ACONTECEU A 4 DE AGOSTO DO ANO…
5 Agosto, 2020
713 MIL EUROS PARA REABILITAÇÃO DA FONTE DAS PIÇARRAS EM CANEÇAS
9 Agosto, 2020

ACONTECEU A 6 DE AGOSTO DO ANO…

Ponte 25 de Abril - Foto de Paulo António Monteiro

A 6 de Agosto de 1966 foi inaugurada em Lisboa, a Ponte Sobre o Tejo, obra emblemática do Estado Novo, ligando Alcântara ao Pragal/Almada.

1660 – Faleceu com uma febre em Madrid, Diego Rodriguez da Silva y Velasquez.

1661Portugal e a Holanda assinaram um tratado reconhecendo o domínio português sobre Angola, Brasil e São Tomé e a soberania holandesa sobre o Ceilão.

1775 – Nasceu em Cahirciveen, Kerry Cty., Daniel O’Connell, líder político irlandês, conhecido como o Libertador, denunciou sempre o ato da união entre a Grã–Bretanha e a Irlanda, que culminam na extinção do parlamento irlandês. Em 1821, período em que lord Wellesley foi nomeado vice–rei, organizou um movimento popular financiado por subscrições dos membros da associação católica, em 1829 tomou posse na Câmara dos Comuns e tornou–se o líder dos membros irlandeses que vieram a ser chamados de a Cola de O’Connell, em 1843, a Tara’s Hill, Irlanda, que durante muitos séculos  foi a residência real, serviu de cenário para o encontro do povo que clamava pela autonomia de seu país. Faleceu em 15/5/1847.

1825 – Declarada a independência da Bolívia.

1881 Nasceu em Lochfield, Escócia, Alexander Fleming, médico e bacteriologista, doutorado pela Universidade de Londres, dedicou–se à investigação bacteriológica, descobriu a presença da lisozima no líquido lacrimal e a proteína básica da clara do ovo e nas diversas secreções humanas, em 1928 descobriu acidentalmente, a partir dum caldo de micróbios que criou bolor, a penicilina, a partir dum cogumelo foi possível a sua produção industrial, o que lhe deu dimensão universal, tal deu origem aos posteriores antibióticos: estreptomicina, aureomicina, cloromicetina, terramicina, tirotricina, gramicina e bacitracina, Prémio Nobel de Medicina em 1945. Faleceu em 11/3/1955.

1890 Morreu executado em cadeira elétrica na prisão de Auburn, Nova Iorque, o assassino William Francis Kemmler, com 30 anos de idade e perante testemunhas, por eletrocussão em duas tentativas que se prolongaram por 8 minutos.

1893 Abertura do Canal de Corinto, que transformou o Peloponeso, numa ilha grega, encurtando distâncias na passagem do Adriático ao Mediterrâneo.

1915 Eleito presidente da república portuguesa, Bernardino Machado, em sessão do Congresso.

1919António José de Almeida foi eleito presidente da república que exerceu todo o seu mandato até 1923. 

1945 – Os E.U.A. lançaram sobre Hiroxima a primeira bomba atómica Little Boy, lançada do bombardeiro Enolagay, que provocou 220.000 mortes e destruiu a cidade.

1966 – Inaugurada em Lisboa, a Ponte Sobre o Tejo, obra emblemática do Estado Novo, ligando Alcântara ao Pragal/Almada.

1973Destituído por Marcelo Caetano, regressou à metrópole o general António Spínola, governador e comandante das forças armadas na província da Guiné.

1990 Benazir Bhutto primeira–ministra do Paquistão, a primeira mulher a ocupar este cargo num estado muçulmano moderno, no seu primeiro mandato foi destituída do cargo sob a acusação de abuso de poder, nepotismo e corrupção.

2001 – Faleceu de paragem cárdio-respiratória em Salvador da Baía, Jorge Amado de Faria.

2003 – O Sporting Clube de Portugal inaugurou o seu novo Estádio Alvalade XXI, vencendo por 3–1 o Manchester United, devido à sua exibição e na prática, Cristiano Ronaldo foi nesse dia vendido ao Manchester.

2003 Morreu vítima de um edema pulmonar no Rio de Janeiro, Roberto Marinho, com 98 anos de idade, fundador da TV Globo, Brasil.

Os comentários estão fechados.