ACONTECEU A 19 DE JULHO DO ANO …
20 Julho, 2020
AUTOCONHECIMENTO
20 Julho, 2020

ACONTECEU A 20 DE JULHO DO ANO …

A 20 de Julho de 1969 – A nave Apollo 11 pousou na Lua,

EFEMÉRIDES

ACONTECEU A 20 DE JULHO DO ANO …

A 20 de Julho de 1969 – A nave Apollo 11 pousou na Lua, comandada por Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, tornaram–se nos primeiros homens a caminhar na sua superfície, facto testemunhado em todo o mundo pois foi transmitido em direto pela TV.

 

1304 – O Rei Eduardo I de Inglaterra conquistou a última fortaleza rebelde, o Castelo de Stirling, na guerra da independência escocesa.

1654 – Portugal ficou sob controlo inglês na sequência da assinatura do Tratado Anglo-Português.

1794 – Morreu executado em Paris, André Marie Chénier, maçon, poeta e idealista francês, membro da Loge Les Neuf Souers, por opor–se aos excessos dos radicais da revolução francesa, foi enterrado numa vala comum com outros milhares de vítimas da época de terror no cemitério de Picpus.

1810 – Proclamada a independência da Colômbia.

1833 – Foi destruída, quase completamente, a primeira edição do Livro dos Mandamentos, numa manifestação anti–mórmon, os exemplares que restaram estão entre os livros mais valiosos do século XIX, devido à sua raridade.

1864 – Perto de Atlanta, Geórgia, as forças militares dos confederados, dirigidas pelo general John Bell Hood tentaram atacar, sem sucesso, as tropas unionistas do gen. William T. Sherman, na Batalha de Peachtree Creek da guerra civil norte-americana.

1866 – A marinha austríaca, comandada pelo almirante Wilhelm von Tegetthoff derrotou a armada italiana perto da Ilha de Vis, na Batalha de Lissa.

1871 – A Colúmbia, então território britânico, junta–se à confederação do Canadá.

1897 – Sessão inaugural da Academia Brasileira de Letras.

1917 – Sérvios, croatas e eslovenos com a declaração de Corfu unem-se num só reino Jugoslávia, que durará até a década de 90.

1928 – Tentativa de golpe revolucionário em Portugal contra a ditadura, o governo que tinha conhecimento da conspiração, fizera várias prisões e tomara várias precauções, o batalhão de caçadores 7 iniciou a revolta em Lisboa, civis reunidos pela C.G.T.–Confederação Geral do Trabalho participaram no movimento. Sarmento Beires, da aviação, não conseguiu a participação dos seus homens, na margem sul do Tejo foi proclamada a greve geral de ferroviários em Setúbal, Castelo Branco, Pinhel e Guarda várias unidades aderiram ao movimento, e em vários pontos verificam–se incidentes e trocas de tiros, Vicente de Freitas, Duarte Pacheco, Salazar e alguns oficiais reuniram–se no quartel de artilharia 3 e as tropas fiéis recuperaram o controlo da situação em 24 horas, a oposição sofreu um duro golpe e foram feitas dezenas de prisões e deportações para as colónias.

1933 – O Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII, nunca demonstrou qualquer simpatia com os judeus e sempre se bateu contra a formação do estado de Israel, conclui a Reichskonkorfat com o regime nazi, a concordata, o primeiro tratado internacional feito com Hitler, que assumiria o poder alguns meses mais tarde, foi um papa autoritário, anti–protestante, anti–liberal, anti–socialista e anti–modernista, com uma conceção autoritária do Estado.

1936 – Celebrado o Tratado de Montreux que devolveu à Turquia a soberania sobre os estreitos de Dardanelos e do Bósforo.

1937 – Faleceu de ataque cardíaco em Roma, Guglielmo Marconi.

1944 – Atentado falhado contra Hitler, por um grupo de oficiais alemães.

1954 – Independência do Camboja.

1955 – Faleceu em Lisboa, Calouste Sarkis Gulbenkian.

1962 – Faleceu em Palmela, José Hermano Baptista Saraiva.

1969 – A nave Apollo 11 pousou na Lua, comandada por Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, tornaram–se nos primeiros homens a caminhar na sua superfície, facto testemunhado em todo o mundo pois foi transmitido em direto pela TV.

1983 – Inaugurado em Lisboa o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian.

1988 – Os governos da África do Sul, de Cuba e de Angola concordaram com a proposta de conceder a independência da Namíbia e encerrar a guerra de Angola.

1992 – Václav Havel renunciou à presidência da Checoslováquia.

 

 

Os comentários estão fechados.