ACONTECEU EM 2 DE JULHO DO ANO…
2 Julho, 2020
COVID-19 CDU ODIVELAS – NÃO PODEMOS CONFUNDIR ALARMISMO COM A IDEIA IDÍLICA DE QUE EM ODIVELAS NÃO SE PASSA NADA
4 Julho, 2020

ACONTECEU A 3 DE JULHO DO ANO… 

Franz Kafka - a sua obra–prima foi a peça teatral ‘O Processo’, nasceu em 3 Julho 1883, faleceu em 3 Junho 1924

Frase da semana:

Frase da semana: Os cães ladram… a caravana passa!

Um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo.

A expressão significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer críticas que não sejam construtivas.

ACONTECEU A 3 DE JULHO DO ANO… 

SÃO TOMÉ – Nasceu na Galileia, pescador, apóstolo, depois da morte de Cristo e quando estavam os apóstolos congregados no cenáculo, e Ele lhes apareceu, temeu os judeus, seus inimigos, duvidou da ressurreição, apesar dos relatos oculares de outros apóstolos, e quando da segunda aparição do Senhor, este chamou Tomé com doçura e convidou–o ao contacto das suas chagas, convencendo–o de seu erro, deste resultou o provérbio popular “Ver para crer como S. Tomé”, a incredibilidade inicial de Tomé contribuiu para o fervor na fé de Cristo, pregou o Evangelho aos partos, medos, persas, hircanos e bactrianos, passou depois para a índia, onde converteu inúmeros gentios, até que por fim, de por tantos ódios ter passado, foi trespassado por uma lança e morto na cidade de Calamina no ano 72, é o padroeiro dos arquitetos e dos construtores e é invocado pelos cegos.

323 – Batalha de Adrianópolis onde Constantino derrotou Licínio, forçando–o a retirar–se para Bizâncio.

987 – Hugo Capeto foi coroado rei da França e o primeiro rei da dinastia capetíngia.

1583 – Num acesso de cólera o czar da Rússia, Ivan o Terrível, matou o seu filho, também Ivan.

1766 – Alvará português determinou sob a forma de proceder aos aforamentos dos baldios a bem dos concelhos, transferiu para as câmaras, nos concelhos onde os donatários não tinham o direito de os aforar, maninhos e logradouros comuns, exige–se consulta à mesa do desembargo do Paço para fazer novos aforamentos de baldios, a fim de evitar os abusos e compadrios nos aforamentos que eram feitos por pensões diminutas.

1775 – O Prince Hall o 1.º negro a receber as insígnias maçónicas nos E.U.A.

1780 – Fundada por Pina Manique a Real Casa Pia de Lisboa, hoje Casa Pia de Lisboa, que ficou instalada no Castelo de S. Jorge, dedicada à educação de órfãos, encerrada em 1807 e reaberta em 1812.

1849 – Forças francesas invadiram Roma e restabeleceram a autoridade do Papa Pio IX, tornando–se num grande obstáculo para a unificação italiana.

1850 – Nasceu em Lisboa, Alfredo Keil, músico e pintor, adquirindo na Europa apreciável cultura, produziu obra para orquestra, poemas sinfónicos, canto e piano, além da marcha ‘A Portuguesa’ em 1890 adotada como hino nacional, com letra de Henrique Lopes de Mendonça, e as óperas ‘A Serrana’, a primeira ópera portuguesa e ‘D. Branca’ e ‘Irene’, Faleceu em 4/10/1907.

1866 – A vitória da Prússia sobre a Áustria na Batalha de Königgratz deu por finda a guerra austro–prussiana, dando à vencedora o papel de nação germânica predominante.

1883 – Nasceu em Praga, Franz Kafka, filho de judeu interessou–se pelo sionismo e pela cultura judaica, na sua obra literária e dramaturga, descreveu o homem moderno imerso numa realidade absurda e no seu testamento expressou a vontade de que as suas obras fossem destruídas, a sua obra–prima foi a peça teatral ‘O Processo’. Faleceu em 3/6/1924.

1890 – Idaho torna–se no 43.º estado norte–americano

1904 – Morreu com uma pneumonia em Viena, Theodor Benyamin Ze’ev Herzl

1913 – Foi publicada em Portugal a nova lei eleitoral retirando o direito de voto aos analfabetos.

1928 – A primeira transmissão de TV a cores é concretizada em Londres por John Logie Baird.

1935 – Morreu de cancro em Paris, André Gustave Citroen, encontra–se depositado no cemitério de Montparnasse.

1935 – Nasceu em Almeida, Maria Helena Carvalho dos Santos, historiadora e prof., proferiu inúmeras conferências e publicou vasta obra, relevando–se a dedicada ao século XIII, fundou e presidiu à Sociedade Portuguesa de História do Séc. XVIII.

1944 – Minsk foi libertada do controle nazista pelas tropas soviéticas durante a operação bagration da II Grande Guerra Mundial.

1961 – Criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o jogo de apostas mútuas totoloto, cujo primeiro concurso se realizou em 24/9 seguinte.

1962 – O presidente da França Charles de Gaulle, reconheceu a independência da Argélia, resolvendo um problema político depois de 132 anos de ocupação.

1987 – Condenado a prisão perpétua em França, Nikolaus Barbie, conhecido como o carniceiro de Lyon, pelos crimes contra a humanidade perpetrados enquanto chefe da Gestapo durante a II Grande Guerra Mundial, morreu em Lyon a 25/9/1991.

1988 – Completada em Istambul, Turquia a Ponte Fatih Sultan Mehmet, a segunda que ligou a Europa com a Ásia pelo Bósforo.

2002 – Completada pela primeira vez a volta ao mundo em balão de ar, sem escalas, por Steve Fossett, norte–americano.

 

 

 

Os comentários estão fechados.