START IN ODIVELAS HÁ SEIS ANOS DE PORTAS ABERTAS
29 Julho, 2020
PREVISÃO DO TEMPO
29 Julho, 2020

ACONTECEU A 28 de JULHO NO ANO …

A 28 de Julho de1788 foi ratificada a constituição americana.

131 – Fundado em Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz, onde se instalou a Ordem de Santo Agostinho e base de apoio de D. Afonso Henriques na fundação da nação portuguesa.

1297 – O Rei D. Diniz aprovou por carta, a formação em Beja de uma Confraria de Socorros Mútuos, para casos de sinistros de guerra, prisioneiros, feridos, doença e morte de pessoas, bem como de cavalos.

1446 – Publicadas pelo Rei Afonso V as Ordenações Afonsinas, primeiro código legal português.

1540 – Casamento do Rei Henrique VIII de Inglaterra Catarina Howard.

1572 – Foi atribuída a Luís de Camões uma pensão mensal de 15.000 reis, por serviços passados e futuros depois da publicação de ‘Os Lusíadas’.

1655 – Faleceu com sífilis em Sanois, Savinien Cyrano de Bergerac.

1723 – Faleceu no Convento da Conceição em Beja, Mariana Mendes da Costa Alcoforado ou Mariana Vaz Alcoforado.

1741 – Morreu com uma infeção em Viena, António Lucio Vivaldi.

1748 – Foi aberto ao culto a Igreja da Torre dos Clérigos, no Porto, projetada por Nicolau Nasoni, tem 75m de altura

1750 – Faleceu com um derrame cerebral em Leipzig, Johann Sebastian Bach.

1786 – Nasceu, António Maria Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara, 6.º Visconde da Asseca, oficial de cavalaria, ajudante–de–campo de Gomes Freire de Andrade e participou nas campanhas napoleónicas, par–do–reino, representante de D. Miguel em Londres. Faleceu em 5/6/1844.

1788 – Ratificada a constituição americana.

1794 – Morreram decapitados em Paris, Maximilien Marie Isidore de Robespierre e Louis Antoine Léon de Saint–Just, jacobinos.

1814  Faleceu em Florença, Joseph Bonaparte.

1821 – Proclamada a independência do Peru.

1853 – Nasceu em Cucujães, António Joaquim Ferreira da Silva, professor, cientista, pai da química portuguesalicenciado em filosofia por Coimbra, primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Química, par–do–reino, conselheiro real, membro da Associação Comercial do Porto, comendador da Ordem de Santiago e Cavaleiro da Legião de Honra, lente da Academia Politécnica do Porto, tendo apresentado como tese ‘Estudo sobre as Classificações Químicas dos Compostos Orgânicos’, em 1905 fundou a Revista de Química Pura e Aplicada, professor catedrático de ciências físico–químicas, regendo química orgânica, química analítica e preparatórios de medicina, neste mesmo ano foi eleito diretor da Faculdade de Ciências do Porto e representou Portugal nos congressos de Viena de Áustria, Paris, Berlim, Roma, Bruxelas e Londres. Faleceu em 23/8/1923.

1862 – Nasceu no Porto, Aurélio Paz dos Reis, comerciante, fotógrafo e cientista,  introdutor do cinema em Portugal, realizou os primeiros filmes, diretor do Ateneu Comercial do Porto e presidente da Câmara Municipal do Porto, republicano, participou no 31 de Janeiro. Faleceu em 18/9/1931.

1877 – Nasceu em Bragança, Armando Humberto da Gama Ochoa, oficial de marinha, diplomata e político republicano, fez parte do triunvirato com Gomes da Costa e Mendes Cabeçadas no 28 de maio, onde foi ministro. Faleceu em 9/6/1941.

1902 – Nasceu em Viena, Karl Raimund Popper, filósofo britânico das ciências exatas e humanas, de origem austríaca, voz antimarxistas, fez os seus estudos em matemática, física, filosofia, psicologia e história da música, exerceu a atividade de marceneiro e educador de infância, entre 1935/36, residiu em Inglaterra, de 1937/46 ensinou filosofia na Universidade da Nova Zelândia, regressou depois a Inglaterra, onde prosseguiu a carreira universitária, em estudos sobre filosofia, lógica e metodologia das ciências, embora a sua filosofia não se esgotasse na epistemologia, foi neste domínio, que se tornou conhecido, conviveu com o célebre círculo de Vienaembora nunca a ele tenha aderido, obras publicadas, ‘Lógica da Descoberta Científica’,’ A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos’, ‘Conjecturas e Refutações’, ‘O Crescimento do Conhecimento Científico’,’ Conhecimento Científico’, ‘Um Enfoque Evolucionário’, ‘Sociedade Aberta’Universo Aberto’, ‘Para um Mundo Melhor’, etc. Faleceu em 17/9/1994.

1914 – A Áustria–Hungria declararam guerra à Sérvia e em 1/8 a Alemanha declarou guerra à Rússia, iniciando a I Grande Guerra Mundial, em que durante o mês de agosto, os diversos estados foram declarando guerra uns aos outros, generalizando o conflito, levando mais tarde, ao envolvimento dos E.U.A. ao lado dos aliados.

1941 – O Japão invadiu a Indochina avançando durante a II Grande Guerra Mundial.

1942 – O líder soviético José Estaline lançou a ordem n.° 227 em resposta ao alarmante avanço alemão na União Soviética, determinando que todo aquele que recuasse ou deixasse a sua posição sem uma ordem expressa deveria ser imediatamente executado.

1951  Aprovado na O.N.U. o estatuto dos refugiados. 

1976  Sismo verificado em Tangshan, China, provocou 242.000 mortes.

2005 – O I.R.A. anuncia o fim da luta armada e a entrega de suas armas.

Os comentários estão fechados.