EFEMÉRIDES: 10 DE JULHO – MARIA DE LOURDES PINTASSILGO MORREU HÁ 14 ANOS

CDS/ODIVELAS COM MAIS PESO NOS ÓRGÃOS DISTRITAIS
9 Julho, 2018
OPINIÃO/CRUZEIRO: VIDEO QUÊ??!!
10 Julho, 2018

EFEMÉRIDES: 10 DE JULHO – MARIA DE LOURDES PINTASSILGO MORREU HÁ 14 ANOS

EFEMÉRIDES

10 de julho

Feriado Municipal na Maia, onde decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, e em Miranda do Douro onde se comemora a data de elevação a cidade.

1900 – O Metropolitano de Paris foi aberto ao público, como atração da Exposição Universal. A inauguração oficial ocorreria nove dias depois.

1902 – Foi inaugurado o Elevador do Carmo, mais conhecido por Elevador de Santa Justa, que faz  a ligação entre a Rua Augusta e o Largo do Carmo. Foi uma obra do engenheiro Raul Mesnier de Ponsard.

1945 – Reabriu o Museu do Louvre, um ano depois da libertação de Paris.

1961 – Começou a “Operação Viriato” contra a guerrilha em Angola com a  tomada a base de Nambuangongo.

1964 – Realizou-se o primeiro desfile da minissaia, que foi criada pela estilista britânica Mary Quant.

1965 – Durante o congresso Mundial da Paz, em Helsínquia. Os Estados participantes aprovaram a semana de solidariedade com os combatentes pela independência, nos territórios sob domínio português.

1973 — O jornal britânico The Times revelou o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, ocorrido a 16 de dezembro de 1972, por comandos e forças da PIDE-DGS, com o testemunho do missionário Adrian Hastings.

1974 – Demitiu-se o primeiro-ministro Adelino da Palma Carlos que liderou o primeiro Governo provisório, após o 25 de Abril

1985 — A Assembleia da República ratificou o tratado de adesão de Portugal à CEE, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, ASDI e UEDS, os votos contra do PCP e de Os Verdes. O MDP não compareceu na sessão.

– Um atentado ao navio Rainbow Warrior, da organização ecologista Greenpeace, em Auckland, Nova Zelândia causou a morte ao fotógrafo português Fernando Pereira.

2001 — O poeta português Eugénio de Andrade recebeu o Prémio Camões.

2003 – Morreu Manuel Vasques, antigo jogador do Sporting, um dos cinco “violinos”, das décadas de 40 e 50. O antigo médio tinha 77 anos.

2004 — Morreu Maria de Lourdes Pintasilgo, aos 74 anos, engenheira química, primeira-ministra no V Governo, embaixadora de Portugal na UNESCO entre 1975 e 1981, candidata à Presidência da República em 1986 e deputada ao Parlamento Europeu entre 1986 e 1991.

2007 – O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, revelou que os 19 hospitais das Misericórdias iriam ignorar a Lei e recusar fazer interrupções voluntárias da gravidez, mantendo uma decisão tomada aquando do primeiro referendo.

2008 – Mais de duas mil pessoas receberam o príncipe Aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismailis, à sua chegada ao aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, para uma visita de quatro dias a Portugal a convite do Governo.

2012 — Morreu Maria Keil, artista plástica, autora de vários painéis de azulejos das primeiras estações do Metropolitano da de Lisboa, aos 97 anos.

2013 – Foi inaugurada, em Sines, a fábrica de biodiesel da Galp.

2014 – A Comissão do Mercado de Valores Imobiliários suspendeu a negociação das ações do BES

2015 – Morreu Omar Sharif aos 83 anos. O ator egípcio, que ficou célebre pela interpretação do personagem Doutor Jivago não resistiu a um ataque cardíaco.

2016 – Portugal sagrou-se, pela primeira vez, Campeão da Europa em futebol, ao vencer a França, após prolongamento, por 1-0 no jogo da final, disputado no Stade de França. Éder foi o autor do golo aos 109 minutos.

2017 – O Ministério Público acusou 25 funcionários do serviço de bagagem do aeroporto de Lisboa dos crimes de furto qualificado, receptação e abuso de confiança. Os arguidos eram funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo no aeroporto de Lisboa e tinham livre acesso às bagagens dos passageiros para as carregar ou descarregar no terminal de bagagens.

================.

Este é o centésimo nonagésimo primeiro dia do ano. Faltam 174 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Cada homem tem apenas para dar/ um horizonte de cidades bombardeadas.” Eugénio de Andrade (1923-2005).

                                                                  Maria de Lourdes Pintassilgo

Os comentários estão fechados.