CULTURA POPULAR É O TEMA DAS 7 MARAVILHAS® EM 2020

1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020 DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ODIVELAS
15 Fevereiro, 2020
OITO TONELADAS DE MONOS RECOLHIDOS SÓ NUMA SEMANA PELA JUNTA DE ODIVELAS
19 Fevereiro, 2020

CULTURA POPULAR É O TEMA DAS 7 MARAVILHAS® EM 2020

Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas®,

Depois da nossa História, da Natureza, da Gastronomia, das Praias, das Aldeias, da Mesa e dos Doces este ano será a vez do Património Cultural Imaterial  eleger as 7 Maravilhas da Cultural Popular de Portugal ®.

O projeto foi apresentado no Museu de Arte Popular em Lisboa, por Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, e o formato televisivo por José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional. Catarina Furtado e José Carlos Malato, apresentadores da RTP, estiveram presentes enquanto embaixadores das eleições 7 Maravilhas.

“A grande aposta deste ano passa por promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública e de atração turística”, explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. “Das muitas razões que explicam porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade. É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®”, acrescentou.

As categorias a concurso são: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.

As categorias do concurso permitem a organização e comparação de todos os Patrimónios, independentemente da sua natureza, de modo a avaliar o valor de cada manifestação cultural, enquanto afirmação distintiva do seu território.

As candidaturas terminam a 1 de março e são realizadas online, no site oficial das 7 Maravilhas®.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “a RTP1 volta a associar-se às 7 Maravilhas® para uma nova viagem televisiva pelo país, pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.

A Gala Finalíssima decorre a 5 de setembro de 2020 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 patrimónios como 7 Maravilhas da Cultura Popular®.

Para mais informações: info@7maravilhas.pt

Os comentários estão fechados.