EFEMÉRIDES: 10 DE JANEIRO – TRISTÃO DA SILVA MORREU HÁ 31 ANOS

ESTE SÁBADO HÁ VIDA EM MONTACHIQUE
9 Janeiro, 2019
“JUNTOS PELO CIRCO” QUER LEVAR PETIÇÃO AO PARLAMENTO
10 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 10 DE JANEIRO – TRISTÃO DA SILVA MORREU HÁ 31 ANOS

EFEMÉRIDES

10 de janeiro

1871 – Morreu o jornalista republicano António França Borges. Foi fundador do jornal “O Mundo”.

1875 – Foi fundado o primeiro Partido Socialista português, por José Fontana.

1911 – Começou a greve dos ferroviários portugueses.

1920 – Foi constituída a Sociedade das Nações, antecessora da ONU. Afonso Costa foi o primeiro representante português na organização.

1922 – Nasceu, em Lisboa, o musicólogo João de Freitas Branco.

1925 – Morreu, em Elvas, o poeta António Sardinha

1976 – Começou a publicação do matutino português “O Diário”.

1978 – Morreu o cantor Tristão da Silva, na sequência de um acidente de automóvel. De origem humilde, iniciou a carreira em 1937, com apenas 10 anos de idade, no Café Mondego, em Lisboa. Devido à sua idade, só podia atuar na matinês de domingo e era conhecido como O Miúdo do Alto do Pina, por ter vencido um concurso de Fado realizado no bairro onde morava. Alcançou o sucesso em 1954 com as canções Nem às Paredes Confesso e Maria Morena. Em 1955 fez uma digressão à Ilha da Madeira, durante a qual se assumiu como opositor de Salazar, mas nunca foi preso por isso, e o sucesso dele nunca foi afectado pelas suas convicções políticas.

1979 – Morreu o professor João Ferreira Marques, investigador científico, destacado antifascista.

1996 – O rei Hussein, da Jordânia, efetua a primeira visita oficial a Israel.

2000 – Uma empresa norte-americana anunciou ter completado a sequência de 90 por cento do genoma humano

2003 – Morreu João Amaral, parlamentar, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, e um dos principais defensores da renovação do PCP.

2004 – Data da primeira reunião do Clube do Chiado, uma associação cívica, centrada no debate do contexto europeu e transatlântico de Portugal.

2005 – A Autoridade da Concorrência condenou cinco empresas de multinacionais farmacêuticas a uma coima conjunta de 3,2 milhões de euros, pela prática de cartel no fornecimento ao Centro Hospitalar de Coimbra.

2009 – Morreu José Rodrigues da Silva, jornalista, editor do Jornal de Letras, Artes e Ideias. Tinha 69 anos.

– Morreu José Timóteo, membro do Comité Central do PCP. Contava 56 anos.

2011 – José Mourinho foi eleito pela FIFA o melhor treinador do Mundo de 2010. No ano de estreia do galardão para melhor treinador, José Mourinho venceu Vicente Del Bosque, o seu principal rival na corrida pelo prémio, e o catalão Pepe Guardiola.

2014 – O ministro ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, anunciou que o Governo iria transferir todas as competências que detinha sobre a RTP para o novo conselho geral independente, com exceção da tutela financeira.

2016 – O Sporting conquistou a primeira edição da Taça da Liga de futsal, ao vencer, na final, o Fundão por 2-0, num jogo que se realizou no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.

2017 – Começou a ser taxado o novo Imposto de Selo, de 4% sobre os pagamentos com cartões bancários, uma medida que surpreendeu e revoltou os comerciantes

2018 – Uma equipa de cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes descobriu ser possível reverter o envelhecimento, revertendo células adultas em células estaminais.

=================.

Este é o décimo dia do ano. Faltam 356 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Albert Einstein (1889-1955), cientista alemão, naturalizado norte-americano, Prémio Nobel da Física.

Os comentários estão fechados.