ACONTECEU A 14 DE JULHO NO ANO …   
14 Julho, 2020
O ELEVADOR DA BICA FAZ 128 ANOS
16 Julho, 2020

ACONTECEU EM 15 DE JULHO DO ANO …

15 de Julho de 1759 – O marquês de Pombal recebeu o título de Conde de Oeiras

ACONTECEU EM 15 DE JULHO DO ANO …

 

1240 – O exército de Novgorod liderado por Alexander Nevsky derrotou os suecos na Batalha de Neva.

1410 – As forças aliadas do reino da Polónia e do grão–ducado da Lituânia derrotaram na Batalha de Grunwald o exército da Ordem Teutónica.

1590 – O Cardeal Giambattista Castagna foi eleito Papa Urbano VII.

1606 – Nasceu em Leiden, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, pintor barroco holandês, obras em destaque, dentre os mais de 600 quadros, 300 gravuras e 500 desenhos, ‘S. Paulo na Prisão’, ’Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp’, ‘A Rapariga e a Meia Porta Aberta’, ‘O Moínho’, ‘Aristóteles Contemplando o Busto de Homero’ e ‘O Regresso do Filho Pródigo’. Faleceu em 15/7/1669.

1644 – O Cardeal Giambattista Pamphili foi eleito Papa Inocêncio X.

1652 – Nasceu em Londres, Inigo Jones, arquiteto inglês, introduziu no seu país a arte italiana onde estudou, construiu o Pórtico de São Paulo, Palácio da Bolsa em Londres, Hospital de Greenwich, sala de banquetes do White Hall, Palácio de Chiswyck, jardins da antiga Somerset House (entretanto demolida). Faleceu em 21/6/1652.

1669 – Faleceu em Amesterdão, Rembrandt Harmenszoon van Rijn.

1759 – O marquês de Pombal recebeu o título de Conde de Oeiras, sendo–lhe concedida a vila, em senhorio.

1760 – O Marquês de Pombal expulsou o núncio apostólico de Lisboa e cortou relações com a Santa Sé.

1795 – A França adotou A Marselhesa, de Claude-Joseph Roger de Lisle, como hino nacional.

1796 – Nasceu em São Vicente de Passos, Guimarães, António Manuel Lopes Vieira de Castro, Abade de S. Clemente de Basto, bacharel em cânones por Coimbra e vigário capitular de Viseu, deputado liberal, ministro no primeiro governo setembrista presidido pelo conde de Lumiares e no governo de Sá da Bandeira, guarda–mor da Torre do Tombo. Faleceu em 20/9/1842.

1799 – Foi encontrada a Pedra de Roseta na localidade egípcia de Roseta pelo oficial francês Pierre–François Bouchard, está atualmente no Museu Britânico. Fragmento de granodiorito do Antigo Egito, foi crucial para a compreensão dos hieróglifos.

1821 – A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, El Salvador e Honduras declararam a independência da Espanha.

1822 – Foram extintos por decreto os privilégios pessoais de foro.

1869 – Patenteada em França, a margarina, por Hippolyte Mege Mouries.

1900 – Primeiro número do jornal republicano ‘O Mundo’, depois porta–voz de Afonso Costa e do Partido Democrático, que durou até 1907.

1909 – Deposto Mohammed Ali, xá da Pérsia, a favor do Sultão Ahmad Shah, de doze anos de idade.~

1910 – O comité militar da revolução composto por, Cândido dos Reis, Fontes Pereira de Melo, capitão Afonso Pala e coronel Ramos da Costa, decidiram abortar o golpe agendado para este dia, reagendado para 19/8.

1912 – Entrada em vigor em Inglaterra a Lei do Serviço Nacional de Saúde.

1912 – Morreu  de insolação em Estocolmo, Francisco Lázaro, nos Jogos Olímpicos quando corria a Maratona e ia nos 20 kms.

1939 – Nasceu em Boliqueime, Aníbal António Cavaco Silva, economista, professor e político. Licenciado em Economia, doutorou–se na Universidade de York, especializou–se em finanças públicas, tendo lecionado em diferentes universidades, assumiu a liderança do P.S.D., primeiro-ministro durante dez anos, promoveu o desenvolvimento e pres. da república, obras publicadas, ‘Economics Effects of Public Debt’ e ‘Finanças Públicas e Políticas Macroeconómicas’, terminou o seu segundo mandato como pres. da república com o menor índice de popularidade no cargo desde 1974.

1957 – Anunciada por Franco a restauração da monarquia espanhola, após a sua morte.

1968 – As companhias aéreas Aeroflot e PanAm iniciaram os voos regulares comerciais, entre Moscovo e Nova Iorque.

1972 – As Brigadas Revolucionárias destruíram quinze camiões Berliet estacionados em Cabo Ruivo, destinados à guerra colonial, não tendo havido vítimas.

1973 – Manifestação em Londres, contra a política colonial do governo português, pedindo a anulação da anunciada visita de Marcelo Caetano, desta manifestação nasceu a calúnia contra Mário Soares, difundida pela polícia política, que havia pisado a bandeira nacional.

1975 – Os E.U.A. e a União Soviética iniciaram a missão conjunta Apollo–Soyuz.

1982 – Massacre de Sabra e Shatila no Líbano, foi o genocídio de refugiados civis palestinianos efetuado pela milícia maronita liderada por Elie Hobeika, em retaliação do assassinato do presidente Bachir Gemayel, ocorridos nos campos palestinos de Sabra e Shatila, Beirute, ocupados por Israel.

2008 – O banco norte–americano Lehman Brothers declarou falência, dando início à grande crise bancária e financeira mundial, especialmente no mundo ocidental, o seu líder foi condenado a 150 anos de prisão por fraude e, dias antes, todas as agências de rating classificavam este banco com AAA, o que significava de informação aos mercados que era um banco sem riscos de investimento.

Os comentários estão fechados.