DIA INTERNACIONAL DO OBJETOR DE CONSCIÊNCIA

OPINIÃO/CRUZEIRO: MOBILIDADE E TRANSPORTES
15 Maio, 2019
EFEMÉRIDES: 16 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DAS HISTÓRIAS DE VIDA
16 Maio, 2019

DIA INTERNACIONAL DO OBJETOR DE CONSCIÊNCIA

No Dia Internacional do Objetor de Consciência, Paulo Bernardo e Sousa recorda as palavras de seu pai, um dos lutadores desta causa, que reproduzimos integralmente.

“O meu pai, Júlio Sousa, o grande obreiro do reconhecimento à  Objecção de Consciência em Portugal, publicou o seguinte texto, que pela sua pertinência reproduzo na íntegra, sendo que na íntegra sobrescrevo. Num tempo em que a Não-Violência se impõe e a Educação  para a Paz se revela da maior necessidade tudo isto faz mais sentido ainda.”

«Hôje, 15/05, é “DIA INTERNACIONAL DO OBJECTÔR DE  CONSCIÊNCIA”. Parabéns e coragem continuada a tôdos quantos têm exercido o inviolável direito de “objecção de consciência” com  coerência e sentido construtivo, em ordem à verdade e ao bem. Minha  solidariedade vai para tôdos, especialmente para aquêles que em alguns países ainda sofrem perseguição por causa de suas convicções e da afirmação de sua consciência nobre e corajosa. — Shalom!»

Shalom (שלום) é uma palavra hebraica e Salam (سلام) é uma palavra  árabe, ambas significando paz, harmonia, integridade, da prosperidade,  bem-estar e tranquilidade e ambas são usadas como cumprimento.

Paulo Bernardo e Sousa

Os comentários estão fechados.