CDS/ODIVELAS EVOCOU A MEMÓRIA DE ADELINO AMARO DA COSTA

38º TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL INFANTIL
19 Abril, 2019
EFEMÉRIDES: 20 DE ABRIL – DIA DO TURISTA
20 Abril, 2019

CDS/ODIVELAS EVOCOU A MEMÓRIA DE ADELINO AMARO DA COSTA

Por ocasião da passagem dos 76 anos sobre a data do nascimento de Adelino Amaro da Costa, a Comissão Politica Concelhia de Odivelas do CDS evocou a sua memória “enquanto personalidade impar da implementação e da estabilização do regime democrático português”.
Estadista e político, detentor de uma personalidade ímpar, Adelino Amaro da Costa foi fundador do CDS do qual foi o primeiro secretário-geral e eleito deputado na Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto. Em 1975 fundou o IDL – Instituto Democracia e Liberdade, que após a sua morte se passou a chamar Instituto Amaro da Costa e no princípio de 1980 tomou posse como Ministro da Defesa Nacional num governo liderado por Sá Carneiro.
Adelino Amaro da Costa viria a falecera 4 de dezembro de 1980, num trágico acidente de aviação, quando se deslocava de Lisboa para o Porto a fim de participar num comício da campanha eleitoral de Soares Carneiro à presidência da República, onde faleceu também a sua mulher, Manuela Pires, o então primeiro ministro Sá Carneiro e a sua companheira Snu Abecassis, António Patrício Gouveia e os dois pilotos do avião.
Amaro da Costa foi condecorado a título póstumo com a Medalha Militar de Ouro de Serviços Distintos, e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes, em reconhecimento da personalidade ímpar, da craveira intelectual e da dimensão humana do homem que foi
A Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS, antecipa a este propósito que, em coordenação com o eleito na Assembleia da União de Freguesias de Ramada e Caneças pelo CDS Armindo Cardoso,  vai apresentar através deste último na 1ª Sessão Ordinária daquele órgão autárquico, já marcada para o dia 29 de abril, uma Recomendação ao Executivo no sentido de ser atribuída a toponímia “Eng. Adelino Amaro da Costa” a uma das rotundas das novas Urbanizações da Serra da Amoreira, na freguesia da Ramada.

 

Os comentários estão fechados.