, em Moçambique.

1969 – A política colonial portuguesa foi condenada pelo Governo sueco, que reforçou o auxílio económico à Frelimo e ao PAIGC.

1971 – No decurso da Guerra Colonial foram massacrados 14 civis pelas tropas dos grupos especiais de Kaúlza de Arriaga, em Daque, na região de Tete, em Moçambique.

1977 – Foi constituída a Fundação José Fontana, em homenagem ao fundador e precursor dos ideais socialistas e republicanos portugueses.

1985 – Morreu o cineasta, encenador e ator Orson Welles, aos 70 anos. Foi o realizador de “O Mundo a Seus Pés” e da versão radiofónica de “A Guerra dos Mundos”.

1987 – Morreu o poeta Luís Veiga Leitão, aos 75 anos.

1992 – Carlos Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, recebeu o Prémio Nacional de Oncologia.

2007 – Um estudante de 14 anos abriu fogo num liceu de Clevland (Ohio) antes de se suicidar. Cinco pessoas foram levadas para os hospitais, três adolescentes e dois adultos.

2008 – O Parlamento rejeitou dois projetos de lei, do Bloco de Esquerda e dos Verdes, sobre o casamento de homossexuais. O ex-líder da JS Pedro Nuno Santos teve autorização do grupo parlamentar do PS para votar a favor, enquanto o deputado socialista Manuel Alegre quebrou a disciplina de voto imposta pelo PS.

2011 – Luís Figo imortalizou a sua pegada no Passeio dos Campeões, em Monte Carlo, local onde já se encontrava a pegada de Eusébio.

– Morreu Virgílio Duarte Barros, aos 88 anos. Foi uma das vozes dos extintos Parodiantes de Lisboa, celebrizado pela personagem “Delicadinho da Silva

2013 – O Governo de Pedro Passos Coelho aprovou a venda dos CTT em bolsa.

2014 – Dezasseis policias brasileiros foram presos por exigirem dinheiro de resgate a traficantes.

2016 – Os taxistas realizaram um protesto nacional contra a Uber, com uma marcha lenta por várias cidades. Em Lisboa a cabeça do protesto parou na Rotunda do Relógio, junto ao Aeroporto, onde os taxistas se envolveram em protesto com a polícia. Dois deles, acabariam mesmo por ser detidos.

 

.Este é o ducentésimo octogésimo terceiro dia do ano. Faltam 82 dias para o termo de 2017

.Pensamento do dia: “A História é sempre uma lição de moral”. Oliveira Martins (1845-94), historiador e político português.

Os comentários estão fechados.