ACONTECEU A 21 DE SETEMBRO DO ANO …

ACONTECEU A 18 DE SETEMBRO DO ANO …
18 Setembro, 2020
ABERTURA DO ANO LETIVO ASSINALADO PELO PRESIDENTE HUGO MARTINS
21 Setembro, 2020

ACONTECEU A 21 DE SETEMBRO DO ANO …

1º Automóvel movido a gasolina

Carl Benz

A 21 de Setembro de 1893 foi conduzido pela primeira vez o automóvel movido a gasolina, concebido por Karl Benz.

Karl Friedrich Michael Benz, engenheiro de automóveis alemão nascido Karl Friedrich Michael Vaillant em Karlsruhe, a 25 de novembro de 1844, faleceu em Ladenburg, a 4 de abril de 1929.

É o inventor, com Gottlieb Daimler do automóvel movido a gasolina como o conhecido atualmente. Em 29 de janeiro de 1886, registrou esta patente (DRP 37 435) e em julho do mesmo ano apresentou o primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen.

O carro era basicamente formado por três pneus cujo tamanho era de um pneu de bicicleta, um motor na

Gottlieb Wilhelm Daimler

traseira, um chassi de madeira forte, para sustentar o peso de uma pessoa, um banco e um volante, que era uma manivela. O carro só chegava a 8 quilômetros por hora.

Embora haja réplicas expostas em museus, o carro original não pode ser visto, por ter sofrido um acidente automobilístico, uma colisão com um poste.

► 1º automóvel do mundo / Mercedes-Benz 1886MB125: BENZ PATENT- MOTORWAGEN►FICHA TÉCNICA – BENZ PATENT-MOTORWAGEN modelo 1886 ORIGEM: Alemanha MOTOR: 4T, um cilindro horz, refrg. água, 954 cm³, pot. máx. 0,9 cv (a 400 rpm) TRANSMISSÃO: primária por correia e secundária por corrente. Tração traseira. Uma marcha à frente (sem ré) SUSPENSÃO: dianteira, não existente. Traseira por molas elípticasFREIOS: por correia de couro ligada ao eixo de transmissão PNEUS: de borracha maciça DIMENSÕES: comprimento: 2,70 m; largura: 1,40 m; altura: 1,45 m; entre-eixos: 1,45 m PESO: 265 quilogramas VELOCIDADE MÁXIMA: 16 km/h►Bertha Benz foi a primeira mulher a dirigir um automóvel no mundo!Desde que o francês Nicolas-Joseph Cugnot fez um desajeitado trator militar movido a vapor, em 1769, muita gente tentou criar um automóvel prático.Quem conseguiu foi o engenheiro alemão Karl Friedrich Benz (1844-1929). Desde 1871, ele trabalhava com fundições na cidade de Mannheim, no sudoeste da Alemanha.Com a ajuda da bela esposa Bertha Benz (1849-1944), montou uma empresa para a construção de motores de combustão interna: primeiro de dois tempos e, finalmente, de quatro tempos. Os negócios, contudo, iam mal.Entusiasta das bicicletas e dos motores, Benz acabou inventando o automóvel… Sua mente genial bolou um chassi tubular, um sistema de tração e pronto — nasceu o Patent-Motorwagen.O curioso é que, a menos de 100 km de distância e sem o conhecimento de Benz, outro alemão também avançava na criação do automóvel. Era Gottlieb Daimler. Só em 1926 é que as empresas se uniriam, formando a Daimler-Benz.O primeiro exemplar do Benz Patent-Motorwagen, de 1886, hoje está no Deutsches Museum, em Munique. Depois, vieram aperfeiçoamentos, até que as vendas ao público enfim começassem, em 1888.Na primeira viagem de automóvel, iniciada em 5 de agosto de 1888, era Bertha Benz quem estava ao volante… Pela manhã, sem falar nada ao marido, ela pegou dois de seus filhos adolescentes e dirigiu até a casa da mãe.Foi um passeio de 106 quilômetros dirigindo o terceiro exemplar do Patent-Motorwagen produzido. Nesse caminho, farmacêuticos forneciam benzina para alimentar o motor e sapateiros ajudavam a arrumar os freios (de couro). Richard e Eugen, os dois pimpolhos Benz, ajudavam mamãe a empurrar o carro ladeiras acima.A viagem deu grande publicidade à firma do casal Benz e, a partir daí, vieram grandes aperfeiçoamentos nos freios e na caixa de câmbio.Fonte: http://miuraclubegauchoeantigos.com.br►Karl Benz e Gottlieb Daimler.A dupla, sem se conhecer, construía no final do século 19 os primeiros automóveis do mundo movidos a combustão interna e dava os passos iniciais para a fundação da Daimler-Benz que, mais tarde, passaria a se chamar Mercedes Benz, uma homenagem à filha Mercedes do milionário Emil Jellinek, amante das competições e cliente fiel da Daimler.Fonte: http://viagemempauta.com.br

Publicado por Canal Do Caminhoneiro em Segunda-feira, 24 de julho de 2017

Os comentários estão fechados.