EFEMÉRIDES: 1 DE FEVEREIRO – HÁ DEZ ANOS O MARATONA SAGROU-SE CAMPEÃO EUROPEU DE CORTA-MATO

“PAIS INFORMA”, COM DANIEL SAMPAIO, EM CAMARATE
31 Janeiro, 2019
ODIVELAS: QUARTA-FEIRA HÁ REUNIÃO DE CÂMARA
1 Fevereiro, 2019

EFEMÉRIDES: 1 DE FEVEREIRO – HÁ DEZ ANOS O MARATONA SAGROU-SE CAMPEÃO EUROPEU DE CORTA-MATO

EFEMÉRIDES

1 de fevereiro

1507 – Isabel I, de Inglaterra, assinou a ordem de execução de Maria Stuart, da Escócia.

1727 – A Inglaterra e a Espanha entraram em guerra, após os espanhóis terem cercado  cerco de Gibraltar.

1808 – As forças de Napoleão, comandadas por Junot, retiraram a coroa portuguesa à Casa de Bragança. O país passou a estar sob administração francesa e o Conselho de Regência foi dissolvido.

1850 – A proposta de Lei da Liberdade de Imprensa, conhecida por “Lei da Rolha”, foi apresentada na Câmara dos Pares do Reino. Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Lopes de Mendonça contestaram o diploma.

1890 – Foi constituída a Liga Patriótica do Norte, do escritor Antero de Quental, “por amor à Liberdade”.

– Foi tocada, pela primeira vez, num sarau em Lisboa, “A Portuguesa”, de Alfredo Keil e Lopes de Mendonça.

1904 – Começou o serviço combinado de caminhos-de-ferro entre as estações das linhas do Sul e Sueste e as da Companhia Real.

1908 -. D. Carlos e o príncipe herdeiro, Luís Filipe, são mortos a tiro no Terreiro do Paço, em Lisboa. D. Manuel II sobe ao trono.

1933 – O ministro português da Obras Públicas Duarte Pacheco encomenda o estudo para a construção de uma ponte sobre o Tejo, em Lisboa, entre o Beato e o Montijo.

1959 — A Suíça rejeitou o direito de voto das mulheres, em referendo.

1984 – Saiu o primeiro número do África Jornal.

1988 – A Agência LUSA abriu a sua delegação em Macau.

1989 – Foi aberto o testamento do pintor surrealista Salvador Dalí. A fortuna foi deixada ao Estado espanhol.

1993 – Morreu o fotógrafo Augusto Cabrita, aos 68 anos

1996 – Morreu o jornalista português Celestino Amaral, aos 45 anos.

2002 – Morreu o republicano e socialista Raul Rego, aos 88 anos. Foi cofundador do PS, resistente anti-fascista, ministro da Comunicação Social no I Governo Provisório, diretor do jornal República.

2004 – Ocorreram atos de violência no jogo Vitória de Guimarães-Boavista, partida que contava para a, então, Super Liga, e que levaram à intervenção da PSP e da GNR. Em resultado o Estádio D.Afonso Henriques ficou interdito por um mês.

2007 – Rui Vilar foi reeleito presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

2008 – O Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rui Marques, foi substituído no cargo, a seu pedido, por Rosário Farmhouse

– Dois atentados cometidos por mulheres deficientes mentais em Bagdad em dois mercados públicos de Al-Ghazil e de Al-Jadida, em dia de descanso semanal, causaram 98 mortos e 208 feridos no Iraque

2009 – A equipa masculina do Maratona sagrou-se campeã europeia de corta-mato, em Istambul. A formação feminina foi segunda, na 46ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Istambul.

2010 – Carlos César foi reeleito presidente do PS/Açores para mais um mandato de dois anos, tendo conquistado 99,3 por cento dos votos dos militantes que participaram nas eleições diretas.

2013 – Em Espanha a alegada contabilidade paralela do partido popular, entre 1990 e 2008, estava a ser um duro golpe para os conservadores e fez mesmo  abanar os alicerces do governo espanhol.

2015 – Em São Paulo, no Brasil, cerca de 50 pessoas protagonizaram um enorme e coletivo beijo  homossexual num protesto contra a homofobia

2016 – Soube-se que os três membros do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Aviação Civil  beneficiaram de aumentos salariais superiores a 200% nos últimos dias do governo de Pedro Passos Coelho.

2017 – Um estudo britânico concluiu que pessoas que adiam o despertador de manhã são pessoas mais inteligentes, criativas e felizes

2018 – O Senado da Polónia quis apagar a memória e aprovou uma lei sobre o Holocausto que prevê até três anos de prisão para quem utilizar a expressão “campos da morte polacos”, sob a justificação de que importava “defender a imagem do país”.

===================.

Este é o trigésimo segundo dia do ano. Faltam 333 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Só pela moral o Mundo será libertado e salvo”. Antero de Quental (1842-91), escritor português.

Os comentários estão fechados.