ACONTECEU NO DIA 18 DE JUNHO NO ANO …

CAIU NA REDE COM HUMOR …
17 Junho, 2020
SOS RACISMO DENUNCIA: A COMISSÃO PARA A IGUALDADE CONTRA A DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NÃO REUNE HÁ UM ANO
18 Junho, 2020

ACONTECEU NO DIA 18 DE JUNHO NO ANO …

ACONTECEU NO DIA 18 DE JUNHO NO ANO …

1583 – Celebrada em Londres a primeira apólice de seguro de vida.

1757 – Nasceu em Ruppersthall, Ignaz Joseph Pleyel, compositor, músico e pianista austríaco, pupilo de Haydn, autor da ópera ‘Die Gee Urgele’ para teatro de marionetas, trabalhou em Estrasburgo, onde foi mestre da capela, em Nápoles para o rei, em Londres onde fez fortuna, depois, tornou–se num homem de negócios na área da música, editando a obra completa de Haydn, Bocherini, Beethoven, Clementi e Dussek e como fabricante de pianos, compôs 41 sinfonias, 70 peças para quartetos, inúmeras para quintetos e óperas, incluindo música sacra, e da sua obra destaca-se a ‘Coleção Completa de Quartetos’ e ‘Hino de Pleyel’. Faleceu em 14/11/1831.

1779 – A Espanha declarou guerra à Inglaterra para a reconquista de Gibraltar, cujo cerco durou até 1783.

1790 – La Fayette na assembleia nacional francesa a extinção dos títulos de nobreza e só houvesse distinção pelas virtudes.

1815 – Nos arredores de Bruxelas deu–se a Batalha de Waterloo, nela tomaram parte os nossos soldados, um corpo militar composto por ingleses, belgas e hanoverianos, comandados por Weelington derrotaram Napoleão apesar da supremacia das suas tropas, com esta derrota Napoleão retirou–se para a Ilha de Santa Helena.

1828 – A academia revoltou–se em Coimbra contra a lei de 13/3 de D. Miguel dissolvendo a câmara de deputados, dia 18 doze estudantes mataram dois lentes e feriram companheiros, em Cartaxinho, presos e julgados foram enforcados no dia 20 no Cais do Tojo, ficando expostas as mãos e cabeças dos 3 estudantes promotores do crime Bento Couceiro, António Megre e Delfim Matos.

1851 – Sidney Rigdon, nascido em 19/2/1793 em Saint Clair, Township, Alleghery County, Pensilvânia, pastor protestante de Cambellite converteu–se ao Evangelho restaurado, tendo posteriormente servido na primeira presidência como conselheiro do profeta Joseph Smith, mais tarde, apostatou e em 1844 foi excomungado, entre 1845 e 1876 liderou na Pensilvânia e em Nova Iorque a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Santos Dias, que tinha 15 milhões de membros e se constituiu na mais importante estrutura da igreja mórmon. Morreu em 14/7/1876.

1861 – Nasceu em Mogadouro, José Francisco Trindade Coelho, magistrado, escritor, pedagogo, livre pensador e propagandista republicano ativo no derrube da monarquia, militante da educação popular, formado em direito por Coimbra, delegado do ministério público em Sabugal, Portalegre, Ovar e Lisboa. Colaborou em várias revistas e escreveu, ‘Manual Político do Cidadão Português’, ‘Os Meus Amores’ e ‘In Illo Tempores’. Faleceu em 19/8/1908.

1872 – Nasceu em Mangualde, Ana de Castro Osório, escritora, pedagoga, propagandista feminina, republicana, criadora da literatura infantil portuguesa em Para as Crianças, fundadora da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, colaborou com Afonso Costa na elaboração da lei do divórcio e escreveu os livros ‘As Mulheres Portuguesa’, ‘A Mulher no Casamento’ e ‘A Mulher no Divórcio’, sobre questões femininas, ‘Bem Prega Frei Tomás’, ‘Aos Homens e às Mulheres do Meu País’ e ‘Mundo Novo’. Faleceu em 23/3/1935.

1890 – O governo suíço introduziu um sistema de segurança social.

1896 – Data provável da primeira exibição cinematográfica no Real Colyseu de Lisboa, na Rua da Palma, Lisboa.

1953 – Calouste Gulbenkian assinou o seu testamento, criando a Fundação Calouste Gulbenkian, vocacionada para as artes, cultura, educação e filantropia, em 1/10/1969 foi inaugurado o Museu Gulbenkian e em 20/7/1983 foi inaugurado o Centro de Arte Moderna.

1953 – Criado o T.E.P. – Teatro Experimental do Porto.

1953 – Proclamada a República do Egito, sendo o primeiro presidente o general Muhammad Naguib.

1954 – Criada a Federação Portuguesa de Filatelia.

1972 – Rebentou o escândalo de Watergate, que levou à resignação de Richard Nixon, presidente dos E.U.A., cinco homens assaltaram a sede do Partido Democrático, no edifício Watergate, Washington, para recolha de informação, e provou–se que eram colaboradores de Nixon, tudo foi denunciado pelo jornal Washington Post.

1997 – Capturado Pol Pot, chefe dos khmers vermelhos, responsável nos anos 70, pelo genocídio de dois milhões de pessoas no Cambodja.

2010 – Morreu de leucemia em Lanzarote, Canárias, José de Sousa Saramago, tem as cinzas depositadas debaixo de uma oliveira plantada em frente à Casa dos Bicos em Lisboa, por vontade própria, cujo funeral teve honras e decretado luto nacional.

Os comentários estão fechados.