EFEMÉRIDES: 10 DE FEVEREIRO – FAZ 20 ANOS QUE MORREU A PINTORA MALUDA

FUTEBOL JUNIOR: DESPERTAR VENCEU E ISOLOU-SE NO COMANDO DA SUA SÉRIE
9 Fevereiro, 2019
FUTEBOL. CAMP. NAC. SENIORES – SANTA IRIA EMPATOU. LOURES E SACAVENENSE DERROTADOS
10 Fevereiro, 2019

EFEMÉRIDES: 10 DE FEVEREIRO – FAZ 20 ANOS QUE MORREU A PINTORA MALUDA

EFEMÉRIDES

10 de fevereiro

Feriado Municipal em Aguiar da Beira, onde se assinala a restauração do Município.

1502 – Vasco da Gama partiu de Lisboa para a segunda viagem ao Oriente, quatro anos após a primeira viagem e na qual foi descobriu o caminho marítimo para a India.

1763 – Portugal aderiu ao Tratado de Paris, celebrado entre Espanha e França, que pôs termo à Guerra dos Sete Anos e estabeleceu a cedência à Inglaterra dos territórios do Canadá.

1792 – O príncipe João, futuro D. João VI, assumiu a regência do Reino, face à deterioração do estado de saúde de D. Maria I.

1942 – O primeiro disco de ouro da história da indústria discográfica foi atribuído ao chefe de orquestra americano Glenn Miller.

1976 – Foi lançado o semanário “O Diabo”.  Fundado por Maria Armanda Falcão, mais conhecida pelo seu pseudónimo de Vera Lagoa, o jornal esteve suspenso durante vários meses por decisão do Conselho de Revolução e só retomou a sua publicação em fevereiro de 1977 que, por motivos legais é a data que aparece no cabeçalho.

1992 – O escritor Miguel Torga recebeu o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores. Na mesma altura, a APE oficializou a candidatura do poeta ao Nobel da Literatura.

1999 – Morreu a pintora Maluda, Maria de Lourdes Ribeiro, aos 65 anos. Nasceu em Pangim e viveu desde 1948 em Lourenço Marques, atual Maputo, onde começou a pintar e onde formou, com mais quatro pintores, o grupo que se intitulou “Os Independentes”. Obteve uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian e viajou para Portugal, onde trabalhou com o mestre Roberto de Araújo em Lisboa. Depois, viveu em Paris, como bolseira da Gulbenkian e foi nessa altura que se interessou pelo retrato e por composições que fazem a síntese da paisagem urbana, com uma paleta de cores muito característica e uma utilização brilhante da luz, que conferem às suas obras uma identidade muito própria e inconfundível. Fez várias séries de selos para os CTT e dois deles ganharam, na World Government Stamp Printers Conference,  o “Prémio mundial” para o melhor selo em 1987 e 1989. Recebeu o “Prémio Bordalo Pinheiro”, atribuído pela Casa da Imprensa e foi agraciada pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. A sua  última exposição individual, foi os “Os selos de Maluda”, patrocinada pelos CTT

2004 — A primeira convenção Compromisso Portugal admitiu o levantamento do sigilo bancário, para efeitos fiscais. Foi uma das 30 propostas apresentadas no encontro.

2008 – O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi alvejado durante um ataque à sua casa executado por homens armados. O primeiro-ministro de Timor, Xanana Gusmão, também foi atacado a caminho de Díli, mas não sofreu qualquer ferimento. O major Reinado morreu na emboscada. Foi declarado o Estado de Sítio em Timor-Leste

– Cavaco Silva, chegou a León, em Espanha, para uma visita de dois dias, durante a qual vai recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de León, o primeiro a ser atribuído a um Chefe de Estado estrangeiro.

2009 – A 8ª Conferência Regional Europeia da Organização Internacional do Trabalho juntou delegações de 51 países europeus no Centro de Congressos de Lisboa.

2012 – Pedro Passos Coelho considerou que os políticos portugueses não são bem pagos, numa altura em que todo o país estava a fazer enormes sacrifícios devido à austeridade imposta.

2014 -Uma derrocada num edifício da rua Miguel Bombarda, no Porto, e o risco de ruína da fachada obrigaram hoje ao encerramento do centro de saúde e ao corte do trânsito em parte da artéria.

2016 – O Parlamento voltou a aprovar com maioria absoluta, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e alterações à lei do aborto, que tinham sido vetadas por Cavaco Silva. A lei sobre a adoção por casais do mesmo sexo obteve 137 votos a favor, do PS, BE, PCP, Os Verdes, PAN e de 19 deputados do PSD. Registaram-se 73 votos contra das bancadas do PSD e do CDS e ainda oito abstenções, a maior parte do PSD.

2017 – A cidade do Porto voltou a ser eleita como o “Melhor Destino Europeu”, um título que já tinha conquistado em 2012 e 2014.

2018 – Portugal conquistou pela primeira vez o título de campeão europeu de futsal, em Ljubljana, ao vencer a Espanha por 3-2.

====================.

Este é o quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 326 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Numa época de ignorância, não temos nenhuma dúvida, mesmo quando se cometem os piores males; numa época de conhecimento, trememos mesmo quando os maiores bens são praticados”. Charles de Montesquieu (1698-1755), filósofo, escritor e político francês.

                                                    A pintora Maluda, Maria de Lurdes Ribeiro.

Os comentários estão fechados.