ACONTECEU A 4 DE JULHO DO ANO…
4 Julho, 2020
13.ª REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELAS NO DIA 8 DE JULHO ÀS 9:30
7 Julho, 2020

ACONTECEU A 6 DE JULHO DO ANO …

Dalai Lama nasceu a 6 de Julho de 1935 no Tibete, líder espiritual e político tibetano.

ACONTECEU A 6 DE JULHO DO ANO …

SANTA MARIA GORETTINasceu em 1890 em Corinaldo, Ancona, duma família de camponeses, alegre, generosa e devota, com doze anos um rapaz Alexandre Serenelli tentou violá–la, enquanto a mãe viúva trabalhava, resistiu, apunhalada, morreu no dia seguinte, Alexandre esteve preso muitos anos, vindo a arrepender–se em 1910, foi libertado em 1929 reconciliado com a mãe de Goretti, que viveu até à sua canonização em 1950, honrada pela Igreja, por ter preferido a morte ao desfloramento, um exemplo e padroeira das raparigas.

1484 – O navegador português Diogo Cão descobriu a foz do rio Congo.

1560 – O Tratado de Edimburgo foi assinado entre Escócia e Inglaterra.

1687 – Publicação dos ‘Philosophiae Naturalis Principia Mathematica’ ou ‘Princípios Matemáticos de Filosofia Natural’, por sir Isaac Newton, que incluía as leis da gravitação universal (25/12/1642).

1772 – O Marquês de Pombal publicou a lei da instrução primária, acabando com o culto da ignorância.

1775 – Inauguração no centro do Terreiro do Paço em Lisboa da estátua equestre de D. José, obra de Machado de Castro.

1781 – Nasceu na costa da Jamaica, Thomas Stamford Bingley Raffles, a bordo do navio Ana, zoólogo e líder político inglês, trabalhou na Índia, Malásia, gov. de Java e Sumatra, administrador colonial da Jamaica, fundador em 19/1/1819 da moderna Singapura, apaixonado da zoologia, da biologia e da botânica, desenvolveu investigação nestas áreas, identificando milhares de espécies, fundador do Sociedade Zoológica e do Zoo de Londres, passou o resto de sua vida a escrever sobre estas áreas e ‘A História de Java’. Faleceu em 5/7/1826.

1793 – Adotado como unidade monetária nos E.U.A., o dólar, que já circulava desde 1789, a nota de um dólar hoje em curso, apareceu em 1935 sob a presidência de Roosevelt, e tem simbólica maçónica no seu verso à esquerda (pirâmide inscrita na base a data da independência 1776, e o delta grego brilhante ou o delta luminoso, símbolo maçónico do Supremo Arquiteto do Universo, na parte da frente George Washington, maçon, a Bíblia sobre a qual prestou juramento na maçonaria, que se encontra no Capitólio e sobre a qual juraram depois todos os presidentes.

1809 – Preso e encarcerado pelos franceses no castelo de Fontainebleau, o Papa Pio VI, de nome Barnabás Chiaramonti, depois de ter excomungado Napoleão, que havia anexado os estados pontifícios em 17/5, regressou a Roma em 1812.

1825 – A Inglaterra pioneira da revolução industrial e do sindicalismo produziu legislação proibindo a violência sindical.

1885 – Pasteur aplicou com sucesso a vacina contra a raiva a Joseph Meister um garoto que havia sido mordido por um cão infetado.

1886 – Nasceu em Lyon, Marc Leopold Benjamin Bloch, historiador, especializado na idade média, professor na Universidade de Estrasburgo, que hoje tem o seu nome na Sorbonne, foi aberto às ciências sociais, estudo das mentalidades, antropologia, fenómenos sociais e dados económicos, obras publicadas, ‘Características Originais da História Rural Francesa’ e ‘A Sociedade Feudal’, resistente, preso em 8/3/1944 e torturado pela Gestapo na prisão de Montluc. Faleceu em 16/6/1944.

1893 – Morreu num manicómio depois de ter tentado o suicídio em Paris, Henry René Albert Guy de Maupassant.

1912 – As forças monárquicas portuguesas refugiadas na Galiza, organizadas em três colunas, comandadas pelo tenente Vítor Sepúlveda e pelos capitães Henrique Paiva Couceiro e Sousa Dias, lançaram a segunda incursão monárquica, juntando cerca de 1.000 homens, manuelistas e miguelistas, bem armados e municiados, tinham um programa de restauração monárquica, com ramificações em todo o país, resultante da pacificação nas hostes monárquicas com o Pacto de Dover. Sepúlveda lançou um ataque contra Valença, repelido pelas forças republicanas, com o objetivo de atacar a praça de Chaves para onde convergiram duas colunas, ao mesmo tempo que se registaram em toda a zona levantamentos pró–monárquicos de populações, instigadas pelo clero, a república decretou o estado de sítio em Viana e em Braga, Montalegre e Chaves, os republicanos resistiram ao fogo dos monárquicos, obrigados a fugir para Espanha, sofrendo muitas baixas, feridos e prisioneiros, entre os quais o lugar tenente miguelista João de Almeida, o nome da Avenida. dos Defensores de Chaves, em Lisboa foi atribuída em homenagem aos republicanos vitoriosos.

1917 – Tropas árabes lideradas por Thomas Edward Lawrence, Lawrence da Arábia e por Auda ibu Tayi derrotaram os turcos e capturaram a cidade de Aqaba, na revolta árabe.

1919 – O dirigível britânico R–34 aterra em Nova Iorque, completando a primeira travessia do Atlântico.

1920 – A Rússia iniciou a invasão da Polónia.

1928 – Estreou nos E.U.A. o primeiro filme totalmente falado, o Lights of New York.

1935 – Nasceu no Tibete, Dalai Lama, o líder espiritual e político tibetano.

1939 – As empresas e negócios pertencentes a judeus que ainda operavam na Alemanha foram obrigados a fechar, anunciando o holocausto.

1962 – Faleceu de ataque cardíaco em Oxford, William Faulkner.

1964 – Faleceu em Lisboa, João Bernardino de Sousa Carvalho.

1971 – Faleceu de ataque cardíaco em Nova Iorque, Louis Armstrong, norte–americano.

1975 – Declarada a independência das ilhas Comores.

1988 – O ultra conservador francês Arcebispo Marcel Lefebvre ordenou quatro novos bispos, sem autorização papal, que o excomungou e deu origem a um cisma temporal.

Os comentários estão fechados.