BE/ODIVELAS QUER COZINHAS NAS ESCOLAS DO CONCELHO

O ISCE FAZ 34 ANOS, ESTA SEXTA-FEIRA
7 Novembro, 2018
ODIVELAS: CÂMARA MUNICIPAL VAI ADMITIR MOTORISTAS
7 Novembro, 2018

BE/ODIVELAS QUER COZINHAS NAS ESCOLAS DO CONCELHO

O Bloco de Esquerda/Odivelas alerta em Nota de Imprensa enviada às redações para a continuação de problemas com as refeições escolares no concelho e aponta a confeção de proximidade, com cozinhas nos espaços escolares como solução.
O ano letivo começou em setembro, mas os problemas com as refeições escolares em Odivelas permanecem. Pouca diversidade, doses pequenas e, por vezes, refeições mal cozinhadas e sem grande valor nutricional são as principais queixas de estudantes e encarregados/as de educação. Por forma a ultrapassar esses constrangimentos, casos há em que algumas famílias preferem enviar as refeições cozinhadas em casa.
Apesar de neste ano letivo, a Câmara Municipal de Odivelas uniformizar o funcionamento das refeições escolares em todas as escolas do concelho, entregando a sua gestão à mesma empresa,. Com essa medida, a autarquia pretendia assegurar a qualidade da comida servida às e aos alunos do concelho, evitando desigualdades entre escolas.
A solução apresentada pela CMO mereceu a oposição do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, por duas razões fundamentais:
1. essa escolha desiste da necessidade de dotar as escolas dos recursos humanos e infraestruturais para que as refeições sejam um serviço prestado na e pela Escola Pública;
2. a qualidade das refeições escolares servidas às e aos estudantes no município não está garantida, como atestam os vários exemplos que têm sido tornados públicos.
Para a Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda urge dotar todas as escolas do concelho de cozinha própria e, tão brevemente quanto possível, trazer a gestão das refeições escolares para a esfera pública. A qualidade da comida servida diariamente às crianças e jovens nas escolas do concelho e as vantagens da confeção de proximidade têm que estar à frente da lógica da rentabilidade financeira de qualquer entidade privada”.
——————————————————————————————(PUB)———

 

Os comentários estão fechados.