COVID-19 CDU ODIVELAS – NÃO PODEMOS CONFUNDIR ALARMISMO COM A IDEIA IDÍLICA DE QUE EM ODIVELAS NÃO SE PASSA NADA
4 Julho, 2020
ACONTECEU A 6 DE JULHO DO ANO …
7 Julho, 2020

ACONTECEU A 4 DE JULHO DO ANO…

Karl Marx e Friedriech Engels publicaram o ‘Manifesto Comunista’. em 4 de Julho 1848

Frase da semana: Os cães ladram… a caravana passa!

Um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo.

A expressão significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer críticas que não sejam construtivas.

 

SANTA ISABEL – Rainha de Portugal, filha dos Reis de Aragão, viúva do Rei D. Diniz, dele teve dois filhos, nascida em 1271, bela, viveu uma vida modesta e serviu a Deus, na sua enfermidade, viu que os esforços da medicina seriam infrutíferos, e procurou com orações e esmolas o trânsito para a eternidade, peregrinou a Compostela, para visitar o sepulcro do apóstolo Santiago, dedicou–se a obras de caridade e depois de viúva tomou o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, faleceu numa viagem que fez a Estremoz, neste dia em 1336, em paz com os Reis de Castela, seu sobrinho, e com o Rei de Portugal, seu filho. Antes de morrer vendeu todos os seus bens e joias para adornar igrejas e altares, canonizada em 25/5/1625 pelo Papa Urbano VIII.

 

ACONTECEU A 4 DE JULHO DO ANO…

1187 – O sultão Saladino, senhor do Egipto e da Síria, reconquista Jerusalém.

1776 – Em 19/7/1775 começou a guerra da independência americana com a derrota dos ingleses em Lexington e em Concord, por Thomas Gage, neste dia proclamada a declaração de independência dos E.U.A., a qual foi redigida por Thomas Jefferson e revista por Benjamin Franklin e por John Adams, ‘consideram ser claras as seguintes verdades: que todos os homens foram criados iguais, que todos eles foram dotados pelo Criador de direitos inalienáveis nos quais se contam a vida, a liberdade e a aspiração à felicidade e que os governos se destinam a assegurar esses direitos’, O dia 4 de Julho é celebrado como dia nacional dos E.U.A.

1807 – Nasceu em Nice, Giuseppe Garibaldi, líder independentista italiano e libertador de Roma, célebre autor da frase “Não haverá Paz entre os Homens enquanto o último padre não for enforcado no trono do último rei”. Faleceu em 2/6/1882.

1811 – Nasceu em Godim, Peso da Régua, Antónia Adelaide Ferreira, conhecida pela Ferreirinha. Faleceu no mesmo local em 28/3/1896.

1821 – Depois de ter estado 13 anos exilado no Brasil regressou a Portugal o Rei D. João VI, iniciando o período de monarquia constitucional.

1833 – Morreu com cólera, após cinco anos de cativeiro ordenado pelos miguelistas, em Cascais, Manuel Borges Carneiro.

1833 – Elevada a cidade da Horta, Açores.

1848 – Engels e Marx publicaram o ‘Manifesto Comunista’.

1900 – Nasceu em New Orléans, Louis Armstrong, Satchmo, apesar da sua data de registo ter sido efetuada em 4/8/1901, músico, virtuoso e popular, com sua voz grave, teve grande influência do desenvolvimento do jazz. Faleceu em 6/7/1971.

Ouça Louis Armstrong a cantar April in Portugal em 1953:

1906 – Nasceu em Lisboa, Emídio Santana, o último anarquista, sindicalista, antifascista e lutador contra o Estado Novo, perpetrou neste mesmo dia em 1937 um atentado contra Salazar, sem êxito, na Avenida Barbosa du Bocage, quando este saía da missa na capela privada do palacete de Josué Trocado, colocando uma bomba numa manilha do esgoto da rede de Lisboa, pelo que esteve preso até 1953, fundador e ativista da Aliança Libertária. Faleceu em 16/10/1988.

1934 – Morreu com leucemia ocasionada pelas radiações sofridas em Sallanches, Marie Sklodomska, Marie Curie.

1937 – Salazar saiu ileso dum atentado bombista perpetrado em Lisboa por anarquistas, liderados por Emídio Santana, na Avenida Barbosa du Bocage.

1946 – Constituída a República das Filipinas.

1977 – Foi iniciada em Portugal a comercialização do refrigerante Coca–Cola, proibida por Salazar.

1980 – Assinado em Pequim o primeiro acordo comercial entre Portugal e a República Popular da China.

Os comentários estão fechados.