OFICINA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA E CORPORAL PARA CRIANÇAS
5 Agosto, 2020
ACONTECEU A 6 DE AGOSTO DO ANO…
6 Agosto, 2020

ACONTECEU A 4 DE AGOSTO DO ANO…

No dia 4 de Agosto de 1968 – António de Oliveira Salazar caiu duma cadeira, no terraço do Forte de Santo António da Barra, Estoril, onde passava férias, acidente que obrigou à sua substituição na presidência do conselho de ministros pelo Professor Doutor Marcelo Caetano.

SÃO DOMINGOS – Espanhol, dado à oração, instruído nas ciências, conduziu ao caminho da salvação cem mil apóstatas, fundou a Ordem Dominicana que propôs a inquisição, amou a Virgem Maria e propagou o seu culto, induzindo os cristãos a rezaram o rosário, costumava disciplinar–se três vezes por noite, a primeira por si mesmo, a segunda pelos que viviam em pecado mortal e a terceira pelas almas do purgatório, chegado ao termo da vida, inocente e virgem, exortou os seus religiosos ao exercício das virtudes e entregou a alma ao Criador e gozou a eterna felicidade em 1221.

1578 – Ocorreu a Batalha de Alcácer Quibir, os portugueses foram derrotados pelo Rei de Marrocos e no dia seguinte desapareceu o Rei D. Sebastião, considerado morto, sem descendência, substituído pelo Cardeal D. Henrique, seu tio avô, abrindo caminho a uma crise dinástica.

1693  Data em que o monge Dom Pérignon, inventou o champanhe, vivia no mosteiro beneditino de Hautvilliers.

1745 – Nasceu em Chaves, Rodrigo Domingos de Sousa Coutinho Teixeira de Andrade Barbosa, 1.° Conde de Linhares, político, diplomata em Turim e ministro, reformador da agricultura, ordenou o recenseamento da população, adepto da aliança com os ingleses e promotor do gabinete de história natural do jardim botânico da Ajuda. Faleceu em 26/1/1812.

1789 – A assembleia constituinte em França decretou o fim das corveias prestação de trabalhos gratuitos ao senhor feudal para obtenção de parte ou uso de terras do feudo, e outros privilégios feudais, constituindo o fim do sistema feudal.

1828 – Faleceu na sua  casa, na Calçada do Galvão, em Belém, Félix José da Silva Avelar, Avelar Brotero, foi sepultado no Convento de São José de Ribamar dos Religiosos Arrábidos, perto de Algés.

1872 – Nasceu no Porto, Delfim de Brito Guimarães, comerciante, escritor e republicano, veio viver para a Amadora, onde com outros moradores da localidade, Roque Gameiro, Azevedo Neves e Alberty, formaram o Clube dos Dozeque organizou comícios e debates de destaque, esteve ligado à Editora Guimarães & Cia.. Faleceu em 6/7/1933.

1875 – Faleceu com câncro no fígado em Copenhaga, Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês.

1879 – Alsácia e Lorena foram declaradas partes da Alemanha.

1879 – Publicada pelo Papa Leão XIII a encíclica Aeterni Patriscriticando a metafísica moderna.

 1944  Os exércitos aliados libertaram Florença.

1944 – A Gestapo capturou Anne Frank e sua família em Amsterdão graças a um informador e colocou–a num campo de concentração onde morreu, vindo o seu diário a tornar–se mundialmente famoso.

1968António de Oliveira Salazar caiu duma cadeira, no terraço do Forte de Santo António da Barra, Estoril, onde passava férias, acidente que obrigou à sua substituído na presidência do conselho de ministros pelo Professor Doutor Marcelo Caetano.

1984 – A república africana do Alto Volta mudou o seu nome para Burkina Faso.

Os comentários estão fechados.