Coreia do Norte vai desmantelar o complexo de testes nucleares

SEM ORÇAMENTO APROVADO NÃO HAVERÁ GOVERNO
12 Maio, 2018
Dez primeiros helicópteros alugados estão prontos a operar nos incêndios
12 Maio, 2018

Coreia do Norte vai desmantelar o complexo de testes nucleares

A Coreia do Norte anunciou hoje que está a tomar “medidas técnicas” para desmantelar o seu complexo de ensaios nucleares e que convidará jornalistas estrangeiros para uma cerimónia de lançamento do processo entre 23 e 25 de maio.

“Uma cerimónia de desmantelamento do complexo de ensaios atómicos está prevista para entre 23 e 25 de maio, em função das condições meteorológicas”, indicou a agência estatal norte-coreana KCNA, citando um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Ministério adianta que o desmantelamento incluirá a explosão dos túneis, o bloqueamento das entradas e a eliminação de todas as instalações de observação, centros de investigação e estruturas de unidade de guarda no terreno e também a “área circundante será completamente fechada”.

Durante a histórica cimeira entre as duas Coreias, a 27 de abril, o dirigente norte-coreano Kim Jong-un propôs a Seul encerrar em maio o seu único complexo conhecido de ensaios nucleares, Punggye-ri, uma instalação secreta perto da fronteira com a China.

Foi neste complexo subterrâneo que se realizaram os seis testes nucleares realizados por Pyongyang, o último dos quais em setembro do ano passado.

Os Estados Unidos declararam na sexta-feira estar “prontos” para ajudar a economia norte-coreana e dar “garantias” a Kim Jong-un se Pyongyang tomar “medidas corajosas” para uma “desnuclearização rápida” e “completa”.

Kim e Trump vão reunir-se a 12 de junho em Singapura.

Os comentários estão fechados.