SERVIÇO DE STREAMING DISNEY + CHEGA A PORTUGAL EM 15 DE SETEMBRO
28 Junho, 2020
ACONTECEU A 29 DE JUNHO NO ANO …
29 Junho, 2020

ACONTECEU A 26 DE JUNHO NO ANO

Frequentadores do Stonewall Inn, em Nova Iorque, homossexuais e transexuais, reagiram à ação policial ocorrida, seguiram-se dois dias de protestos

Aconteceu no dia 28 de Junho do ano …

1577 – Nasceu em Siegen, Petrus Paulus Rubens, pintor holandês representante da pintura flamenga, de cujas obras destacamos, ‘A Coroação de Espinhos’, ‘Retrato do Duque de Lerma’, ‘Circuncisão’, ‘Levantamento da Cru’z e ‘Deposição’. Faleceu em 30/5/1640.

1630 – Emitida uma carta régia do Rei Filipe III que reafirmou o impedimento do desempenho de cargos públicos por judeus em Portugal.

1651 – Começou a Batalha de Berestechko entre os polacos e os ucranianos.

1712 – Nasceu em Genebra, Jean-Jacques Rousseau, filósofo e romanista francês, órfão, foi para Annecy, França, instalando–se em Paris em 1741, onde conheceu Voltaire, Diderot e outros filósofos do Iluminismo, pensador influente na época contemporânea. Em 1750 a publicação do ‘Discurso Sobre as Ciências e as Artes’ e ‘Do Contrato Social’ evidenciou uma estreita relação com a política, moral e educação. Opôs–se radicalmente a toda fé dogmática e defendeu uma religião natural, tal levou–o a uma vida errante, sendo suas últimas obras, ‘Confissões e Devaneios de um Caminhante Solitário’. A vertente política de seu pensamento teve repercussões para ele, a desigualdade entre os homens surgiu com a propriedade, que gerou o estado despótico, a que haveria que contrapor o estado ideal, resultante de um acordo entre os indivíduos, que cederiam alguns de seus direitos para se tornarem cidadãos, a base desse acordo seria a vontade geral, soberana, essas ideias exerceram uma grande influência na revolução francesa, e entre seus adeptos mais fervorosos estava Robespierre. Faleceu em 2/7/1778.

1751 – Editado o primeiro volume da ‘Encyclopédie ou Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers’ tarefa entregue a Diderot e a D’Alembert e que só foi terminada em 1772.

1833 – Nasceu em Lisboa, Pedro Venceslau da Silva Brito Aranha, dramaturgo, historiador, bibliógrafo, jornalista, republicano e socialista, autodidata, escreveu no Diário de Notícias e participou na fundação da Sociedade Promotora de Chreches, da Sociedade Geografia, dos Inválidos do Comércio, da Associação dos Escritores e Jornalistas Portugueses, etc., deixou publicada vasta obra, destacamos, ‘Às Armas pela França’, ‘Factos e Homens do Meu Tempo’ e ‘Processos Célebres do Marquês de Pombal’. Faleceu em 8/9/1914.

1867 – Nasceu em Agripento, Luigi Pirandello, escritor italiano e dramaturgo, Prémio Nobel da Literatura 1934, obras ‘A Excluída’, ‘Como Vos Aprouver’ e ‘Henrique IV’. Faleceu em 10/12/1936.

1894 – Estabelecido o dia do trabalhador, pelo Congresso dos E.U.A., celebrado na primeira segunda–feira de setembro.

1905 – Houve um motim no couraçado de Potemkine, os soldados mataram diversos oficiais, revoltando–se e dirigindo–se para Odessa, onde confraternizaram com a classe operária e bombardearam o quartel general, em 8/7 renderam–se na Roménia.

1910 – Nasceu em Lisboa, Manuel Alfredo Tito de Morais, engenheiro, democrata, resistente, político republicano e socialista. Lic. em engenharia eletrotécnica na Universidade de Gand, Bélgica, dirigiu o Instituto Pasteur, aderiu ao M.U.D. e esteve presente em todos os movimentos e ações antifascistas, tendo estado, por isso, várias vezes preso, viveu dois anos exilado no Brasil e na Argélia onde assumiu a direção da Rádio Voz da Liberdade, e subsidiou muitas das atividades da oposição, fundador do Partido Socialista, deputado, desenvolveu atividade política depois da revolução dos cravos. Faleceu em 14/12/1999

1914 – Morreu em Sarajevo, assassinado pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip, Franz Ferdinand Karl Ludwig Joseph Maria von Österreich–Este, Arquiduque da Áustria e herdeiro do trono austro–húngaro, desencadeando a I Grande Guerra Mundial.

1919 – Assinada a paz no Tratado de Versalhes, em que as forças aliadas vencedoras, E.U.A., Inglaterra e França, atribuíram à Alemanha a responsabilidade da I Grande Guerra Mundial e impuseram–lhe sanções políticas, territoriais e financeiras, a Alsácia e Lorena foram devolvidas à França.

1926 – Faleceu em Lisboa, José Augusto Alves Roçadas.

1927 – Egas Moniz, efetuou a primeira angiografia cerebral do homem.

1940 – A Roménia cedeu a Bessarábia, atual Moldávia, à União Soviética.

1945 – Eleito presidente da república da Itália Enrico de Nicola, o Rei Umberto exilou–se.

1969 – Frequentadores do Stonewall Inn, em Nova Iorque, privativo para homossexuais e transexuais, reagiram à ação policial ocorrida, desencadeou dois dias de protestos e culminou na marcha ocorrida no dia 1/7/1970, em lembrança ao aniversário do motim, precursora das atuais paradas do orgulho gay.

1976 – Proclamada a independência das Ilhas Seychelles.

1984 – Foi elevado o Barreiro a cidade.

1994 – Membros do culto de Aum Shinrikyo soltaram gás sarin no metro de Tóquio.

1997 – Che Guevara foi capturado e morto pelo Exército boliviano, em La Higuera, perto de Vallegrande (Santa Cruz), em 9 de outubro de 1967. As suas mãos foram amputadas e levadas para os EUA, a fim de confirmar a identidade do “principal inimigo do imperialismo norte-americano nas Américas”. Os eus restos mortais foram encontrados numa uma vala comum em 29 de junho de 1997, com os demais seis guerrilheiros. Transladado para Havana, foi enterrado com honrarias de chefe de estado.

2006 – Montenegro foi reconhecido pela O.N.U. como país.

 

Os comentários estão fechados.