ACONTECEU NO DIA 20 DE JUNHO NO ANO …

SOS RACISMO DENUNCIA: A COMISSÃO PARA A IGUALDADE CONTRA A DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NÃO REUNE HÁ UM ANO
18 Junho, 2020
CDS ACUSA SIMAR DE IGNORAR PETIÇÃO PARA REDUÇÃO DAS TAXAS DE RESIDUOS
22 Junho, 2020

ACONTECEU NO DIA 20 DE JUNHO NO ANO …

ACONTECEU NO DIA 20 DE JUNHO NO ANO …

1540 – Data considerada do 1.º voo em Viseu, por João de Almeida Torto, enfermeiro no hospital, numa máquina por si inventada, da Torre da Sé de Viseu para o Campo de S. Mateus, numa tentativa falhada de tocar o céu, tendo aterrado no telhado da Capela de S. Luís.

1823 – O Rei D. João VI publicou um decreto, referendado por Manuel Marinho Falcão de Castro Morais (no dia seguinte à saída do governo de Mouzinho da Silveira) com penas muito severas para carbonários e maçons, argumentando o perigo que constituía a sua rápida expansão, que contribuíam para a ruína dos altares e tronos, mencionando “todas as sociedades secretas ficam suprimidas” devido aos “gravíssimos danos que tem causado a todas as nações o estabelecimento e propagação das sociedades secretas dos chamados Pedreiros-livres”, o lema foi Morram as Constituições! Morram os Pedreiros-livres! Viva El–Rei Absoluto! foram assim formalmente extintas as associações secretas.

1861 – Nasceu em Eastbourne, Frederick Gowland Hopkins, bioquímico inglês, professor da Universidade de Cambridge, Prémio Nobel da Medicina de 1929 por ter descoberto os nutrientes essenciais, aminoácidos, mais tarde, em 1912 designados por vitaminas pelo bioquímico polaco Casimir Funk, e que veio a permitir o combate a doenças como, beribéri, pelagra, escorbuto e raquitismo, com Walt Fletcher demonstrou a química das contrações musculares que acumulavam ácido lático. Faleceu em 16/5/1947.

1875 – Inaugurada a linha de caminho de ferro Porto–Braga, a primeira integralmente construída com capitais e técnicos portugueses.

1876 – Primeira assembleia geral da Sociedade Promotora de Creches, cuja iniciativa se deve essencialmente a José Gregório Rosa Araújo, em 26/4/1904 passou a Sociedade Promotora de Asilos, Creches e Escolas e finalmente em 26/12/1912 Sociedade Promotora de Escolas, em 10/11/1878 foi inaugurada a sede, hoje no Largo da Graça, 58, em Lisboa, em 1/1/1905 inaugurada a Escola Oficina n.° 1, na Rua de São João da Praça, 83–2°, em Lisboa, em 1906 mudou–se para o Largo da Graça, por iniciativas das Lojas José Estêvão e A Sementeira, teve aulas de desenho, moldagem e escultura em madeira, em 1/5/1910 foi inaugurada a cantina, em 1941 passou a escola primária gratuita, em 1946 inaugurou–se uma biblioteca pública para crianças e em 1992 encerrou as atividades, por falta de alunos e para reestruturação superior, que, até hoje, nunca chegou a acontecer.

1894 – O Papa Leão XIII escreveu a bula Praeclara Gratulationis Publicae, onde salientou que a maçonaria era a origem dos conflitos existentes entre os cristãos e a sociedade, procurando o fim do casamento católico, educação religiosa e da disciplina pública e privada.

1946 Nasceu em Manatuto, Timor, José Alexandre Gusmão, Xanana Gusmão, líder da resistência timorense e primeiro presidente. da república.

1970 – Morreu em S. Paulo, Brasil, Henrique Carlos Malta Galvão, onde estava exilado num asilo para pobres, depois de ter tido problemas mentais, os seus restos mortais foram trasladados para Lisboa, em 7/11/1991, para o cemitério dos Prazeres (4/3/1895).

Os comentários estão fechados.