CDU-REAQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS SOCIAIS DE SANTA MARIA

ACONTECEU A 10 DE AGOSTO DO ANO …
11 Agosto, 2020
ACONTECEU A 11 DE AGOSTO DO ANO…
11 Agosto, 2020

CDU-REAQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS SOCIAIS DE SANTA MARIA

Bairro menino deus

 A CDU congratula-se com o lançamento das empreitadas para Requalificação dos Espaços Públicos dos Bairros Sociais de Santa Maria – Pontinha

Odivelas 7 de agosto 2020 – Segundo declarações da CDU enviadas á nossa redação, várias foram as diligências, tomadas de posição, contactos com a população e exigências ao executivo da Câmara Municipal de Odivelas que a força política fez, ao longo de vários anos, para que estes bairros da Pontinha fossem requalificados e as suas populações fossem tratadas com a mesma dignidade que todos os munícipes.

Recordamos que em novembro de 2014, após visita aos Bº de Stª Maria e S. José e tendo em conta os problemas colocados pela população, os vereadores da CDU propuseram à Câmara Municipal de Odivelas que elaborasse um plano de intervenção nestes bairros, abrangendo vários domínios, nomeadamente: requalificação do espaço público, criação de zonas verdes, parques infantis, espaço de convívio e promoção de medidas para apoio aos proprietários na pintura e reparação das suas casas.

Em janeiro de 2015, após visita ao Bairro Dr. Mário Madeira, os vereadores da CDU colocaram em reunião de Câmara os problemas identificados – também aqui a degradação do espaço público e do parque habitacional, a falta de um parque infantil para as crianças e espaços de convívio e lazer para os idosos – exigindo a intervenção da Câmara Municipal.

Em março de 2015, foi realizado um debate em torno das questões da habitação denominado “O direito a uma habitação digna e a uma vida com qualidade”, que contou com a participação de vários moradores da Urmeira, Bº Mário Madeira, Menino de Deus, Quinta das Lágrimas e Olival Pancas, onde a CDU assumiu o compromisso de apresentar um plano de intervenção para estes bairros

Em abril de 2015, cumprindo o compromisso assumido, foi apresentado na reunião da Câmara um “Plano Municipal de Intervenção nos Bairros de Stª Maria, S. José, Mário Madeira e Menino de Deus”, plano que abrangeu várias áreas e apontou medidas concretas para cada um dos bairros, defendendo que o mesmo fosse implementado até 2017.

Ao fim destes anos, não obstante algumas ações pontuais, o estado de degradação então verificado agravou-se.

A CDU congratula-se por, finalmente, na reunião de Câmara realizada no passado dia 5 de Agosto ter sido aprovada a adjudicação das empreitadas para a requalificação dos espaços
públicos dos Bairros Sociais de Santa Maria – Pontinha.

Quanto ao parque habitacional, da responsabilidade do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), cuja degradação é sobejamente conhecida, a CDU reitera a exigência da sua reabilitação, cabendo à Câmara Municipal de Odivelas promover as necessárias diligências junto daquele organismo.

 

Os comentários estão fechados.